Saiba o que é a Integração dos chatbots com APIs externas da InBot

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

O assunto de hoje são as APIs externas. Entenda melhor: Não é novidade que os chatbots agregam valor para as organizações em termos de crescimento dos negócios, tanto que há alguns anos eles se tornaram peças indispensáveis no planejamento estratégico de empresas de todos os portes e setores. 

Estamos falando, principalmente, daqueles assistentes virtuais equipados com IA (Inteligência Artificial),  que possuem a capacidade de um atendimento mais humanizado, proporcionando um diálogo bem menos mecânico com o cliente. 

Entretanto, para que essas vantagens sejam ainda maiores, é fundamental que os  bots também sejam integrados com APIs externas, como os desenvolvidos pela Inbot.

Dessa forma, o atendimento tem mais complexidade, a comunicação é expandida, assim como as soluções para muitas questões.

Continue o artigo para saber o que são as APIs, sua finalidade e os benefícios que a integração dessa tecnologia pode proporcionar ao seu negócio. 

O que são Apis?

Em primeiro lugar, vamos entender o que realmente é API. A sigla é originária do inglês Aplication Programming Interface, que no português  podemos interpretar como Interface de Programação de Aplicação.

Trata-se de padrões de programação. Uma série de normas,  que permite a elaboração de aplicativos com integração e comunicação, entre diversas plataformas e programas. 

Em outras palavras, é um tipo de tradutor dentro dos sistemas, com função de conectar softwares e aplicativos. Seria um sistema bem pequeno desenvolvido para acessar o sistema principal. 

É através dessa tecnologia que os desenvolvedores conseguem criar aplicativos e softwares com plataformas diferentes.

Por exemplo: Um aplicativo de fotos para o sistema android pode ter acesso a câmera do dispositivo e galeria por meio da API, sem precisar criar novas interfaces, tornando as ações mais rápidas. 

É dessa forma que funciona a integração entre spotfy e instagram, na qual  você pode escolher colocar trechos de músicas em seus stories.

Ou simplesmente agregar planilhas de excel a diferentes sistemas. A API faz com que um aplicativo se comunique com o outro. 

Objetivos das APIs externas

O intuito das APIs é simplesmente a otimização de processos manuais, permitindo novas funcionalidades, por meio de integração de diferentes sistemas. As APIs fazem com que a integração entre apps seja mais abrangente.

Também facilita o trabalho do programador, tornando mais ágil o desenvolvimento de novos aplicativos, pois não é necessário criar outros códigos para cada função que será utilizada dentro do programa. 

Além disso, há a questão da segurança. A API só disponibiliza as informações que são definidas pela empresa que criou a aplicação. Bloqueiam acessos  e permissões a dados de softwares e plataformas. 

Já em relação à população, as APis, principalmente as externas, trazem muitos benefícios diariamente ao público em geral.

Elas facilitam a vida das pessoas em inúmeras situações, através de variados serviços que são acessados facilmente.

Para as empresas, a utilização de APIs de integração agrega na agilidade do trabalho com otimização de muitos processos e, consequentemente, em mais produtividade. 

APIs externas

Para decidir ter uma API, requer muito planejamento. Até porque, as APIs, como já citamos antes, servem para gerar a conectividade entre diferentes sistemas. 

Por isso que antes de tudo, vêm a lapidação de alguma ideia inovadora que precisa de toda essa  integração entre sistemas. Dentro desse campo é que as organizações decidem por utilizar diferentes tipos de APIs para determinados objetivos. 

E nesse sentido, uma das mais conhecidas e usadas pelas empresas são as APIs externas. Essas APIs de integração podem ser utilizadas por terceiros que não fazem parte da organização.

Em outras palavras, são APIs abertas, que tornam os dados e serviços de empresas acessíveis para desenvolvedores fazerem suas aplicações. 

Um exemplo simples de API externa é o mapa do Google Maps, que é utilizado em aplicativos de localização e rastreamento como aqueles de carona , tele-entrega e por aí vai para permitir o mapeamento. 

Em resumo, essas APIs também têm como função prestar serviços à comunidade de forma geral, seja através de informações gerais, financeiras, entretenimento  ou simplesmente armazenamento de dados pessoais. 

