Curadoria de Chatbots: A importância de alimentar o seu assistente virtual
Curadoria de Chatbots

No post de hoje abordaremos a importância da Curadoria de Chatbots. Confira!

 

Primeiramente é preciso compreender que o desenvolvimento da linguagem dos chatbots é de extrema importância. Afinal, graças aos profissionais que se empenham em estudar e analisar a linguagem humana é que atualmente há a possibilidade de elaborar fluxos inteligentes e diminuir ao máximo as ambiguidades, fazendo com que o chatbot seja ainda mais eficaz.

 

Vale ressaltar que do mesmo modo que um chatbot nunca é totalmente concluído, o mesmo acontece com o trabalho do linguista, mesmo após a publicação do bot. E é, inclusive, após o chatbot ser publicado que se dá início ao trabalho denominado de curadoria de chatbots. Ou seja, em outras palavras, ao processo de aperfeiçoamento da ferramenta.

 

Quando um chatbot está em fase de desenvolvimento, os linguistas e profissionais de Experiência do usuário (UX) realizam uma análise da companhia, da linguagem utilizada por ela e da persona a quem ela atende, para dar início ao desenho do fluxo e das estruturas linguísticas que serão usadas pelo bot.

 

Como é feita a curadoria de um chatbot?

 

Basicamente, ela é feita por meio da observação dos diálogos que ocorrem entre os chatbots e os usuários. Essa análise possui o intuito de verificar a comunicação real e as particularidades que acontecem durante cada interação. Desse modo, o curador consegue preparar o chatbot para novas compreensões. Além disso, através desta análise também é possível garantir que a empresa está atendendo às solicitações e demandas dos clientes de forma eficiente.

 

A falta de uma curadoria de chatbots, ou uma execução dela mal sucedida, feita por profissionais que não possuem a expertise necessária, provavelmente vai causar falhas de compreensão, ambiguidades e, consequentemente, uma reputação negativa para o canal de atendimento da empresa.

 

Quer um exemplo de como a curadoria de chatbots é essencial? Vamos mencionar o assistente inteligente da Tecban, onde as pessoas perguntavam sobre os caixas eletrônicos e o chatbot não fornecia essa resposta. Durante a curadoria, foi constatada a importância desse conteúdo e inserido no bot, com integração de localização geográfica para informar o caixa eletrônico mais próximo e/ou o horário de atendimento. Portanto, é notório que a curadoria de chatbots é primordial para ampliar a base de conhecimento do assistente virtual, auxiliando na retenção do bot e no sucesso da solução. 

 

Chatbot e Machine Learning

 

O Chatbot é capaz de reduzir custos, otimizar os atendimentos, tornando-os mais rápidos e com disponibilidade integral, bem como ser uma ferramenta poderosa para aproximar os clientes via inteligência artificial. Isso é viável pois através de um contato rápido e próximo do humano, o chatbot com inteligência artificial consegue responder a perguntas de forma instantânea e ainda aprender novos vocabulários com as interações com os clientes, tecnologia chamada de machine learning.

 

Através de machine learning e com uma boa curadoria, os bots têm uma conversa natural, conseguem realizar tarefas simples, como resolver solicitações de primeiro nível, evitando frustrações dos clientes com o atendimento. O chatbot também pode oferecer mais de um atendimento e operar como um amigo, responder a perguntas de diferentes temas e dar dicas e suporte a diversas solicitações, gerando empatia e conquistando seu público.

 

A Curadoria de Chatbots é fundamental para o sucesso do seu assistente virtual. A InBot oferece o que há de mais moderno sobre chatbots, inteligência artificial e tecnologia. Acesse o nosso site, entre em contato conosco e descubra como ter um chatbot perfeito para as necessidades da sua empresa.

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