UX Writing aplicado a chatbots: Qual é o papel de um UX Writer em projetos de bots para WhatsApp?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Com o isolamento do Coronavírus, as empresas precisaram se adaptar e investir mais no mundo virtual. 2021 se tornou o ano dos atendimentos empresariais via WhatsApp. Por isso, é fundamental entender sobre a importância do UX Writing aplicado a chatbots nesse canal de comunicação.

Mas antes de falarmos sobre o papel de um UX Whiter em projetos de bots para WhatsApp, é preciso esclarecer o que é um UX Writing. 

Você sabe o que é UX Writing?

Novos termos surgem a cada dia durante a Transformação digital em que estamos vivendo. 

O termo UX Writing refere-se a uma estratégia de conteúdo que conta com as fases de escolha das palavras ideais, das cores e dos formatos para melhorar a experiência do consumidor com os canais de atendimento empresarial, como sites e redes sociais.

Com usuários cada vez mais exigentes e ansiosos por suas compras online,  contar com ferramentas atuais para qualificar seu serviço não é mais suficiente. O conteúdo do que é apresentado precisa ser objetivo, interessante e claro. É por isso que a função do UX Whiting se torna cada vez mais valorizada. 

Desde textos precisos à arquitetura da informação, são os UX Writers que atuam nos projetos. Com a utilização de chatbots nesses projetos, é possível atender multicanais e atingir a ampliação da marca.

Esses profissionais utilizam linguagem acessível e dinâmica, buscando construir relações de confiança e fidelidade entre empresas onlines e consumidores.

Chatbots para whatsApp

Já apresentamos aqui em nosso blog os números que apontam a preferência número 1 do uso do WhatsApp como canal de conversas virtuais cotidianas dos brasileiros.

A aliança entre chatbots e WhatsApp proporciona a execução de atendimentos com funções automatizadas pré-definidas, no aplicativo de multiplataforma de mensagens instantâneas e chamadas de voz.

O atendimento ao cliente através de chatbots para WhatsApp já faz parte do presente. A procura por este tipo de comunicação por parte dos consumidores tem sido crescente e positiva. 

E por isso, gestores de empresas dos mais variados nichos e portes buscam a evolução da comunicação em seus negócios através desse aplicativo, mas ainda perguntam como um robô virtual realmente eficiente consegue atender as demandas e, ainda, reduzir custos operacionais.

Eles conseguem porque oferecem atendimento mais rápido e a todo momento, facilidade na hora de comprar, estudar, marcar consultas e até pagar contas e integração de sistemas internos, além de outros benefícios

UX Writing aplicado a chatbots

Chatbots seguem fluxos baseados em regras e aprendem durante interações com machine learning e inteligência artificial.

Ao pensarmos no contexto específico do WhatsApp, onde se difere das outras plataformas, encontramos conversas mais fluidas, simples e humanizadas. 

Um bom UX Whiter precisa se dedicar em pesquisas com o consumidor, usabilidade, benchmark, fluxos, interações, testes, dados e muito mais. Além de conhecer bem o mundo dos assistentes virtuais inteligentes.

Para evitar alguns riscos ao investir em UX Writing aplicado a chatbots é necessário saber que o ambiente do WhatsApp é mais pessoal, íntimo e por isso, demanda conhecimento das Leis Geral de Proteção de Dados e as Políticas de uso do WhatsApp Business.

No WhatsApp, seu projeto de UX Whitting mais chatbot WhatsApp precisa ter conversas reais e menos regras, nas quais relacionam assuntos e identificam intenções comunicativas para dar continuidade fluida do papo.

Quanto mais o usuário se sentir à vontade e satisfeito, maior a usabilidade do canal e melhores são as chances de fidelização do cliente e fortalecimento da marca.

A InBot desenvolve chatbots personalizados e humanizados que proporcionam atendimentos com respostas claras, falas naturalizadas e com uso de termos técnicos só quando necessários para a qualidade da narrativa.

Os UX Writers precisam estar atualizados com as linguagens formais e informais e preparados para avaliação e atualização dos projetos  de cada marca, seguindo suas personalidades.

Lembrando que nas conversas com o aplicativo de comunicação favorito do planeta, em vez de menus e botões com cliques, pode-se incluir emojis e formatação de textos que estimulem a leitura, com highlights, negritos, itálico e uso de tópicos.

Para criar um robô virtual, a expertise humana é imprescindível. Desde o planejamento, até a manutenção das atividades, sempre existirá um cérebro real por trás – ou vários – conferindo funcionamento, analisando comportamentos, consertando falhas.

Por trás de todos os sistemas, existem diversos profissionais que se aperfeiçoam a cada dia. Apesar de temido, o avanço da tecnologia revela-se contrário ao fim dos postos de trabalho.

Nesse sentido, a modernização dos processos com inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning), já confirma-se como a porta de entrada para a ascensão de novas e importantes áreas. 

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