Outros Tipos de APis

Além das APIs externas, existem as internas, de parceiros e compostas. A primeira é que, ao contrário de prestar serviço para qualquer usuário, ela apenas é exposta e utilizada para atender interesses internos das organizações. 

Não é aberta ao público, portanto não é usada fora do sistema organizacional é exposta, estrategicamente, apenas para parceiros comerciais. 

As APIs de parceiros também não são abertas ao público em geral e é necessário um direito específico para ter acesso.

No caso das compostas, há a combinação de muitos dados e APIs de serviço, permitindo que os desenvolvedores possam acessar informações de vários serviços em uma só chamada.

REST e SOAP

Para o desenvolvimento de uma API, é necessário seguir alguns protocolos, para que seja especificado quais serão os dados  e comandos que serão aceitos.

Nesse sentido, também há diferenças, pois existem dois principais tipos de protocolos para APIs: REST  e SOAP

O formato API REST ou Representational State Transfe é um conjunto de  normas mais flexíveis, com uma interface mais simples, que usa o HTTP para transmissão de dados. 

Com o REST, os desenvolvedores podem implementar os detalhes no app acharem  necessários. Tem fácil integração com o javascript e é frequentemente usado. Os sistemas em REST são denominados de restful. 

Já o protocolo API SOAP ( Simple Object Access) é semelhante ao REST no sentido de também ser um API da Web. Ele tem como característica a transferência de mensagens em formato XML. Funciona como um protocolo que permite a comunicação entre diferentes sistemas. 

O SOAP também tem o ponto positivo de muitas linguagens de programação poder ler e gerar mensagens. Entretanto, por esse sistema ser em XML ele acaba se tornando mais pesado, levando mais tempo de ler os dados das mensagens. 

Vantagens de investir em chatbots com APIs

Você sabe que ter um chatbot traz inúmeros benefícios para o seu negócio, agregando bastante valor.

Com o bot dotado de IA, sua empresa ganha em mais engajamento dos clientes, otimização de processos, agilidade no atendimento prestado, experiência diferenciada dentro da jornada de compra  e muito mais.

Até por conta de  tantos resultados positivos, é que atualmente as organizações não dispensam o uso de chatbot em suas estratégias de crescimento. 

 Esse crescimento da utilização de chatbots nos últimos anos, também tem as APIs como grandes responsáveis. Isso porque elas têm a capacidade de desenvolver ainda mais o assistente virtual, permitindo  que atinjam mais pessoas , através da integração a diversos e diferentes canais.

Também podem agilizar o desenvolvimento dos bots, por meio de tecnologias implementadas por terceiros. Dessa forma , não há necessidade que a construção do bot seja do zero . 

Em outras palavras, o chatbot de sua empresa se torna mais eficiente, mais completo em muitos processos para os usuários, por causa da expansão de funcionalidades.

Dessa forma, as soluções disponíveis aos clientes também são mais completas, aumentando o nível de satisfação.  Outra vantagem da integração de APis em chatbots é o aumento de produtividade da sua equipe.

Se com um chatbot inteligente isso já acontece naturalmente, com a integração de APIs esse resultado pode aumentar de maneira considerável, pois além de gerarem interações mais humanizadas, as integrações permitem agilizar a realização de outros processos. Assim, a equipe ganha tempo para se dedicar a outras tarefas. 

Um bom exemplo prático de integração dos APis aos chatbots, é a possibilidade da venda de produtos pelo próprio assistente virtual.

Imagine que para a aquisição de um serviço ou produto, você não precisasse escolher e depois passar com algum atendente humano para fechar a  compra. Com a integração você consegue fazer tudo no mesmo ambiente, tudo de forma mais ágil. 

E você utiliza chatbot inteligente com APIs de integração ou tem algum projeto? Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para seu negócio. Os chatbots desenvolvidos pela Inbot possuem inteligência artificial, além de APIs externas. 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

APSs externas

Saiba o que é a Integração dos chatbots com APIs externas da InBot

Saber a importância de ter chatbots com APIs externas é investir em um atendimento ainda mais completo na sua automação. Saiba o que são e suas vantagens.

Chatbots com o uso de PLN: Processamento de Linguagem Natural

Tenha um chatbot que vai além das respostas padronizadas e mecânicas. Para isso, o assistente virtual precisa ser equipado com PLN. Saiba mais.