Trend no e-commerce: conheça os recursos de chatbot no Instagram
Trend e e-commerce com chatbots no Instagram

Você sabia que é possível desenvolver um chatbot no Instagram? A ferramenta, que está movimentando ainda mais o cenário do marketing digital, pode trazer inúmeros benefícios que impactam diretamente na expansão das marcas.

Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura do conteúdo que preparamos!

Trend e e-commerce

Com cada vez mais recursos introduzidos na plataforma e a alta popularidade atingida, o Instagram se tornou uma ferramenta indispensável para o crescimento das empresas, independente do setor em que estão inseridas.

Criado em 2010 com o intuito de ser apenas um aplicativo de compartilhamento de fotos, atualmente o Instagram é um canal de vendas com forte desempenho, fazendo parte da estratégia de crescimento das organizações.  

A rede social já  conta com cerca de 1 bilhão de usuários ativos  e em torno de 500 mil que acessam a plataforma todos os dias, o que torna raro o número de pessoas que não sabem utilizar ou não têm  conta no Instagram.

Conforme a pesquisa realizada pelo Socialbakers, o Instagram é a rede que mais gera engajamento. Isso através dos recursos  disponíveis como as curtidas, comentários e visualizações de conteúdos. 

Portanto, assim como ocorre no WhatsApp, qualquer organização que deseja conhecer melhor seu cliente, ter um contato mais próximo e íntimo com o público, precisa estar inserida no Instagram.

Isso também possibilita um atendimento mais dinâmico, gerando novas experiências aos consumidores.  

 A relevância  do chatbot no Instagram para vendas

Chatbots no Instagram para vendas

Primeiro, contextualizando: chatbot é um assistente pessoal virtual , podendo ser dotado de IA (Inteligência Artificial), com a função de prestar auxílio aos clientes de forma totalmente automatizada.

Aqueles desenvolvidos com IA, são capazes de compreender melhor as situações e resolver muitos problemas, assim como um ser humano faria.

É  justamente por conta de todos esses mecanismos, que as organizações enxergam  a presença de chatbots como um trunfo para seus negócios e  planejam inúmeras estratégias para e-commerce com a tecnologia, em diversas redes sociais.

No caso do chatbot no Instagram, os robôs geram mais dinamismo, otimização de processos, fortalecem os  laços com o público e, por consequência, possibilitam maior chance de conversão do atendimento em vendas.  

Tudo isso, no fim,  implica em uma experiência diferenciada para o cliente, ocasionada pelo chatbot. Trata-se de uma espécie de jornada do consumidor no canal de atendimento, veja:

Funil de Vendas:

Façamos de conta que um potencial cliente encontrou o perfil da sua marca, não importando o caminho percorrido pela rede.

O chatbot irá guiá-lo, com muita interação, fazendo com que o usuário  navegue por todo funil do marketing. 

Vendas:

Formas de pagamento, promoções, descontos, frete e muitas outras dúvidas que surgirem sobre o assunto, o chatbot pode responder de forma imediata.

Isso torna o atendimento mais rápido, diminuindo as  chances dos clientes desistirem de alguma compra por conta do tempo de espera. 

O Pós- Venda:

Sabemos que às vezes precisamos de algum suporte, mesmo dias após a efetivação da compra.

Por isso que o assistente virtual também presta auxílio no caso de atrasos de pedidos, trocas e outras questões pelo próprio direct do Instagram. Tudo muito ágil. 

Dicas para potencializar clientes 

Dicas para instagram com chatbots

Então agora você já sabe que os bots no Instagram proporcionam inúmeros benefícios  que ajudam o crescimento de sua empresa na redes como o aumento do número de seguidores e a conversão desses mesmos em novos leads.

Entretanto, existem algumas estratégias para que os resultados positivos com os chatbots se potencializem. Em cima disso,  separamos essas três dicas para você:

Respondendo comentários no insta

Vamos supor que algum usuário comenta uma publicação de sua empresa.

Passado alguns instantes do comentário, automaticamente, o bot envia mensagem no direct da pessoa continuando o assunto e oferecendo alguma oferta. Geralmente o bot mostra o link de algum serviço ou produto.

Em outros casos, há organizações que moldam o chatbot para responder todos esses comentários com um link que leve para uma conversa com outro bot, só que com tecnologia mais avançada para, justamente, dar mais opções aos clientes. 

Link nos stories 

A estratégia é simples: você vai colocar o link para o seu bot nos stories do Instagram. Quando o usuário deslizar a tela para cima, irá diretamente para o atendimento do assistente virtual.

Lembrando que essa estratégia pode ser feita por qualquer página, no estilo de anúncio patrocinado. No formato de anúncio orgânico, seu perfil precisa ter mais de 10 mil seguidores.

Link na bio

Todo chatbot do messenger tem um link próprio. Então, coloque esse link fixado na bio do Instagram da sua empresa. Dessa forma, todos os usuários que entrarem no perfil da marca, vão ver o link em destaque.

Isso faz com que as chances de contato com o chatbot cresçam, ocasionando maior quantidade de relacionamentos e vendas, por consequência. 

Como criar um Chatbot no Instagram

Celular com imagem de um perfil de instagram

Chatbot no Instagram é algo recente. A abertura da ferramenta de forma 100% oficial para a rede social ocorreu ainda neste ano, em anúncio feito pelo Facebook.

A partir disso, além de parceiros homologados, os demais desenvolvedores podem criar seus bots no Instagram. Para o desenvolvimento do bot, o primeiro ponto é abrir uma conta empresarial no Instagram. Feito isso, existem duas vias para criar e colocar em prática os recursos do assistente virtual. 

A primeira opção é você desenvolver seu próprio assistente virtual pessoal, através das Diretrizes do Instagram Messaging API. Mas  lembre-se: para isso, é preciso ter um bom conhecimento em  linguagem de programação. 

Outro caminho, é utilizar um robô desenvolvido por alguma empresa que ofereça um serviço de qualidade, confiável e eficiente, como é o caso da Inbot. A  tecnologia Inbot desenvolve chatbots personalizados, com IA, processamento de Linguagem Natural, análise de padrão e muito mais. 

E você já utiliza as estratégias do chatbot no Instagram? Comente aqui como tem sido suas experiências. 

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