Crescimento do Uso de Chatbots no Brasil em 2021: Confira 3 mudanças impactantes no mundo do negócios

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

O crescimento do uso de chatbots se tornou um movimento acelerado de transformação digital no mundo todo. Pesquisas da MarketsandMarkets, com perspectivas para 2024, apontam que o mercado de bots inteligentes deverá crescer 30% a cada ano.

O ano de 2020, atingido drasticamente pela chegada da pandemia de Covid-19, obrigou muitas empresas a acelerarem processos de digitalização. E a continuação do distanciamento social em 2021 prossegue, confirmando as tendências em assistente virtual que comentamos no início do ano. Saiba como esse crescimento tem acontecido no Brasil e quais os benefícios a sua empresa pode alcançar se investir em chatbots.

Crescimento do uso de chatbots no Brasil 

Crescimento do Uso de Chatbots no Brasil em 2021

Nosso país também foi impactado pelas mudanças desde 2020. Isolados, sem sabermos quando a pandemia iria acabar e precisando de soluções para manter o mundo dos negócios ativo. Qual seria a solução?

 

Recorrer às novas tecnologias e se adaptar aos novos cenários digitais foram as saídas para as empresas inteligentes que, além de buscarem sobreviver, alcançaram crescimento interno, espaço entre os concorrentes e lucros ao final de cada mês.

Uma dessas soluções através da digitalização das empresas é o atendimento realizado por robôs de conversação inteligentes.

O comportamento dos consumidores e suas novas expectativas em relação às marcas também mudaram. Para atender às novas demandas, os chatbots se tornaram aliados das empresas.

As vendas do e-commerce em 2020 aumentaram 73,88%, em relação a 2019, segundo a Câmara Brasileira da Economia Digital. Já a Ebit/Nielsen apontou em suas pesquisas que 13 milhões de pessoas se tornaram novos consumidores online.

Para atender a todos, enquanto muitos funcionários precisavam ficar em casa cumprido serviços possíveis em segurança, os chatbots recepcionaram os clientes online para encontrar e concretizar suas compras.

O crescimento do uso de chatbots no Brasil foi divulgado pela Super Bots Experience 2020, através do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots. Dentre as informações do mapeamento, ressaltamos as seguintes mudanças impactantes no mundo dos negócios:

    1. O número de robôs de conversação aumentou 68% e passou de 60 mil para 101 mil até setembro de 2020;
    2. Dos 101 mil bots criados até a data de setembro de 2020, 24 mil estavam totalmente ativos, apresentando fluxo de conversas com usuários entre 2,2 bilhões por mês. Estes dados revelam o alcance no crescimento de atendimento por chatbots no Brasil de 120% em um ano;
    3. Ainda bastante presentes em espaços virtuais como Facebook Messenger e sites, os robôs inteligentes conquistaram presença também no WhatsApp. O aplicativo hoje é o principal canal para bots no país.

Essas informações reafirmam que os chatbots não são mais apenas coisas do futuro. É hora de evoluir no seu departamento de atendimento.

O Super Bots Experience de 2021 acontecerá em formato 100% digital, entre os dias 24, 25 e 26 de agosto e apresentará os novos dados sobre a presença dos robôs inteligentes no cotidiano empresarial e comercial.

A InBot vai participar mais uma vez do evento e é um dos patrocinadores Silver. Logo, estaremos por aqui de novo com as atualizações do crescimento de chatbots pelo país.

Importância da adoção dos chatbots

importância dos chatbots

Um chatbot atende usuários online a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Esse trabalho, através de bots inteligentes, acontece durante conversas amistosas, fluidas e objetivas.

Chatbots também podem ser internacionalizados e garantir uma conversa de verdade e inclusiva para cada um de seus usuários. Além de armazenarem todas as informações geradas diante dos contatos e se prepararem automaticamente para acessar essas memórias caso o cliente retorne o contato, evitando repetição básica de informações.

Outra vantagem é a possibilidade de integração do bot aos diversos canais de comunicação da empresa.

Um chatbot bem construído processa tudo e se aperfeiçoa a cada conversa, podendo inclusive transformar qualquer simples visitante curioso em um cliente potencial.

Resumindo, em suas melhores versões, chatbots construídos sobre Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural, são capazes de interagir em diversos canais digitais, sem a frieza das URAs, compartilhando base de conhecimento e estimulando um diálogo espontâneo e conquistam cada vez mais os consumidores online, apresentando resultados positivos em diferentes setores e segmentos empresariais.

Soluções InBot

chatbot inteligente da inbotExistem chatbots comuns e existem os chatbots da InBot: Conheça nossa tecnologia revolucionária.

Através de um amplo estudo e sem tecnologias pré-moldadas, criamos personagens com Inteligência Artificial sincronizada ao perfil e valores da sua marca.

Alta capacidade de comunicação e performance;

mais de 100 pessoas por segundo;

mais de 15.000 frases por hora;

milhares de tipos de frases sobre os mais diversos assuntos;

Quer conhecer melhor como construímos nossos chatbots? Clique aqui e assista nosso vídeo de apresentação.

Esteja à frente da concorrência! Ofereça o que há de melhor em seu atendimento online. Investir em uma assistente virtual é a solução para o presente e para o futuro dos seus negócios.

Entre em contato conosco através do nosso site e descubra tudo que a InBot pode fazer pela sua empresa.

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Lean UX

Lean UX: Conheça 6 princípios metodológicos que criam chatbot com excelência para o mercado

Confira os benefícios da metodologia Lean UX aplicada na construção de chatbots para o alcance de otimização do atendimento online.
Crescimento do uso de chatbots

Crescimento do Uso de Chatbots no Brasil em 2021: Confira 3 mudanças impactantes no mundo do negócios

O crescimento do uso de chatbots se tornou um movimento acelerado de transformação digital no mundo todo. Saiba como esse crescimento vem acontecendo no Brasil.