Quer aprimorar o atendimento ao cliente? Saiba mais sobre os chatbots!

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Os chatbots recebem cada vez mais atenção e não é para menos, esses assistentes virtuais ganharam fama por oferecerem aos usuários, um atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana e permitir que os consumidores possam deixar de lado as ligações telefônicas para interagir com as marcas através de mensagens de texto ou até mesmo por voz. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Facebook, 56% dos clientes preferem o serviço de mensagens ao invés de falar ao telefone, ação que gera em média a troca de 2 bilhões de mensagens por mês entre empresas e clientes.

Além da praticidade e preferência dos consumidores, o atendimento ao cliente com assistentes virtuais orientados por inteligência artificial auxilia as empresas na redução de custos que pode chegar até 30%, ao resolver a maior parte das consultas básicas dos clientes e deixando as interações mais complexas e pessoais para os agentes humanos. Além disso, os benefícios não estão limitados ao espaço de atendimento ao cliente. Geração de leads, aumento de conversões e engajamento são outras oportunidades oferecidas pelos chatbots. Confira abaixo dicas de como aproveitar todo o potencial dessa ferramenta!

Assistente pessoal

Com uma ampla variedade de recursos, os chatbots não são apenas ferramentas de notificação, eles podem ser utilizados desde assistência pré-compra até o suporte ao cliente. Comece criando um assistente virtual focado em um só canal e ao atingir seus objetivos, amplie o alcance do seu assistente em vários canais e aumente suas funções.

Anúncios

Que tal criar um anúncio que direciona o consumidor direto para uma janela de bate papo? Com os chatbots, isso é possível. Além de prática, essa interação com os usuários se torna muito mais personalizada através de identificação do cliente e de suas preferências.

Em vez de criar anúncios que direcionam os usuários para sua página inicial ou aplicativo, você pode fazer com que o anúncio abra uma janela de bate-papo no Messenger, por exemplo Como você tem informações de identificação de cada usuário, é possível personalizar esses anúncios desde a primeira interação, o que aumenta a probabilidade do cliente continuar interagindo com seu bot.

Comunicação constante

Com os chatbots, os clientes podem interagir com sua empresa o tempo todo, sem limitações e filas de espera, já que os assistentes virtuais podem conciliar milhares de conversas de uma só vez. Além disso, ao usar essa ferramenta para atender casos mais simples, responder dúvidas frequentes ou atuarem como assistentes de compras, os agentes humanos podem ser posicionados para resolução de casos mais complexos e realizar tarefas mais estratégicas.

Personalize o seu bot

Um bot impessoal não atrai os usuários, é preciso que ele tenha personalidade, um estilo de comunicação e padrões que reflitam a identidade da empresa para cativar os clientes. Defina essas diretrizes e potencialize os resultados da ferramenta.

Não fique parado no passado. Ao explorar o potencial dos chatbots, você pode transformar a forma como os clientes interagem com a sua empresa. Entre em contato com a InBot e venha para o futuro!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Uso de Chatbots

Uso de Chatbots: Conheça erros comuns na fase de implementação que devem ser evitados

Para facilitar a programação e o uso de chatbots, confira os erros mais comuns quando se trata da fase de implementação. Acompanhe!
abandono de carrinho

Abandono de carrinho no E-commerce: Saiba como evitá-lo utilizando um Chatbot com IA

Veja como evitar o abandono de carrinho com o auxílio de um chatbot que utiliza a Inteligência Artificial (IA). Confira!