Automação de processo por voz: Contact center do futuro?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

As inúmeras inovações tecnológicas, somadas à pandemia, impactaram as empresas que precisaram investir no desenvolvimento de muitos processos de atendimento ao cliente. Nesse contexto, uma das principais inovações é a automação de processos por voz nos call centers, com o auxílio de chatbots equipados de IA (Inteligência Artificial)

A ferramenta visa melhorar os serviços prestados, a medida que identifica o nível de satisfação dos consumidores automaticamente.

De acordo a pesquisa realizada pela PwC (Price Water House Coopers) , cerca de 89% dos clientes brasileiros consideram importante a experiência de atendimento na hora de decidir em qual empresa efetuar a compra.

Já o estudo feito recentemente pela empresa norte-americana Deloitte, que entrevistou 700 tomadores de decisão de contact centers em sete países diferentes, apontou que 93% dos entrevistados concordam que o avanço da tecnologia é essencial para criar melhores experiências aos consumidores. 

Com isso, a evolução dos contact centers, uma das linhas de frente no atendimento, se torna fundamental e inadiável. Continue a leitura do artigo e entenda mais sobre a automação de processo por voz e o futuro dos call centers. 

As tendências dos contact centers para o futuro

Homem interage com processo de voz

Para contextualizar o tema, vamos voltar um pouco no tempo.  Antes de o mundo girar sem a pandemia, até 2019, os calls centers operavam em grandes salas comerciais. Os colaboradores eram observados pelas lideranças e recebiam treinamentos quando era necessário.

Já no início de 2020, o coronavírus transformou o cenário empresarial no mundo inteiro, e os contact centers começaram a operar de forma home office. Dessa forma, os funcionários poderiam trabalhar com equipamentos próprios ou das empresas e o sistema passou a ser em nuvem, tornando-o mais ágil e leve. Dentro desse panorama, os treinamentos também passaram a ser virtuais.

Mais ondas da pandemia passaram e as novas características de trabalho adotadas pelos call centers permaneceram e , o que tudo indica, veio para ficar. Conforme especialistas da área, a tendência é que os contact centers permaneçam por alguns anos trabalhando remotamente com o sistema e sua infraestrutura em nuvem. 

Com os funcionários separados geograficamente, com a plataforma cloud todos poderão acessar uma única interface e ter o histórico completo de informações sobre os clientes, em um sistema de gerenciamento centralizado.Já os treinamentos e políticas de privacidade seguem sendo realizados da mesma forma. 

 A automação de processo por voz e seus benefícios

Homem usa atendimento com processo por voz

Além das inovações citadas, os contact centers do futuro terão o acréscimo da automação de muitos processos para agregar valor e aprimorar o serviço prestado ao consumidor. Talvez a principal dessas funções previstas seja a automação de processo por voz, com o auxílio de chatbots com IA. 

Essa ferramenta, por meio da análise de voz, irá mostrar automaticamente o nível de satisfação do cliente durante o atendimento. Isso acontece porque a captação da voz é transformada em texto e ,dessa forma, todos os dados dos clientes são instantaneamente automatizados, gerando um atendimento dinâmico e sem a digitação. Também pode ser utilizado como detector de fraudes, monitoração, couching ao vivo e telemetria. 

Além disso, o sistema de automação traz outro grande benefício às empresas: um processo de atendimento pós-venda. Isso é possível por conta da transcrição completa do atendimento prestado, que permite perguntas sobre os produtos ou serviços adquiridos, expectativas dos consumidores  e outras formas de pesquisas inteligentes de satisfação.

Chatbot com reconhecimento de voz

Mulher sorri para tela do computador

Não é novidade que a utilização de chatbots inteligentes pelas organizações está crescendo cada vez mais. Isso se explica pelos inúmeros benefícios que os bots proporcionam, fazendo com que os  processos sejam otimizados, agregando dinamismo ao trabalho, aumentando o desempenho das equipes e, por consequência, o nível de satisfação dos clientes.

Dentro da gama de possibilidades tecnológicas que os bots podem apresentar, o reconhecimento de voz é uma das mais avançadas. Os bots com reconhecimento de voz trazem incrível capacidade de rapidez e objetividade nos atendimentos.

O cliente espera menos tempo por respostas e sai mais satisfeito com o atendimento prestado, tendo a sensação que seu tempo foi valorizado pela empresa.  Fator que se torna ainda mais positivo quando falamos em contact centers.

Esses assistentes virtuais são equipados com PLN (Processamento de Linguagem Natural) ,software considerado um dos pilares da Inteligência artificial, permitindo que os computadores interpretem e entendam as mensagens por voz ou texto. Assim, a comunicação fica mais humanizada. O desenvolvimento dos bots é realizado a partir das escolhas das organizações. 

E você, já utiliza chatbots com reconhecimento de voz? A InBot é especialista em desenvolver assistentes virtuais personalizados e com as mais avançadas tecnologias. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais sobre as soluções inteligentes que temos para alavancar seu negócio. 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Instagram API: O que são e como elas atuam na presença de chatbots?

Instagram API: O que são e como elas atuam na presença de chatbots?

Já ouviu falar em Instagram API? Hoje vamos entrar em detalhes sobre o que são essas APIs e como você pode usá-las em seu perfil empresarial.
API do Instagram liberada: conheça essa automação de atendimento

API do Instagram liberada: conheça a oportunidade para automação do seu atendimento

Depois de um período em fase teste, a API do Instagram está liberada. Conheça os benefícios que a nova ferramenta pode proporcionar.