A Importância do Chatbot para a sua empresa: Conheça alguns Cases da InBot

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Qual a importância do chatbot para a sua empresa? Provavelmente você já ouviu alguém falar que “no futuro tudo será controlado por robôs”. Entretanto, esse futuro já se faz presente. O que comprova isso são os já conhecidos chatbots. Essa inovação tecnológica está crescentemente sendo inserida nos negócios e vem conquistando espaço em diversas áreas de atendimento e relacionamento com o consumidor.

Então, para você compreender melhor a importância do chatbot para a sua empresa, separamos um compilado de cases da InBot. Confira!

Chatbot: o que é?

 

Chatbot é um programa desenvolvido para simular uma conversa humana e até tomar algumas ações pré-estipuladas, podendo ser usado em diversas situações dentro de uma empresa, como no SAC e até na hora de responder a algumas dúvidas nas mídias sociais.

Uma enorme vantagem do chatbot é que, mesmo que você faça uma pergunta não programada pelo sistema, ele conseguirá gerar uma resposta que te levará para o caminho correto, garantindo a usabilidade.

Tudo isso é possível graças ao uso da inteligência artificial, que pode ser mais ou menos complexa, dependendo de qual finalidade o chatbot terá.

Um perfeito exemplo de chatbot, é a Siri, da Apple. Ela é um programa capaz de interagir com as pessoas e ainda tomar várias ações, como fazer ligações, pesquisar algo na internet e até mesmo contar uma piada. O seu slogan já diz tudo: “A Siri faz mais. Mesmo antes de você pedir!”

 

Importância do Chatbot: Que benefícios os assistentes virtuais com inteligência artificial oferecem

 

O chatbot pode ser usado em vários setores dentro de uma empresa e possui duas grandes vantagens: automatizar tarefas repetitivas e melhorar o relacionamento com o seu público.

Também estão disponíveis 24 horas, o que permite que o seu cliente consiga, por exemplo, abrir um chamado a qualquer momento, até solucionar algumas demandas mais simples, sem a necessidade de um funcionário.

Além disso, a Hubspot (uma desenvolvedora e comerciante americana de produtos de software para marketing de entrada), aponta dados relevantes sobre a importância do chatbot em um estudo.

De acordo com a pesquisa, 71% dos entrevistados afirmaram preferir o uso de chatbots no atendimento ao cliente, pois queriam que seus problemas fossem resolvidos o mais rápido possível. O primeiro, e principal benefício está relacionado a se adequar ao novo comportamento do consumidor. 

Com a massificação do uso de mensagens instantâneas, as pessoas estão cada vez menos dispostas a esperar dias ou horas para verem suas demandas atendidas.

 

Outras vantagens reforçam a importância do chatbot nas organizações, como:

 

  • As dúvidas dos clientes ou usuários são resolvidas com mais agilidade;
  • Os processos repetitivos podem ser automatizados e delegados aos chatbots;
  • Os contatos via e-mail diminuem consideravelmente, deixando os funcionários livres para outras tarefas;
  • Interage com o consumidor sem utilizar uma linguagem repetitiva;
  • Funciona durante 24 horas por dia e a qualquer dia da semana, mantendo o setor de atendimento ativo em tempo integral;
  • Reduz custos com funcionários;
  • Consegue fazer a retenção de clientes insatisfeitos, pois identificam necessidades e oferecem soluções com agilidade;
  • É capaz de realizar vendas com precisão, já que analisam o histórico do cliente e identificam seu perfil de consumo, oferecendo produtos e serviços adequados.

 

Importância do Chatbot: Para quais finalidades os bots podem ser aplicados

 

O chatbots já fazem parte de uma realidade e têm garantido cada vez mais espaço nas empresas modernas, criando oportunidades de negócios tanto para organizações quanto para consumidores.

Entre as áreas em que os chatbots de atendimento têm sido implementados, podemos citar:

 

Atendimento automático

Sem necessidade de intervenção humana, o chatbot responde com naturalidade e personalidade às perguntas dos usuários que interagem com a sua empresa em múltiplas plataformas, 24 horas por dia, 7 dias por semana.

 

Diversidade de projetos

A tecnologia é propriedade da InBot, não havendo dependência de funcionalidades externas. Essa versatilidade permite a criação de projetos para sites, call centers, suporte, CRM, SAC, entre muitos outros.

