Veja como um chatbot pode contribuir no setor de estética

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Você já ouviu falar em chatbot? Sabia que além de melhorar seu atendimento ao cliente, ele também pode alavancar suas vendas? Fique conosco até o final deste texto e saiba como utilizar essa ferramenta que transformará seu negócio.

Atendimento ao cliente

No atendimento, é preciso conquistar e fidelizar o cliente. No setor da estética não é nada diferente. Aliás, tem uma importância ainda maior, pois a estética lida bastante com a autoestima da pessoa. O atendimento tem de ser completo, único, ágil e deve estar disponível o tempo todo para que, tão logo surja uma dúvida ou problema, a solução seja encontrada facilmente.

E o que o chatbot tem a ver com isso?

Tudo! Ele permite uma automatização de contato com seu público.

A palavra “chat”, no inglês, significa “conversa, bate-papo” e “bot”, refere-se a robô. Logo, significa uma conversa com o robô.

Calma! Isso não quer dizer que seu cliente será atendido com uma conversa chata.  Acontece que ele simula conversas reais, pois usa a inteligência artificial para entender e aprender com seu cliente. Assim, a interação só tende a melhorar, uma vez que é possível personalizar o atendimento, fazendo com que seu cliente se sinta único. 

Mas só serve para atendimento?

Essa é grande sacada. Hoje, o chatbot tem diversas funcionalidades que vão muito além do atendimento. E é perfeito para seu negócio de estética. Quer algumas sugestões?

  • Horário. Ele fica disponível 24 horas. Assim, não é preciso manter um colaborador online para atender as demandas do seu público. Isso é agilidade;
  • Mensagens. Programe disparos automáticos de mensagens. Pode ser dando os parabéns pelo aniversário, para saber como foi aquela festa ou se conseguiu utilizar aquele determinado produto que você vendeu;
  • Lembrete. Avise seu cliente que já está na hora de fazer o cabelo ou aquela massagem que tanto o deixou bem;
  • Agendamento. Facilite a vida dele para marcar, remarcar ou cancelar horários. Não perca mais tempo olhando seu caderninho ou agenda;
  • Conteúdo. Envie informações sobre tendências da moda, serviços e produtos novos que você tem a oferecer, faça tutoriais de maquiagem ou cuidados com a pele, por exemplo; 
  • Dúvidas. Por meio de perguntas e respostas, tire aquelas dúvidas mais frequentes sobre cabelo, pele, unha e o que mais você quiser.

Percebeu como é um atendimento amplo e completo? É uma excelente ferramenta para engajar seu público.

Por onde começo?

Siga estes passos para automatizar sua comunicação:

  1. Defina exatamente qual o seu objetivo. É vender ou divulgar algum produto ou serviço?;
  2. Pense no fluxo de mensagens. Ofereça uma dica como, por exemplo: “É sobre cabelos secos, normais ou oleosos que você quer saber?”, “Seu horário foi desmarcado. Que tal já deixar outro agendado?”;
  3. Solução. A partir das respostas, vá direcionando a outras até dar a solução que o cliente espera. Essa solução pode ser o encaminhamento para uma pessoa real. Afinal, há coisas que só um humano pode resolver;

E é exatamente por isso que o ideal é ter a ajuda de uma empresa especializada para fazer toda essa configuração. Dessa forma, você conseguirá aproveitar melhor as funcionalidades que esse atendimento oferece. E boas vendas!

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