Como a IA em Chatbots ajuda na retenção dos clientes?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Você sabia que atualmente a IA em chatbots tem sido uma forte aliada das empresas que desejam aumentar a retenção dos clientes? Exatamente! De acordo com um estudo realizado pela Gartner, utilizar IA em chatbots nas estratégias de vendas é capaz de elevar em até 30% a taxa de conversão.

 

Como a IA em Chatbots ajuda na retenção dos clientes?

 

 

Ainda conforme a empresa que atua no ramo das pesquisas e consultorias acerca do mercado de TI, desde o final da década de 1970, investir em chatbots com Inteligência Artificial (IA), torna os processos de vendas mais ágeis, eficientes e consequentemente mais inteligentes.

 

Através da IA em chatbots é possível não apenas atender as demandas dos consumidores, mas também melhorar a qualidade dos leads e reduzir o ciclo de vendas. Isso acontece porque esses bots possuem a habilidade de compreender as intenções por trás das perguntas recebidas. Em outras palavras, conseguem responder os consumidores ou potenciais clientes com as informações que eles procuram a qualquer momento, criando sólidas oportunidades de vendas.

 

Continue a leitura e veja como a IA em chatbots auxilia na retenção dos clientes!

 

Mas, afinal, o que é IA em Chatbots?

 

De forma objetiva, a IA em chatbots consiste na capacidade que os bots recebem para analisar todas as informações fornecidas pelos usuários. Isso ocorre porque a Inteligência Artificial (IA) é definida como uma parte da ciência da computação voltada para o desenvolvimento de dispositivos que se aproximem da capacidade humana de raciocinar.

 

 

Isso significa que os chatbots dotados de inteligência artificial são máquinas preparadas para perceber situações, tomar decisões e solucionar problemas praticamente como um atendente humano faria. Dessa forma, esses softwares processam os dados recebidos, que podem ser provenientes da fala ou escrita, e reconhecem padrões. Para isso, uma das tecnologias utilizadas é o Processamento de Linguagem Natural (PLN).

 

Nat da Natura, um case de sucesso de IA em Chatbots

 

Quer um exemplo prático? A Nat, assistente virtual da Natura, foi desenvolvida pela InBot para auxiliar os consumidores a escolherem os produtos com base nas preferências de cada um. Por meio da IA em chatbots ela está apta para esclarecer dúvidas e conversar sobre a marca. Ela está no Facebook Messenger e possui integração com comércio eletrônico e catálogo de produtos.

 

A empresa foi uma das primeiras do setor de cosméticos a criar um ‘bot’, com aplicação de inteligência artificial que opera em aplicativos de mensagens para automatizar respostas. Assim, nesse atendimento não há interação com um atendente humano, porém, mesmo que o cliente esteja conversando com um bot, a sensação é de que do outro lado da tela há um humano.

 

Graças a IA em chatbots, os clientes recebem respostas baseadas nas palavras que digitou ou nas opções que clicou. Isso quer dizer que um bot com inteligência artificial consegue entender os questionamentos dos usuários e respondê-las sem que precise direcioná-los a um atendente humano.

 

Veja os principais recursos da Nat:

 

  • Responde dúvidas dos usuários usando o Processamento de Linguagem Natural (PLN);
  • Utiliza os recursos do Facebook Messenger para mostrar opções com menus e carrossel de opções, botões, imagens e vídeo;
  • Possui sistema de recomendação de produtos baseado no perfil e na preferência dos usuários;
  • Adiciona produtos no carrinho de compras (gerenciamento da sacola) e direciona o usuário para escolher os meios de pagamento online.

 

4 maneiras de como a IA em chatbots auxilia na retenção dos clientes

 

1 | Transformando os visitantes em leads

 

A maioria dos usuários que visitam o seu site ou outros canais digitais podem se tornar clientes em potencial. Mas como assim? Bem, basicamente, o lead é um contato que visitou o seu site e manifestou interesse em algo disponibilizado pela sua empresa, ou seja, um potencial cliente. 

