Um assistente virtual pode ser mudado com o tempo?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Muitas empresas têm medo de investir em ferramentas tecnológicas e, com passar o tempo, elas ficarem desatualizadas e precisarem de novos investimentos. Por conta disso, várias instituições não adotam o chamado “chatbot”. 

Se você está exatamente nessa situação, saiba que não há o que temer, porque por meio da tecnologia, é possível fazer constantes atualizações e aprimorar os assistentes virtuais de maneira rápida e sem mistérios.


Quando é preciso atualizar um “bot”?

O mundo muda, as pessoas mudam e as empresas também. Logo, é preciso que a tecnologia acompanhe e responda a essas mudanças de forma rápida e eficiente. Além disso, diferentes situações podem exigir que um “chatbot” seja atualizado. 

Conheça algumas delas:

  • O perfil dos clientes da sua empresa mudou ou se tornou mais amplo

Com o passar do tempo, o perfil das empresas pode mudar. Um bom exemplo é a marca americana de tênis Converse, criadora do modelo All Star, que antes tinha as crianças como principais consumidores, porém elas cresceram, mas continuaram usando os tênis da marca. 

Dessa forma, não apenas os produtos foram mudados (como a disponibilização de tênis com numeração maior e design diferenciado), mas também a forma como a empresa se comunica com seus clientes e isso vale para companhias de todos os segmentos.

No caso do assistente virtual, ele deverá responder corretamente a esse novo público e ter sua linguagem adequada, reconhecer novas possibilidades de perguntas, elaborar respostas coerentes a elas e até mesmo ter seu avatar alterado;

  • Sua empresa ampliou a oferta de produtos e serviços

Essa situação pode ser bem exemplificada ao observar a atuação dos bancos. Se antes eles apenas ofereciam empréstimos e contas bancárias, hoje vendem seguros, planos de dentista e até serviços de marketing.

Logo, o “bot” deverá estar habilitado a reconhecer e interpretar as possíveis dúvidas e solicitações que se relacionam aos novos produtos e serviços e oferecer soluções adequadas aos clientes que entram em contato pelo chat;

  • Você deseja oferecer mais do que um chat aos consumidores

Um “chatbot” pode ser muito mais do que um atendente, ele pode ser um amigo dos usuários, interagir com eles, responder perguntas sobre temas variados, falar sobre curiosidades, dar dicas, suporte a professores e estudantes e muito mais. 

Nesse caso, o assistente virtual pode ser atualizado para ter um repertório muito maior de informações e frases, além de estar conectado à internet para completar sua base de dados e memorizar (em curto e longo prazo) outras frases escritas pelos usuários e adicioná-las ao seu repertório. 

Compartilhe

[wpdevart_facebook_comment curent_url="https://www.inbot.com.br/blog/um-assistente-virtual-pode-ser-mudado-com-o-tempo?page&name=um-assistente-virtual-pode-ser-mudado-com-o-tempo&category_name=blog" order_type="social" title_text="" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#d4d4d4" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

personalizar chatbots e garantir a melhor experiencia

Personalização de Chatbots 2021: Saiba como oferecer as melhores experiências de atendimento para seus clientes

Pensou em ter um chatbot na sua empresa e quer saber como oferecer a melhor experiência de atendimento virtual? Confira as dicas da InBot.
chatbots para whatsApp 2021 no mundo dos negocios

Chatbots para WhatsApp 2021: Uma interação que faz o mundo dos negócios decolar

Avanços nos Chatbots para WhatsApp 2021 chegaram em uma nova fase no mundo dos negócios. Confira dicas para sua empresa decolar!