Lean UX: Conheça 6 princípios metodológicos que criam chatbot com excelência para o mercado

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Redator(a) InBot

Já ouviu falar em Lean UX? Para alcançar uma otimização de atendimento online através de chatbots é importante adotar metodologias que invistam no design qualificado durante a construção desses assistentes virtuais. Confira os benefícios da aplicação de Lean UX.

 

Lean UX para criação eficiente de chatbots

O que é Lean UX?

 

Já pensou encontrar uma forma de melhorar a comunicação de uma equipe de produção de chatbots para alcançar criações com excelência? Estamos falando da possibilidade de fazer sua equipe de design conversar a mesma língua das suas outras equipes, como as de estratégia de conteúdo, desenvolvimento e programação e ampliar suas produções.

Isso é possível através da adoção de Lean UX.

Adoção de Lean UX

A Lean UX é uma metodologia utilizada para processos de design, durante o cumprimento de cada projeto de assistente virtual, que enfatiza a agilidade, priorizando a melhor experiência do cliente diante da entrega do chatbot.

Uma equipe de design básica e tradicional se centra normalmente nos wireframes, sitemaps, fluxos e em outros fatores que exigem rapidez para as entregas e ao mesmo tempo, esforço para manter tudo atualizado.

Nesse sentido, a Lean UX aparece como novidade das grandes empresas que desenvolvem chatbots.

Ela atua como uma ferramenta que fornece organização de protótipos de validação interna e testes externos com mais velocidade a cada processo, definidos pelo UX Designer. 

Ou seja, aplicar Lean UX é alcançar a qualidade do trabalho, com otimização do tempo e descomplicação dos processos. 

Como Lean UX qualifica a criação de chatbot?

O que é Lean Ux?

A metodologia da Lean UX aborda princípios que são norteadores para o desenvolvimento qualificado da criação de chatbots. Entre eles estão o Validação de hipóteses, Trabalho multidisciplinar, Remoção de resíduos, Descoberta dos usuários e a Possibilidade de erro. Entenda melhor:

  • No princípio da validação de uma hipótese, são formuladas ideias sobre fatores presentes nos processos de criação de um chatbot que podem ser aplicadas. 

Através  desse princípio, antes de se esforçar e gastar recursos, a hipótese é analisada pelas equipes para ser efetivada ou não;

  • No princípio do Trabalho multidisciplinar, se enfatiza o pensamento colaborativo.

Ou seja, cada equipe de construção do assistente virtual pode contribuir com uma descoberta, mantendo espaço para todos participarem das decisões e evoluções dos processos seguintes.

  • No princípio da Remoção de resíduos, a estratégia é acabar com práticas demoradas que consomem muito tempo e energia, como a elaboração de documentos, trocas de e-mails e repetições desnecessárias de ações.
  • Para o princípio do Foco na necessidade, se busca determinar e desenvolver apenas aquilo que é necessário para o projeto avançar, investindo em ciclos menores e pequenas entregas para minimizar riscos;
  • Para o princípio da Descoberta dos usuários, se concentra nos dados reais captados a partir do comportamento dos usuários;
  • E para o princípio da Possibilidade de erro, conta-se com um entorno possível de mensurar as decisões tomadas, admitindo a implicação de algum erro, para tomá-lo futuramente como aprendizagem, evolução e crescimento. 

As hipóteses e descobertas durante os processos podem surgir a partir de dados de análise da concorrência, modelos de comportamento, modelos mentais e até entrevistas em profundidade.

Nas fases que se almeja diminuir os riscos, é interessante recorrer a elaboração de versão simples do projeto de chatbot final, trabalhando com mockups, fluxo conversacionais, protótipos e wireframes.

E para as fases de validação, é possível se utilizar de testes de usabilidade, testes A/B e feedback tanto dos usuários do atendimento quanto de cada uma das equipes.

A adoção da Lean UX hoje em dia deixa o profissional do design preparado para as rápidas transformações do mercado e para as necessidades específicas de cada novo usuário.‍

Sua aplicabilidade na criação de chatbots previne problemas na comunicação entre as equipes e as expectativas do cliente e oferece os melhores assistentes virtuais da atualidade para o mundo dos negócios online. 

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre como criar assistentes virtuais com excelência e quais são os diferenciais dos chatbots da InBot? Fique de olho em nossos artigos semanalmente lançados em nosso blog, nos acompanhe nas redes sociais ou fale agora mesmo com um de nossos especialistas.

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