Saiba mais sobre a importância dos Chatbots com linguagem natural

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Ter uma solução tecnológica que realize o atendimento ao cliente na sua empresa parece perfeito não é mesmo? Porém, um dos maiores desafios dos chatbots é interpretar a linguagem humana de forma natural e desenvolver realmente uma conversa, sem ficar apenas seguindo scripts pré-determinados. Para resolver essa questão, os desenvolvedores apostam no processamento de linguagem natural ou NLP (Natural Language Processing), uma das áreas da inteligência artificial.

Garantir que um chatbot compreenda a linguagem natural, não é uma tarefa simples, visto que além das estruturas linguísticas comuns, é preciso compreender o contexto da conversa, o assunto que está sendo abordado, localização e outros fatores. Para que o sistema corresponda a esses estímulos, os desenvolvedores criam um banco de dados com informações iniciais sobre a empresa, geralmente com os problemas mais comuns enfrentados no atendimento ao cliente. Durante o seu funcionamento e graças ao machine learning, o chatbot é aprimorado e utiliza essa experiência para ampliar o seu vocabulário e as respostas com as soluções disponíveis.

Para o funcionamento adequado do chatbot, ele precisa ser desenvolvido com um propósito e treinado para essa operação, a base de dados deve conter as informações que ele precisa para operar. Assim como um novo funcionário, esta solução não pode ser colocada em funcionamento sem um treinamento adequado e conhecimento de sua função. Quanto mais abrangente for a função do chatbot e menos dados estiverem disponíveis, mais demorado e complexo será o desenvolvimento.

Com os chatbots baseados em processamento de linguagem natural, o atendimento ao cliente ocorre como uma conversa em que as informações são passadas e as respostas dadas, sem um padrão definido, ao contrário do que acontece com chatbots baseados em script, nos quais o usuário tem um menu de opções e somente através delas consegue se comunicar, muitas vezes sendo ignorado, o que torna o atendimento frustrante. O chatbot deve ser planejado como uma solução para o atendimento e interação com o cliente, aprimorando a experiência do usuário, o que não ocorre quando o consumidor é obrigado a interagir com um robô que ignora suas solicitações e só responde frases prontas. Facilite a vida do seu cliente, aumente o engajamento da sua marca com seu público, aposte em chatbots inteligentes com linguagem natural, entre em contato com a InBot!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Indicadores de Performance Kpis”Indicadores de Performance Kpis”

Indicadores de Performance: 9 KPIS para monitorar o desempenho do seu chatbot

Os assistentes virtuais estão causando uma revolução na maneira como diversas companhias se comunicam. Quer entender por quê? Leia no artigo!
vantagens do chatbotvantagens do chatbot

Vantagens do Chatbot: o que eles oferecem ao combate do Coronavírus?

No corre-corre do dia a dia, seria excelente otimizar o tempo nos momentos de rotina. Que tal um assistente pessoal virtual para automatizar tarefas?