Os chatbots devem roubar os empregos?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

O desenvolvimento e a expansão da tecnologia não trazem apenas benefícios, mas também preocupações, especialmente quando pensamos no mercado de trabalho e a atuação de diversos profissionais. Essa apreensão não poderia ser diferente quando lidamos com a Inteligência Artificial (IA).

A IA e a criação de robôs povoam de tal forma a mente das pessoas, rendendo ótimos enredos de filmes e livros de ficção científica. Afinal de contas, eles realmente podem roubar nossos empregos e até dominar a humanidade?

Bem, a questão é que a tecnologia já existe e vem crescendo há tempos, e nem por isso a humanidade foi escravizada por robôs ou está desempregada porque eles estão ocupando seus cargos de trabalho. Na verdade, o que vemos é a tecnologia auxiliando as ações humanas.

Mas como fica o mercado de trabalho e os chatbots?

Os bots são atendentes virtuais adotados por empresas dos mais variados segmentos para prestar atendimento aos clientes, por isso, são comuns os questionamentos relacionados à possibilidade ou não destes robôs “roubarem” as vagas disponíveis no mercado de trabalho. 

Porém, isso está bem mais próximo da ficção do que da realidade:

  • Os chatbots não foram elaborados para substituir os trabalhadores, e sim para auxiliá-los no atendimento prestado aos clientes e parceiros comerciais das mais variadas companhias. Ademais, contribuem ao oferecer um novo canal de atendimento;
  • Em call centers, por exemplo, o bot colabora ao reduzir a fila de espera para ser atendido. Dessa forma, os atendentes ficam menos sobrecarregados e não precisam lidar com clientes mal-humorados porque ficaram “um tempão na musiquinha”;
  • É mito acreditar que todos os tipos de atendimento possam ser substituídos por máquina. Afinal, há problemas e nuances que só podem ser solucionados por uma pessoa, e por isso, o assistente virtual é um complemento e não um substituto.

Por fim, se o desenvolvimento de algumas tecnologias pode reduzir a atuação de alguns profissionais, por outro lado, ele sempre propicia o surgimento de outras esferas de atuação do mercado de trabalho. Nesse sentido, antes não havia computadores, mas também não havia técnicos de informática, programadores, desenvolvedores de softwares, engenheiros da computação, equipes de TI, analistas de sistemas, desenvolvedores de projetos etc. 

Humanos e robôs trabalhando juntos

A InBot é especialista no desenvolvimento de chatbots eficientes e que podem realmente auxiliar e agilizar o atendimento de empresas dos mais variados ramos de atuação.

Além disso, eles são uma excelente forma de aliviar as rotinas de trabalho e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, já que realizam tarefas indesejadas, como dar suporte 24 horas ou reduzir filas de espera. 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

chatbot para e-commerce

Chatbot para E-commerce: 5 benefícios que ele proporciona a sua loja virtual

Quer saber os 5 benefícios que o Chatbot para E-commerce oferece ao seu negócio? Então não deixe de acompanhar esse conteúdo!
pln

PLN: Compreenda essa sigla e a influência que ela exerce em seu Chatbot

Quer entender o que significa a sigla PLN e qual a influência que ela exerce em seu Chatbot? Confira neste artigo!