Como gerar Leads para o seu negócio com Chatbots

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Robôs de conversação dão eficiência ao processo de geração de ideias de negócio na relação das empresas com os clientes.

 

A ferramenta para geração de leads tem que ser bem concebida, construída e integrada, a partir disso é que a empresa saberá como gerir melhor seu negócio. É preciso ter um relacionamento objetivo e humanizado desde o primeiro contato, seja com visitantes, com leads ou com clientes. 

 

A ideia é construir uma relação de confiança que possa, com naturalidade, prolongar ao máximo cada diálogo e dele extrair não só leads, mas o maior número possível de insights que sejam úteis para os negócios. Da eficiência desta interação é que depende a qualidade do lead que será encaminhado depois para outras áreas da organização, como, por exemplo, marketing e vendas.

 

Como otimizar um processo de geração de leads

 

Ao trocar o lento e incerto atendimento humano pela automatização inteligente dos chatbots, a empresa necessita focar no cliente. Desenvolver a empatia necessária para essa relação. O Instituto Gartner mostra que cerca de 60% das pessoas hoje já preferem se comunicar com as empresas através de mensagem. Então, a redação correta, sem formalidades, ou o tom de voz apropriado, claro, com Processamento de Linguagem Natural são detalhes importantes a definir.

 

“Olá, em que posso ajudar?” é a abordagem inicial que tem sido mais usada, leve e pouco invasiva. Logo a seguir, porém, se faz necessária uma breve apresentação justificando o porquê de estar ali à disposição para atendê-lo (cliente).

 

Como os chatbots atendem 24 horas por dia, sete dias por semana, e o contato estará partindo do cliente, praticamente ficam extintas as inconveniências de abordagem. E como essa ferramenta de geração de leads estará eliminando os desagradáveis formulários, esses contatos mais confortáveis podem coletar duas ou três informações importantes no início da conversa (e-mail e telefone, por exemplo) para garantir a capacidade de retorno do contato e deixar outras perguntas para a sequência do diálogo.

 

Aplicativos de mensagens instantâneas são o caminho para geração de leads

 

Quanto mais canais estiverem integrados ao chatbot, melhor, mais resultados, mas o principal canal de comunicação entre as pessoas no mundo atual são os aplicativos de mensagens instantâneas: estima-se que, globalmente, cinco bilhões de usuários estejam ativos por mês nesses aplicativos.

 

O chatbot precisa ter uma abordagem simpática, descontraída, quem sabe até divertida com GIFs ou emojis, para “segurar” a conversa e criar condições para provocar pequenos compromissos do cliente, comentar e explicar o motivo dele ter feito a melhor escolha ao estar ali e projetar vantagens, como promoções ou cupons, que possam gerar mais engajamento e fidelização.

 

Importante destacar também que essa integração definidora da estratégia de ser encontrado pelo clientes no universo online precisa ser reforçada pela integração interna nas organizações. Cada área beneficiada com os leads depois terá que contribuir na concepção e nas construção do chatbot para assegurar uma melhor qualificação na captação e, consequentemente, uma taxa de conversação maior na busca dos novos clientes.

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