Inteligência artificial deve aumentar a quantidade de postos de trabalho

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Com novas tecnologias e o crescimento da robótica e inteligência artificial, o mercado de trabalho tende a mudar e o maior medo dos profissionais é perder o seu emprego para uma máquina. Porém, de acordo com as previsões da Gartner, as mudanças serão positivas e cerca de 2 milhões de novos empregos serão gerados em apenas cinco anos. Os especialistas afirmam que essas inovações auxiliarão os trabalhadores na realização das tarefas e não os substituirão completamente, além de que as empresas que tentarem fazer isso estarão fadadas ao fracasso, pois o consumidor em certos casos, ainda preferem interação humana na resolução de problemas e no atendimento como um todo.

Ainda mais otimista, um estudo divulgado durante o Fórum Econômico Mundial em Tianjian, na China, estima que a automação e a robótica criarão, até 2025, 58 milhões de empregos. O resultado foi calculado prevendo que 75 milhões de postos de trabalhos deixarão de existir em algumas áreas, porém 133 milhões de novas vagas serão abertas graças à evolução digital.

Todo o medo envolvendo a perda de trabalho por causa de mudanças, não é descabido. Em todas inovações significativas em épocas passadas, esse frenesi ocorreu, mas continuamos com o mercado de trabalho crescendo e novos postos surgindo. Há cem anos não era possível imaginar que existiriam vagas de emprego como programadores, web designers e outras carreiras ligadas a tecnologia. A Inteligência Artificial melhorará a produtividade e eficiência nas empresas, eliminando algumas posições de menor complexidade, mas criando novas oportunidades. No entanto, é recomendado que para aproveitar essa nova onda, os trabalhadores se aperfeiçoem e invistam em suas carreiras.

E os benefícios da inteligência artificial na produtividade não param por aí, segundo o Gartner, as empresas que optarem pelo uso dessa tecnologia devem gerar US$ 2,9 trilhões em valor comercial, recuperando 6,2 bilhões de horas de produtividade do trabalhador. Setores como a indústria e o varejo serão os mais beneficiados com a introdução da inteligência artificial em seus processos, reduzindo custos trabalhistas e garantindo eficiência das atividades. “A Inteligência Artificial não é criada para simplesmente automatizar todas as tarefas, é um processo de reinvenção e renovação da empresa que deve investir e se diversificar para alcançar bons frutos”, explica Wagner Gimenez, CEO da InBot, empresa desenvolvedora de soluções com inteligência artificial.

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Indicadores de Performance Kpis”Indicadores de Performance Kpis”

Indicadores de Performance: 9 KPIS para monitorar o desempenho do seu chatbot

Os assistentes virtuais estão causando uma revolução na maneira como diversas companhias se comunicam. Quer entender por quê? Leia no artigo!
vantagens do chatbotvantagens do chatbot

Vantagens do Chatbot: o que eles oferecem ao combate do Coronavírus?

No corre-corre do dia a dia, seria excelente otimizar o tempo nos momentos de rotina. Que tal um assistente pessoal virtual para automatizar tarefas?