Você já ouviu falar em chatbot? Sabia que além de melhorar seu atendimento ao cliente, ele também pode alavancar suas vendas? Fique conosco até o final deste texto e saiba como utilizar essa ferramenta que transformará seu negócio.
Atendimento ao cliente
No atendimento, é preciso conquistar e fidelizar o cliente. No setor da estética não é nada diferente. Aliás, tem uma importância ainda maior, pois a estética lida bastante com a autoestima da pessoa. O atendimento tem de ser completo, único, ágil e deve estar disponível o tempo todo para que, tão logo surja uma dúvida ou problema, a solução seja encontrada facilmente.
E o que o chatbot tem a ver com isso?
Tudo! Ele permite uma automatização de contato com seu público.
A palavra “chat”, no inglês, significa “conversa, bate-papo” e “bot”, refere-se a robô. Logo, significa uma conversa com o robô.
Calma! Isso não quer dizer que seu cliente será atendido com uma conversa chata. Acontece que ele simula conversas reais, pois usa a inteligência artificial para entender e aprender com seu cliente. Assim, a interação só tende a melhorar, uma vez que é possível personalizar o atendimento, fazendo com que seu cliente se sinta único.
Mas só serve para atendimento?
Essa é grande sacada. Hoje, o chatbot tem diversas funcionalidades que vão muito além do atendimento. E é perfeito para seu negócio de estética. Quer algumas sugestões?
- Horário. Ele fica disponível 24 horas. Assim, não é preciso manter um colaborador online para atender as demandas do seu público. Isso é agilidade;
- Mensagens. Programe disparos automáticos de mensagens. Pode ser dando os parabéns pelo aniversário, para saber como foi aquela festa ou se conseguiu utilizar aquele determinado produto que você vendeu;
- Lembrete. Avise seu cliente que já está na hora de fazer o cabelo ou aquela massagem que tanto o deixou bem;
- Agendamento. Facilite a vida dele para marcar, remarcar ou cancelar horários. Não perca mais tempo olhando seu caderninho ou agenda;
- Conteúdo. Envie informações sobre tendências da moda, serviços e produtos novos que você tem a oferecer, faça tutoriais de maquiagem ou cuidados com a pele, por exemplo;
- Dúvidas. Por meio de perguntas e respostas, tire aquelas dúvidas mais frequentes sobre cabelo, pele, unha e o que mais você quiser.
Percebeu como é um atendimento amplo e completo? É uma excelente ferramenta para engajar seu público.
Por onde começo?
Siga estes passos para automatizar sua comunicação:
- Defina exatamente qual o seu objetivo. É vender ou divulgar algum produto ou serviço?;
- Pense no fluxo de mensagens. Ofereça uma dica como, por exemplo: “É sobre cabelos secos, normais ou oleosos que você quer saber?”, “Seu horário foi desmarcado. Que tal já deixar outro agendado?”;
- Solução. A partir das respostas, vá direcionando a outras até dar a solução que o cliente espera. Essa solução pode ser o encaminhamento para uma pessoa real. Afinal, há coisas que só um humano pode resolver;
E é exatamente por isso que o ideal é ter a ajuda de uma empresa especializada para fazer toda essa configuração. Dessa forma, você conseguirá aproveitar melhor as funcionalidades que esse atendimento oferece. E boas vendas!