Como o chatbot no setor público pode ajudar na agilidade dos procedimentos

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot


Atualmente, informatizar a relação entre as pessoas já deixou de ser um luxo para ser uma necessidade. Essa relação mais computadorizada também precisa estar presente no setor público, já que a população está em constante evolução e busca solucionar seus problemas junto com esses órgãos da maneira mais prática possível. Além disso, não deixa de ser uma forma de resolver alguns gargalos nos espaços públicos, por exemplo, as enormes filas. Como em qualquer outro segmento, muitas vezes, o cidadão só quer tirar uma dúvida, momento em que um assistente virtual pode ser fundamental. Um chatbot no setor público pode ajudar não só a sanar as dúvidas, como também a realizar agendamentos de serviços, tornando o atendimento mais organizado e ágil.

Embora muitas pessoas não vejam esse investimento como necessário e acredite que trata-se do desperdício de dinheiro público, essa é uma forma de atualizar a prestação dos serviços à população. O atendimento 24 horas por dia é uma das vantagens, já que para muitas questões não é mais necessário aguardar o horário comercial. Ainda falando dos benefícios do chatbot no setor público, está a sua versatilidade de funcionar em vários canais, inclusive nas principais redes sociais como Facebook Messenger, Skype e até mesmo WhatsApp.

Confira abaixo algumas utilidades práticas que um assistente virtual no setor público pode ter:

Fornecer informações importantes
Consultar quando um documento irá expirar e precisa ser renovado é uma das vantagens. Outra possibilidade é informar o contato de departamentos internos ou externos que poderá realmente atender à sua solicitação.

Enviar documentos
A segunda via de documentos é uma das grandes solicitações dentro dos órgãos públicos e poder enviar por meio de chat, desde que exista a devida identificação, ajudará bastante. O chatbot também dá aos usuários acesso aos mais diversos formulários de serviços e solicitações gerais.

Agendar serviços
Hoje em dia, já existe assistente virtual no setor público que permite agendar serviços como a emissão de RG, carteira de habilitação e obtenção de passaporte, o que facilita consideravelmente o atendimento do usuário no local.

Mensagens interativas
Para a área da saúde, por exemplo, é possível programar o bot para enviar informações sobre prevenção de doenças e dicas de saúde, como o Dr. Wilson, grande case de sucesso da InBot que pode ser também utilizado pelos setores públicos.

Fale conosco e saiba mais sobre os benefícios e vantagens do uso de um chatbot no setor público.

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