Bot para WhatsApp: Guia de automação com Processamento de Linguagem Natural

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Você sabia que já existe bot para WhatsApp? A tecnologia de inteligência Artificial tem evoluído muito, e atualmente é possível contar com chatbots de vários tipos. Nos últimos tempos, essa ferramenta está disponível também no app de mensagens mais popular do nosso país.

O app é utilizado para se comunicar o tempo todo e, acredite, não são só os memes que circulam por ele. Muitas empresas já contam com canais de comunicação oficiais no WhatsApp para fazer atendimentos e fechar negócios. Entretanto, um desafio acaba surgindo: como lidar com uma enxurrada de mensagens e não deixar ninguém aguardando por atendimento? A resposta está exatamente no uso de um bot para WhatsApp. 

Continue a leitura e entenda como funciona a automação com Processamento de Linguagem Natural através do bot para WhatsApp!

O que é um Bot?

Podemos definir o chatbot, ou apenas bot, como um software que visa automatizar o atendimento ao cliente por meio da interação online com usuários reais. Alguns bots são munidos de uma base de dados que cresce conforme são aplicados, tornando a interação com os usuários cada vez mais eficiente.

O principal ativo de um bot é a Inteligência Artificial (IA), que lhe permite simular um atendente humano. Por meio da aprendizagem da máquina, o bot analisa a sua base de dados de interações e é capaz de responder a perguntas para as quais foi programado. Isso torna a ferramenta mais “inteligente” e ágil, garantindo uma melhor experiência ao cliente.

O bot pode ser utilizado para iniciar o contato com o usuário e sanar dúvidas simples, de modo que o atendimento com outro ser humano seja realizado quando realmente houver necessidade. Em alguns casos, o bot pode acompanhar o usuário ao longo do processo de compra de um produto.

O que é um Bot para Whatsapp?

Um Bot para Whatsapp é um chatbot que pode ser usado especificamente no popular aplicativo de mensagens criptografadas WhatsApp. Um bot para WhatsApp tem como principal intuito ajudar você a gerenciar os problemas dos seus clientes. Bem como, dar assistência a eles em uma plataforma privada e responder às suas perguntas imediatamente. 

Isso ajuda você a interagir com todos os clientes com mais eficiência, respondendo às perguntas ou confirmando compromissos em tempo real, o que auxilia a aprimorar a experiência do cliente e economiza um tempo valioso. Afinal, “time is money”!

 

Como um Bot para Whatsapp funciona?

Os chatbots munidos de IA aprendem a cada interação, tendo em vista que possuem uma programação diferenciada e contam com grandes bancos de dados para pesquisa das melhores respostas possíveis, tornando-se mais precisos conforme a quantidade de contatos realizados.

Assim, quando o bot para Whatsapp  inicia um atendimento, ele verifica o histórico de interação com o número, os dados acerca do cliente e outras informações que possam auxiliá-lo a simular um atendente.

O que é um Bot para Whatsapp com Processamento de Linguagem Natural?

Primeiro, precisamos que você compreenda o que é o Processamento de Linguagem Natural (PLN). O Processamento de Linguagem Natural é uma subárea da Ciência da Computação que abrange outras áreas do conhecimento, como a linguística, a fim de resolver problemas computacionais que envolvem a linguagem humana, seja na compreensão ou na geração de linguagem natural.

Por exemplo, se você está lendo este texto em um computador que tem um assistente virtual, ou já tentou encontrar um produto ou uma informação em um site por meio de um buscador, saiba que essas aplicações utilizam o PLN.

Basicamente, o PLN permite que a máquina possa “compreender” a fala ou a escrita humana, um objeto complexo de entender, devido às ambiguidades, gírias, ironias e outras características que tornam nossa linguagem difícil de ser interpretada. Com tecnologias como reconhecimento de entidade nomeada, sumarização de texto, análise de sentimento, entre outras técnicas, as máquinas são capazes de inferir a intenção da pessoa usuária e tomar decisão de acordo com as informações recebidas, como a nova ferramenta do Google, o chatbot Meena, lançado em janeiro de 2020, que tem um modelo de conversação neural treinado de ponta a ponta de 2,6 bilhões de parâmetros e promete conduzir conversas mais coerentes e específicas do que o estado da arte dos chatbots até então.

A partir dessa habilidade de entender, interpretar e manipular a linguagem humana, existem diferentes tarefas que podem ser executadas com PLN:

 

  • Categorização de conteúdo
  • Descoberta e modelagem de tópicos
  • Extração contextual;
  • Análise de sentimento;
  • Conversão fala-texto e texto-fala;
  • Sumarização;
  • Tradução de máquina.

 

Bot para Whatsapp com PLN: 6 benefícios que ele proporciona

O uso de um Bot para Whatsapp apresenta uma série de implicações positivas. Confira!

 

Agilidade

Quando a empresa abre um canal de comunicação utilizando um Bot para Whatsapp, a tendência é de que haja uma quantidade enorme de interações, uma vez que o cliente conta com a facilidade de uso dessa ferramenta. Os bots nos garantem maior agilidade de resposta e, mesmo que não sejam capazes de responder a questões mais complexas, podem filtrar os atendimentos e reduzir o tempo de retorno, melhorando a satisfação do cliente.

 

Controle de interações

Caso você tenha uma plataforma omnichannel para integrar os canais de atendimento da marca, é possível também integrar o bot para Whatsapp, aumentando o controle acerca dos contatos realizados.

 

Maior alcance

Com o bot para WhatsApp, os atendimentos são filtrados e não precisam esperar muito tempo para obter respostas. Assim, a comunicação da sua empresa consegue alcançar mais pessoas sem um grande aumento de custos.

 

Melhor experiência do usuário

Muitas pessoas utilizam o WhatsApp como principal meio de comunicação, afinal, a maioria detesta interações como ligações telefônicas. Por essa razão, priorizar o atendimento através de um bot para Whatsapp vai melhorar de modo significativo a experiência do consumidor com o seu negócio.

 

Personalização

Após o primeiro contato, o bot colhe uma série de informações sobre o cliente, dados pessoais, problemas, necessidades, entre outros. Na segunda interação, a ferramenta já pode personalizar o atendimento, chamando o cliente pelo nome e antecipando a sua demanda, por exemplo.

Caso o atendimento seja repassado a um atendente, a equipe já conta com um panorama da situação, além de poder entender melhor o pode ser feito para resolver o problema do cliente.

 

Eficiência

Uma das principais vantagens, e o que está fazendo muitas empresas usarem o bot para Whatsapp, é a eficiência no atendimento ao cliente. O bot pode realizar simultaneamente milhares de contatos e resolver uma série de problemas de forma rápida, otimizando os esforços do time de atendimento.

 

Como ter um Bot para Whatsapp?

Adquirir e aplicar um bot para WhatsApp é algo relativamente simples. A InBot por exemplo, atua desenvolvendo bots com inteligência artificial e Processamento de Linguagem Natural para os mais variados nichos.

O bot para WhatsApp é apenas uma das ferramentas que visa auxiliar a sua empresa a atingir um público ainda maior, sem aumentar custos com o time de atendimento. Bem como, tornar a experiência do cliente ainda mais agradável e satisfatória. Os chatbots com inteligência artificial e PLN oferecem uma infinidade de possibilidades.

 

E que tal colocar essa ideia em prática com a ajuda da InBot? Acesse o nosso site e conheça o universo de possibilidades que os Chatbots podem oferecer a sua empresa!

 

 

 

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Neste post falaremos sobre como funciona a automação com Processamento de Linguagem Natural através do bot para WhatsApp. Acompanhe!