 

Engajamento de usuários

O ambiente carismático, criado pelos assistentes virtuais, abre portas para novos negócios, uma vez que promove uma experiência do usuário que instiga a interatividade e, consequentemente, transmite o sentimento de simpatia.

 

Aprendizado infinito

Integrado à Inteligência Artificial, o algoritmo de machine learning detecta novas informações e expande o aprendizado do chatbot. Por trás de tudo isso, o trabalho especializado e experiente da equipe InBot não para de evoluir.

 

Importância do Chatbot: Como as empresas têm se beneficiado do uso de chatbots desenvolvidos pela InBot?

 

Grandes empresas, dos mais variados nichos, utilizam a tecnologia InBot para chatbots com inteligência artificial e Processamento de Linguagem Natural.

Antes de concluirmos, confira alguns exemplos de grandes organizações que têm utilizado os chatbots da InBot de maneira bem-sucedida.

 

Bradesco

O Bradesco utilizou nossas soluções de chatbot para resolver questões de comunicação interna. Para acelerar processos e melhorar o relacionamento com o cliente, através do canal de atendimento no Facebook Messenger.

 

Para os funcionários: o assistente auxilia na solicitação de obras em agências e auxilia no preenchimento do formulário correto com agilidade e precisão.

 

Para os clientes: O primeiro atendimento no Facebook Messenger do Bradesco é feito pelo bot, retendo grande parte das solicitações, que antes sobrecarregavam a equipe de atendimento, com questões que podem ser resolvidas de forma automatizada e a qualquer momento do dia, resultando em um alto nível de avaliações positivas nas interações com o bot.

 

Ambev

A implementação de chatbots na rotina da Ambev foi pensada para sanar dúvidas dos colaboradores da área de Gente, e auxiliar nas demandas de diversos outros setores. Utilizando diretrizes de relevância, proximidade e simplicidade, estão cada vez mais integrados ao dia a dia dos funcionários.

O chatbot já atingiu milhares de interações, atendendo e respondendo automaticamente sobre Consulta de agendamento de férias, Benefícios, pagamentos, suporte e apoio a processos internos, pesquisa de saúde e clima/satisfação, entre outros assuntos.

Pode ser acessado no portal Click (intranet), no Workplace (Facebook) e no Whatsapp.

 

Raízen

A Raízen possui dois Assistentes Virtuais desenvolvidos pela InBot. O Raí e a Bia.

O Raí da Raízen na Web, fala sobre benefícios e temas de RH de forma natural (linguagem comum), apresenta cards com opções que sugerem conteúdo, apresenta vídeos e mídias. 

Já a Bia, atende os usuários no Centro de Serviços Compartilhados tirando dúvidas, abrindo solicitações e executando processos automatizados.

 

Bia

  • Atende as 5 empresas do grupo;
  • Executa dezenas de serviços diferentes com integrações sistêmicas;
  • Conversa sobre questões cotidianas;
  • Atende milhares de chamados.

 

Raí

  • Faz o acompanhamento do processo seletivo de milhares de pessoas
  • Suporta os candidatos com informações inerentes ao processo de seleção (antes, durante e depois);
  • Possui jornada de “Boas-Vindas” para novos colaboradores, sendo o Assistente Virtual que centraliza informações e ensina/orienta sobre a empresa e os processos internos;
  • Tira dúvidas gerais levando em conta o polo e a área de atuação do colaborador.

 

Petrobras

O Robô Ed ajudou a Petrobras na conscientização sobre o uso de energia e preservação do meio ambiente. Verdadeiro sucesso com o público, sem dúvidas, foi um dos maiores responsáveis pela pesquisa e evolução da tecnologia InBot. No ar durante 13 anos, o bot conversou como se fosse um atendente real com os usuários utilizando mais de um milhão de frases em um dia.

Através de uma simpática interface de comunicação, pessoas de todas as idades conversaram com este robozinho inteligente sobre milhares de assuntos, entre eles: uso racional de energia, derivados de petróleo, meio ambiente, gás natural, dicas de economia, qualidade do ar, biocombustíveis, programas educacionais e fontes alternativas de energia.

Agora que você descobriu a importância do chatbot para a sua empresa, e pôde conhecer alguns cases da InBot, que tal também tornar o seu negócio um sucesso?

Entre em contato conosco através de nosso site. Encontraremos as soluções personalizadas perfeitas ao seu negócio!

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