Conheça o reskiling e a importância de manter os colaboradores atualizados

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Os profissionais da sua empresa estão preparados para o uso de novas tecnologias? Aqui no blog da InBot sempre tratamos do uso da Inteligência Artificial e de como as suas possibilidades são capazes de proporcionar funcionalidades incríveis para um chatbot. Mas, de nada adianta ter uma empresa informatizada apenas por um lado, se por outro, os colaboradores não estão preparados para encarar esses avanços. Por isso, o reskiling, capacidade de atualizar competências e habilidades, é uma ótima estratégia a ser pensada pelos gestores.

Por que investir em reskiling?

A ideia do reskilling é adaptar os conhecimentos já adquiridos às novas necessidades da era de trabalho digital. Um profissional que não domina o uso da tecnologia não deve ser ignorado, muito pelo contrário. Os sistemas são criados e aperfeiçoados todos os dias, justamente para facilitar e otimizar a prática das atividades. É aí que entra o reskiling. Fazer com que todo o conhecimento desenvolvido ao longo dos anos possa ser otimizado pelas ferramentas digitais irá incentivar resultados muito melhores.

Para quem serve?

O reskiling é indicado para profissionais que dominem sua função, mas que precisam se integrar do uso de novas tecnologias. Esse tipo de capacitação irá atualizar a maneira de realizar uma tarefa, com o auxílio da tecnologia, para melhor desempenhá-la. 

Como fazer a capacitação? 

As capacitações do reskiling podem ser uma iniciativa da empresa, preocupada em inserir seu colaborador no mundo digital. Entender quais recursos tecnológicos impactam no trabalho é o primeiro passo para buscar competências técnicas. Assim, é possível oferecer cursos online ou até mesmo presenciais com pessoas que entendam do assunto. 

Além de toda a parte técnica e de manuseio de sistemas, as competências comportamentais também têm sido valorizadas nos dias de hoje. Questões como criatividade, boa comunicação, adaptabilidade e liderança andam de mãos dadas com a tecnologia, que se reinventa a cada minuto.

A dica da InBot é incentivar os setores que trabalham com clima organizacional, a treinar os colaboradores para que eles se tornem profissionais ainda mais qualificados. Todas essas maneiras de propor um reskiling devem ser avaliadas com bastante cautela e sempre com foco no desenvolvimento digital da empresa. Depois de devidamente capacitados, aumentam as possibilidades não só para os colaboradores, que têm chance de crescimento, como para os gestores que terão mais oportunidade de informatizar os processos.

 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Chatbot é garantia de agilidade e eficácia nas negociações comerciais e financeiras

Saiba como os chatbots de linguagem natural atuam com uma comunicação fluida e humanizada para ter resultados rápidos e a um custo menor
Bot para WhatsApp

Bot para WhatsApp: Guia de automação com Processamento de Linguagem Natural

Neste post falaremos sobre como funciona a automação com Processamento de Linguagem Natural através do bot para WhatsApp. Acompanhe!