Como os chatbots podem satisfazer os clientes?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot


A satisfação do cliente deve ser uma prioridade para as empresas e, por isso, a implementação de um assistente virtual deve ser baseada nesta experiência do usuário. Entender a percepção que as pessoas têm tido dessa ferramenta, tanto profissionais quanto clientes, é fundamental para nortear as próximas ações e ponderar o investimento. Também é interessante avaliar como os chatbots contribuem nesse cenário e se há ameaças no mercado.

Uma matéria do site CIO diz que, de acordo com a Forester, pelo menos 95% dos profissionais que atuam no mercado corporativo afirmam que a utilização de assistentes virtuais para acessar o histórico do cliente por meio de interações ao vivo é importante. Por outro lado, as outras ferramentas voltadas para o cliente, como os sites, vêm reunindo e rastreando o seu tráfego e realizando melhorias em SEO para permanecerem relevantes a longo prazo. Porém, essa não deve ser uma ameaça, pelo contrário, trata-se de maneiras diferentes de chegar à ele.

Entre as promessas dos chatbots está a coleta de comportamentos de compra em tempo real e o fornecimento de dados para análises e sugestões de aperfeiçoamento de vendas. Atualmente, os assistentes virtuais são amplamente utilizados para chats de relacionamento e nem todos estão dotados de tecnologia “Machine Learning” (ML) para compreenderem determinadas expressões. Ainda de acordo com a matéria, os profissionais de marketing, vendas e atendimento ao cliente disseram que os provedores de softwares de Inteligência Artificial e ML não têm a compreensão das sutilezas e das interações necessárias, pois isso exige uma visão abrangente sobre a empresa e dos produtos/serviços oferecidos. 

Uma das questões que os clientes mais temem é a falta de resolução dos seus problemas. Quando uma loja ou instituição é contatada, certamente ele está em busca de algum tipo de solução, desde sanar uma dúvida, até resolver um problema mais sério. Esse é o principal serviço que tem sido terceirizado para chatbots. Por isso, investir em uma ferramenta mais próxima ao usuário faz-se necessário.

Problemas relacionados à linguagem dos robôs só ocorrem quando o desenvolvimento não é realizado de acordo com as inovações. A InBot, especialista em assistentes virtuais, trabalha com a tecnologia “machine learning” e a tendência é que a cada dia isso se torne mais presente nos chatbots desenvolvidos.

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