Aumente suas vendas no Instagram com uso de chatbots: 4 dicas importantes

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

O comportamento dos clientes têm mudado constantemente e a presença em diversos canais se tornou essencial para empresas que querem crescer, demonstrando a necessidade de inovar e investir em tecnologias. Aumente suas vendas no Instagram com uso de chatbots seguindo algumas das nossas dicas.

Cada pessoa tem seu canal de comunicação favorito. E os  robôs inteligentes, que já estão presentes nos espaços virtuais mais populares, como no WhatsApp, no Facebook, no Telegram e agora também chegaram no Instagram.

Vendas no Instagram

Mulher faz vendas pelo Instagram com o celular

A interação entre empresas e clientes por meio de sites e redes sociais, além de gerar visibilidade para sua marca, através de publicações sobre a história da sua empresa, de campanhas promocionais e novidades e de atividades cotidianas de trabalho e ações sociais realizadas, pode fornecer atendimento ao cliente, apresentar guias de compras e ampliar as conversões com pagamentos dentro do próprio canal.

Segundo o Socialbakers, o Instagram é atualmente a rede que mais gera engajamento com seus usuários. Isso acontece através dos recursos disponíveis como as curtidas, comentários e visualizações de conteúdos.

Por isso, ter um robô inteligente trabalhando 24 horas por dia, em todos os dias da semana nesta rede social, de maneira prática, com conversas de verdade e personalizados de acordo com cada marca, significa oferecer recursos para o alcance de vendas imediatas e atendimento em grande escala.

Além de encerrar as preocupações com contratos de diversas pessoas para darem conta de atendimentos por meio de diferentes redes sociais. 

A presença deles em multicanais pode ser iniciada a partir do Instagram e depois, finalizada no próprio direct do seu perfil empresarial ou encaminhada para outros canais de comunicação de preferência do cliente.

Ou seja, para acompanhar o avanço das novas tecnologias no mundo digital e não sobrecarregar suas equipes humanas, é importante saber como é possível avançar cada vez mais no mundo dos negócios utilizando os serviços de chatbots.

Chatbots no Instagram

Chatbots no Instagram

Em nossos artigos anteriores, já explicamos como é possível ter um chatbot na sua conta do Instagram e falamos também sobre os recursos de chatbot na mesma rede social.

Hoje, vamos apresentar algumas dicas de como aumentar suas vendas com uso de chatbots no Instagram.

Dentro de uma conta empresarial no Instagram, já está sendo comprovado todos os dias a eficiência desses robôs inteligentes na geração de mais dinamismo, otimização de processos, fortalecimento de  laços com os leads e, por consequência, nas possibilidades de maior chance de conversão do atendimento em vendas.

A entrada de chatbots no Instagram de forma oficial ocorreu ainda neste ano e o mais recente Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots (2021), relatório anual produzido pela Mobile Time, já aponta 26% de empresas adeptas ao Instagram com os bots, em relação a todas as outras redes sociais.

Aumente suas vendas no Instagram com uso de chatbots

Aumente suas vendas com uso de chatbots no Instagram

Se os seus seguidores no Instagram estão iniciando conversas com a sua marca através da rede social, isso significa que eles querem conversar e também, que buscam encontrar atendimento imediato e realizar compras de modo fácil, rápido e prático.

Por isso, para alcançar essa excelência, ter um bot em seu perfil é a solução. Pensando nisso, para você desenvolver seu chatbot da maneira ideal, preparamos uma lista com 4 dicas importantes:

1. Identifique os interesses

A partir do contato inicial de cada usuário, é importante que o seu assistente virtual consiga identificar e priorizar os possíveis clientes que precisam de ajuda para concluir suas pesquisas quanto a produtos e serviços da marca ou que desejam efetuar compras.

Por exemplo, quando um seguidor responde um story, seu chatbot precisa compreender a mensagem passada e direcionar este usuário para uma conversa sobre seus interesses e assim, dar andamento na interação.

E se foi através de uma campanha que encontrou pessoas ainda não seguidoras do seu perfil?

Então, prepare o seu bot para oferecer um fluxo conversacional automatizado com interface intuitiva, mantendo seu funil de marketing, do início ao fim, com muita agilidade.

2. Apresente o diferencial inovador da sua empresa

Avise a todos do nascimento do seu chatbot na rede! Utilize posts fixos, Stories, carrosséis, Reels, IGTV e tudo o que seu perfil tiver direito!

É hora dos seus seguidores saberem que você faz parte do mundo da inovação e se preocupa em oferecer o melhor atendimento possível.

E depois, invista em oferecer uma jornada diferenciada para o consumidor no canal de atendimento através do seu chatbot, dedicando estudos sobre os momentos de pré-venda, venda e pós-venda.

Quando bem configurados podem fazer marketing de produtos, novidades e promoções, informar sobre fretes, realizar pagamentos e consultar a satisfação dos clientes no pós-vendas.

Isso torna o atendimento mais rápido, diminuindo as  chances dos clientes desistirem de alguma compra por conta do tempo de espera e aproxima a relação dos seguidores com a empresa.

3. Dedique-se a manter seu Instagram sintonizado com seu chatbot

Por exemplo, destaque o link do seu chatbot na Bio do seu perfil; crie respostas divertidas e funcionais para responder comentários em publicações e utilize o recurso de links no story para facilitar o início de interações com seu bot.

4. E acompanhe os resultados de funcionamento do seu bot

Mantenha atualizações sobre suas campanhas, meça as taxas de conversão e descubra a origem dos tráfegos para compreender por onde avançar em novas ações no futuro e manter o crescimento das suas vendas.

E aí? Gostou das dicas? Aumente suas vendas no Instagram agora mesmo. Que tal desenvolver o seu próprio chatbot para o perfil empresarial? Converse com um dos nossos especialistas e tire suas dúvidas sobre o assunto.

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