Estudo mostra como o consumidor vê o uso da Inteligência Artificial

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Atualmente, muitas empresas têm dispensado recursos para a implantação de sistemas desenvolvidos a partir da Inteligência Artificial (AI). Muito útil para estabelecer uma relação mais próxima com o cliente, eles permitem ainda reduzir custos e prazos, proporcionando um atendimento de qualidade. Pensando em mensurar como se dá essa relação entre os robôs e os consumidores, o relatório “The Secret to a Winning Experience with Artificial Intelligence: Add Human Intelligence” (em livre tradução: “O Segredo para uma Experiência de Sucesso com Inteligência Artificial: Adicionar Inteligência Humana”), realizado por um Instituto de Transformação Digital de uma grande empresa de Tecnologia, destaca a importância que esses sistemas têm e como podem ser aperfeiçoados.

Entre os resultados, destaca-se o fato de que a Inteligência Artificial não é mais estranha para os consumidores, mas que eles se sentem melhor quando elas se aproximam ao máximo do contato humano. Outro destaque se dá para o investimento realizado pelas empresas, que nem sempre está realmente preocupada com a preferência do cliente, mas com o quanto os sistemas irão lhe custar, não só no que se refere à implantação, mas também ao retorno sobre o investimento (ROI). Esse é um ponto interessante a ser analisado pelos empreendedores, uma vez que a atenção voltada para as métricas tradicionais, pode destoar das preferências do consumidor.

Em números, apenas 9% das organizações abordou o cliente para implementar AI em seu negócio, preocupando-se com o atendimento de sua necessidade. Por outro lado, a satisfação com as interações com robôs é algo que 69% dos consumidores disseram ter, enquanto 55% deles prefeririam ter interações habilitadas por uma mistura de Inteligência Artificial e humanos. Uma relação próxima à que ocorreria caso o atendimento fosse realizado por uma pessoa é claramente uma das exigências, sendo que 64% dos entrevistados querem que a tecnologia seja “mais humana”.

O estudo entrevistou 10 mil consumidores e mais de 500 empresas de 10 países, e detectou ainda que 66% dos consumidores gostariam de ser informados quando as empresas passarem a permitir interações via AI. O fato de a tecnologia estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, é uma grande vantagem para empresas e clientes, o que tende a sempre permitir o progresso do negócio. Não fique de fora! Conheça os serviços disponibilizados pela InBot e explore a capacidade da Inteligência Artificial em sua empresa.

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Indicadores de Performance Kpis”Indicadores de Performance Kpis”

Indicadores de Performance: 9 KPIS para monitorar o desempenho do seu chatbot

Os assistentes virtuais estão causando uma revolução na maneira como diversas companhias se comunicam. Quer entender por quê? Leia no artigo!
vantagens do chatbotvantagens do chatbot

Vantagens do Chatbot: o que eles oferecem ao combate do Coronavírus?

No corre-corre do dia a dia, seria excelente otimizar o tempo nos momentos de rotina. Que tal um assistente pessoal virtual para automatizar tarefas?