 

E quando a IA em chatbots entra em ação, interagindo com eles no momento certo e de forma adequada, consegue qualificar e converter esses leads. Isso quer dizer, em outras palavras, transformar um potencial cliente em consumidor.

 

O principal objetivo da IA em chatbots é responder imediatamente todas as perguntas que são feitas e conhecer o usuário. É dessa maneira que eles conseguem obter e armazenar informações importantes dos contatos. E são esses dados coletados que podem ser usados para conhecer melhor as necessidades, comportamentos e as preferências dos clientes, contribuindo para a conversão.

 

2 | Compreendendo as necessidades dos usuários

 

Como explicamos no início deste conteúdo, a IA em chatbots permite que os usuários conversem com o bot como se estivessem interagindo com um humano. E é justamente essa habilidade que auxilia no processo de retenção dos clientes.

 

Entender as necessidades deles e conseguir fornecer as respostas de forma automática, imediata e sem precisar de um agente humano é o combo perfeito para o seu negócio. Isso devido ao fato da IA em chatbots ser capaz de satisfazer todas as vontades dos seus clientes ao mesmo tempo em que fornece assistência ao vender produtos ou serviços Tudo em um único lugar, utilizando somente uma ferramenta.

 

3 | Reduzindo o ciclo de vendas

 

Graças aos dados coletados através da IA em chatbots, o ciclo de vendas é encurtado drasticamente. Isso é possível porque essa tecnologia permite que as empresas possam investir menos tempo para conhecer os clientes em potencial e mais tempo nas vendas.

 

Explicaremos melhor! Normalmente as empresas que não investem em IA gastam altos valores para a realização de tarefas básicas de inclusão de dados antes de transferir um lead a um representante de vendas. Mas, quando se tem um bot com IA, ele mesmo fica responsável por fazer essa prospecção e acompanhamento, enquanto a equipe de vendas se concentra na venda em oportunidades já qualificadas pelo chatbot. 

 

Ou seja, os esforços são direcionados para quem verdadeiramente demonstrou interesse nos produtos ou serviços.

 

4 | Identificando oportunidades de cross-selling e up-selling

 

Através da IA em chatbots a sua empresa pode oferecer aos consumidores outros produtos com base no comportamento deles. Essa iniciativa pode gerar uma experiência mais individualizada e levá-lo ao que ele está realmente buscando, visto que ao coletar dados, um bot pode fazer recomendações inteligentes e úteis.

 

Além disso, conforme uma pesquisa realizada pela Harte Hanks, uma estratégia centrada no cliente proporciona um aumento de 25% nas vendas, assim como uma melhoria de 300% na vida do cliente.

 

Portanto, nunca se esqueça de incluir técnicas de up-selling e cross-selling na IA em chatbots. Ambas as estratégias possibilitam o aumento no número de pedidos e melhoram a relação da empresa com os clientes.

 

Se você não possui familiaridade com os termos citados acima, fique atento:

 

Up-selling – É uma técnica de vendas em que o vendedor, neste caso, o chatbot, convida o cliente a comprar itens, atualizações ou outros complementos mais caros para gerar mais receita.

 

Cross-selling – É a ação ou prática de vender um produto ou serviço adicional a um cliente existente.

 

Vamos a um exemplo: Quando a IA em chatbots percebe que algum dos itens ou serviços que o consumidor se interessou não está mais disponível, automaticamente oferece o máximo de similares existentes. Isso significa que mesmo que a cliente x esteja buscando um sofá retrátil verde musgo e não o encontre, o chatbot irá procurar e enviar outras sugestões de produtos com praticamente as mesmas características desejadas.

 

Isso aumenta significativamente as chances de efetuar a venda. E sem a IA em chatbots, o bot responderia apenas o que lhe foi perguntado. Ou seja, diria que o produto está em falta ou esgotado e anularia a chance de vender outros produtos e satisfazer o consumidor.

 

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