Chatbots: a transformação digital que vai revolucionar seu negócio

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

É importante entender que a revolução digital no mundo dos negócios não é só a adoção massiva de tecnologia.

As empresas já entenderam que a experiência do cliente é, cada vez mais, o grande diferencial da marca, mais importante para seus negócios do que preço e produto. Então, a verdadeira revolução digital vai além de hardwares e softwares e chega à integração e engajamento dos usuários da tecnologia. É por isso que no mundo dos negócios tem se falado tanto ultimamente em inovação e os investimentos em Transformação Digital, segundo o IBC, devem somar 6,3 trilhões de dólares (cerca de R$ 35 trilhões) no triênio 2018-2020.

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Chatbots (robôs de conversação) são softwares capazes de simular e manter conversas de atendimento ao cliente de maneira semelhante a seres humanos. São ferramentas que usam inteligência artificial e, com ganho de tempo e redução de custos, otimizam processos e tornam o atendimento mais eficaz.

 

Os chatbots são os parceiros ideais para a revolução digital. Personalizados e construídos de acordo com as demandas apresentadas, eles têm sido apontados para funções específicas de relacionamento nos diversos canais digitais (sites, aplicativos e redes sociais), porém podem exercer diversas outras funções. Não é raro uma empresa começar com um projeto pequeno e a partir do sucesso em um setor, outras áreas irem aderindo à ferramenta. Com isso se expande a atuação dos chatbots e a transformação digital se torna um processo completo.

 

Três razões bem objetivas, então, para a opção pelos chatbots na hora de implementar a imprescindível revolução digital:

 

Qualidade no atendimento – Conforto da presença 24 horas, eliminação das filas de espera, humanização através do Processamento de Linguagem Natural, precisão e objetividade nas respostas; 

 

Presença Digital – A tecnologia dos chatbots permite alcançar diversos públicos em qualquer dispositivo e nos mais variados canais de mensagem. A marca da empresa estará em todos os canais que seus clientes acessam e passam muito tempo diariamente, tendo visibilidade privilegiada e facilitando o contato dos interessados;

 

Base de dados e CRM – Com conversas salvas em uma plataforma digital, o acúmulo de dados qualifica a base, tanto para conduzir futuros diálogos quanto para gerar leads que vão melhorar as próximas tomadas de decisões em setores como vendas, marketing ou pesquisa;

 

E dois cuidados para serem pensados na fase de planejamento:

 

Defina por onde começar

Por não entenderem a transformação no mundo dos negócios, há no mercado hoje empresas bem sucedidas e com bons suportes tecnológicos que estão sob risco de desaparecimento, porque não assimilaram a amplitude da transformação necessária e os desafios das estratégias digitais que se impõem.

 

Avalie o que está sendo criado

Ter consciência e visão de que será compulsório automatizar todos os processos na empresa, porque é a partir disso que o potencial de aproveitamento do(s) chatbot(s) será melhor explorado, mas não é preciso (nem aconselhável) fazer tudo ao mesmo tempo. O melhor é escalonar as ações de interface com o cliente, ouvir as demandas dele, definir prioridades e crescer com consistência e segurança.

 

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