Quem já conhece essa ferramenta sabe que ela é extremamente eficiente. Mas, será que existem vantagens do chatbot para o combate ao Coronavírus?
Provavelmente você já ouviu ou leu a seguinte frase, atribuída a Charles Darwin: “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”.
Se antes do Coronavírus a máxima já fazia sentido, imagina agora, com todas as consequências negativas que a pandemia trouxe como, por exemplo, o fechamento de lojas e instituições.
Consultórios, escritórios, call centers e outros serviços tiveram suas atividades limitadas ao home office. Isso fez muitas empresas buscarem ajuda dos chatbots, para seguirem interagindo e auxiliando seus clientes e pacientes.
Então, como pretendemos que vocês continuem lendo este artigo, sem delongas, vamos ao que interessa: hoje você descobrirá quais são as vantagens do Chabot para auxiliar no seu enfrentamento à pandemia.
Vantagens do Chatbot para combater o Coronavírus
“Olá, como posso ajudar você?”, normalmente essa costuma ser a primeira interação dos chatbots com as pessoas que solicitam auxílio para algum problema ou dúvida. Essa ferramenta de atendimento está sempre disponível e solícita, e pode aparecer a todo momento no canto inferior da página da empresa que acessamos.
Aproveitando-se da praticidade e eficácia que os Chatbots proporcionam, algumas marcas começaram a programar seus assistentes virtuais para intensificar o combate ao Novo Coronavírus.
Confira algumas instituições que já estão usufruindo das vantagens do Chatbot
- O Hospital Infantil de Sabará, em São Paulo, já faz uso de Chatbot em sua página inicial. Basta clicar no ícone e escrever suas perguntas.
- Diante da pandemia do novo coronavírus, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), também lançou uma experiência interativa virtual, em que usuários podem tirar suas dúvidas sobre a COVID-19.
Por meio do aplicativo de mensagens WhatsApp, os usuários podem fazer perguntas e receber respostas baseadas nas orientações e dados das comunicações oficiais do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do UNICEF.
Entre as dúvidas mais respondidas, estão as formas de contágio, sintomas, e o momento em que o médico deve ser procurado.
Além disso, sabia que uma das vantagens do chatbot é impedir a circulação das fake news (notícias falsas)? Olha que beleza, sempre que precisar dele, você pode ficar tranquilo e confiar nas informações, pois são seguras.
- A SulAmérica também criou um chatbot. Ele faz uma avaliação de saúde para verificar o risco de ter contraído o novo coronavírus. Não se trata de um diagnóstico, somente um primeiro filtro para orientar e incentivar a adoção de cuidados preventivos. Basta escrever um “Olá” na mensagem pelo WhatsApp, para iniciar o atendimento.
- De forma intuitiva, o consumidor responderá às perguntas do robô, sobretudo aquelas relacionadas aos sintomas da Covid-19. Ao fim do atendimento, com base nas respostas do cliente, o robô fornecerá recomendações personalizadas de cuidado e prevenção à doença.
Vantagens do Chatbot: Por que utilizá-los é importante?
- São implementados onde o consumidor está;
- Atendem de forma humanizada;
- Reduzem custos de aquisição de novos clientes;
- Sua tecnologia é acessível;
- Aumentam o engajamento;
- Ampliam a interação com os clientes;
- Melhoram a experiência dos usuários.
Como funciona a inteligência artificial dos robôs?
São tantas alternativas criadas para ajudar a conter o avanço da pandemia, que você pode estar se questionando: mas como funciona essa tecnologia tão versátil?
A IA (inteligência artificial) age com base na simulação do comportamento de um humano, com expertise de atuação no ambiente em que ele se encontra. Quando o sistema de inteligência artificial é voltado para diagnóstico da Covid -19, o algoritmo é programado de acordo com as atitudes e o conhecimento de médicos especializados em doenças pulmonares.
Podemos definir o algoritmo de inteligência artificial como uma programação prévia, feita a partir da inserção de vários dados e exemplos, que são processados e servem de modelo para as tomadas de decisão feitas pela máquina.
Alguma vez, você já foi atendido por um Chatbot e teve a impressão de que realmente estava conversando com outro ser humano? Se a resposta for positiva, agradeça ao Machine Learnign (aprendizado da máquina) e ao PLN (Processamento de Linguagem Natural). Eles são enormes diferenciais da inteligência artificial, pois definem a capacidade das máquinas e softwares de aprender e evoluir a partir das situações vivenciadas. Entender as perguntas das diferentes formas que as pessoas podem escrever e responder de modo humanizado.
Um case de sucesso que mostra as vantagens do chatbot!
Além de ajudar as empresas a se comunicarem melhor e de forma mais rápida, outra vantagem do chatbot é a possibilidade de contribuir significativamente para a sociedade.
O exemplo disso é o Doutor Wilson, que foi elaborado através de uma parceria entre a InBot e o empresário Mario Mendes (africanista e entusiasta na busca de soluções para o combate de doenças negligenciadas pelo mundo).
Ele visa salvar vidas disseminando conhecimento sobre a transmissão, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção das doenças mais postas de lado no planeta.
Segundo estudos realizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), são as mazelas mais devastadoras da humanidade, com 60% delas presentes no Brasil.
Para conversar com o Doutor Wilson, basta dar um ‘OK Google’ no celular ou no tablet e dizer a frase: “Conversar com robô Doutor Wilson”. Assim, o assistente é aberto e as dúvidas podem ser esclarecidas. São mais de 33 mil conteúdos sobre diversos tipos de assuntos, informações e dicas de prevenção de mais de 126 tipos de doenças, inclusive informações em tempo real sobre a pandemia do Coronavírus, além de dicas, cuidados e tratamento da Covid-19.
Além da satisfação pela criação do chatbot, ele ainda levou o prêmio da 2ª edição do Bots Brasil Awards, dedicada a reconhecer os melhores cases do mercado brasileiro. O Doutor Wilson foi eleito o melhor Assistente Virtual com Inteligência Artificial 2018-2019, em duas categorias.
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Agora que você entendeu a importância e vantagens do chatbot, que tal colocar a sua marca em destaque no mercado?
A InBot é uma empresa especializada em criar chatbots, desenvolvendo personagens com Inteligência Artificial sincronizada ao perfil e valores da sua marca.