Inteligência Artificial e comportamento do consumidor: Descubra como as novas tecnologias estão impactando a experiência do cliente

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

A relação entre Inteligência Artificial e comportamento do consumidor é uma via de mão dupla que segue cada vez mais movimentada. Para descobrir como as novas tecnologias estão impactando a experiência dos clientes, é preciso conhecer também as principais mudanças no mundo dos negócios que aceleram a evolução da Inteligência Artificial.

Mudanças de comportamento do consumidor

A presença de clientes nas empresas através dos meios digitais já estava em crescimento antes mesmo da pandemia de Covid-19. Mas alguns pontos específicos retardavam essa evolução.

Dentre eles, estava a insegurança na realização de cadastros em sites de compras, no receio da conclusão das entregas e no medo em disponibilizar informações de crédito.

Com a necessidade da aceleração do mercado virtual para evitar aglomerações nas ruas e assim, assegurar a proteção contra a doença, o potencial da Inteligência Artificial começou a inovar cada vez mais e a ganhar maior visibilidade empresarial.

A transformação digital acompanhada da evolução do marketing, do investimento em segurança online e a hipersegmentação dos contatos de comunicação (banners, retargeting, SEO, mídias sociais, Tv, rádio, entre outros) na experiência do cliente serviram como pontes de acessibilidade e informatização para garantir cada vez mais confiança durante a realização de compras à distância. 

Esses fatores, atrelados a outras diversas modificações sociais, ocasionaram mudanças significativas de comportamento do consumidor.

Logo, os consumidores que recorriam a produtos e serviços através da internet, anos atrás e torciam para encontrar suas marcas favoritas em plataformas digitais, hoje se multiplicaram, se tornaram inúmeros e esperam ser encontrados, receber dicas e promoções, durante conversas com respostas eficientemente ágeis e entregas rápidas por diferentes ambientes de atendimento.

O usuário antes pouco presente, mas muito inseguro e desconfiado, se tornou cliente constante e cada vez mais exigente.

Inteligência Artificial e comportamento do consumidor

Ao chegarmos neste ponto do artigo, é esperado que o empreendedor em busca de maior presença no mercado se questione, “Quais são os benefícios da Inteligência Artificial para o mundo do consumidor atual?” Por isso, elencamos algumas das vantagens dessa relação.

Não dava mais para seguir como estávamos acostumados

Com poucas pessoas saindo de casa, as necessidades básicas do dia a dia das pessoas precisaram ser atendidas através do mundo digital. 

Educação, trabalho, lazer, conforto para o ambiente familiar e outras atividades do cotidiano começaram a exigir atendimento com qualidade à distância, Os consumidores digitais cresceram e mudaram, fazendo com que as empresas acompanhem as transformações. 

O desafio constante das empresas tornou- se, além de superar a crise econômica, garantir eficiência dos seus trabalhos e aprimoramento da experiência do cliente. Então, um caminho para manter-se na ativa e em evolução foi identificado na utilização da Inteligência Artificial.

Para quem está superando a crise ou começando um negócio, a IA tende a gerar redução de custos 

O nível de automação oferecido por um serviço criado com Inteligência Artificial alcança funções estabelecidas por um sistema que pode conseguir prever falhas, sugerir soluções de manutenção e trabalhar 24 horas por dia. Com uma aprendizagem progressiva, a IA otimiza os processos da sua empresa.

Simplificação de processos com Inteligência Artificial gera ganho de tempo e de dinheiro

No ponto anterior, já expressamos como a IA se desenvolve direcionada na melhoria constante de suas funções programadas. Essa simplificação acelera a conclusão de demandas em diferentes setores empresariais e proporciona maior tempo para que as equipes foquem em novas estratégias de venda.

As empresas que recorreram à IA afirmam que uma boa experiência na relação com o consumidor gera usuários fiéis. Esta inteligência pode alcançar com praticidade e constância comunicação com clientes já ativos, promovendo um retorno com menos gastos e mais atuação em atendimentos antes, durante e após a venda.

Assistentes virtuais são agentes presentes e cativantes

Os atendentes virtuais com Inteligência Artificial construídos sobre aspectos de personalização e humanização já se tornaram agentes presentes e esperados nos contatos de usuários com marcas através da internet.

Um caso em evidência é o SBoT, um assistente virtual carismático e eficiente do SBT, construído com tecnologia InBot e que já está conquistando os espectadores. Em apenas 2 meses, o SBoT já atendeu mais de 940 mil usuários.

Relação entre Inteligência Artificial e Robótica

Se em 1964, o escritor Marshall McLuhan afirmou que os meios de comunicação eram como extensões do homem, quais cenários encontramos agora em 2021, diante do potencial humano que se expande cada vez mais a partir do uso da tecnologia? 

Uma das respostas para esta dúvida está na relação entre a Inteligência Artificial e a Robótica. Esta aliança concretizada expande as conexões das pessoas com os mundos do virtual e do digital.

A Inbot trabalha com essa relação, mudando o presente e se preparando para o futuro, através da criação de assistentes virtuais inteligentes para novos e antigos empreendimentos.

Com Processamento de Linguagem Natural, a Inteligência Artificial na InBot é ágil e precisa, capaz de atuar com comunicação fluida e humanizada em vendas, suporte e pesquisas.

Nossos chatbots com Inteligência Artificial conversam de verdade, em diferentes canais de atendimento, como sites, blogs, WhatsApp, Facebook, entre outros. 

Percebeu como a tecnologia tem ajudado as empresas na oferta de atendimento esperada diante dos novos comportamentos dos consumidores? Bots com Inteligência Artificial são capazes de oferecer ao cliente uma experiência cada vez mais agradável e fluida. Que tal se juntar à InBot e traçarmos juntos a estratégia na medida do seu negócio?

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