Como inserir inteligência artificial na empresa

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Se você acha que a inteligência artificial é coisa de filme de ficção científica e só será utilizada em um futuro distante, saiba que ela está apenas a um clique de distância e pode ser usada hoje mesmo, em prol dos seus negócios e atendimento aos seus clientes.

O “chatbot” é a última novidade na Inteligência Artificial, e você provavelmente já interagiu com um robô sem nem ao menos ter tomado consciência disto. Atualmente, essa tecnologia é tão eficiente, que temos a ilusão de estar falando com uma pessoa e não com uma máquina.


Afinal, o que é essa tal de Inteligência Artificial (IA)?

Vamos supor que você seja um gerente de uma loja de sofás. Um cliente entra nela e te faz uma pergunta simples ou complexa, respectivamente: “Em quantas vezes posso dividir esse sofá?” ou “Qual foi o processo de fabricação dessa poltrona?”. 

Para respondê-la, o primeiro passo é reconhecer e interpretar a pergunta, portanto, você deve entender que, ao perguntar “em quantas vezes posso dividir esse sofá”, o cliente não quer saber em quantas partes é possível picá-lo, mas sim em quantas prestações é possível pagá-lo. 

O segundo passo é reunir uma série de informações para poder responder à pergunta e, para isto, você precisará mobilizar mais ou menos conhecimentos para dar a informação correta. Quanto mais complexa a pergunta, mais conhecimentos serão mobilizados.

Tudo isso é feito em frações de segundo pelo nosso cérebro, que acessa conhecimentos armazenados na memória, cria relações entre eles, conecta os neurônios e permite que possamos conversar horas sobre variados temas e responder perguntas rapidamente.  

Mas e a IA?  Pois bem, seu funcionamento imita o da inteligência humana (que é natural). Então, ao invés do termo “conhecimento”, troque por “base de dados e acesso à internet” e “relações neuronais” por “memória e lógica”, e coloque um robô para trabalhar na sua empresa!


“Chatbots” – A Inteligência Artificial em um clique

Os assistentes virtuais são capazes de atender mais de 100 pessoas por segundo e conversar utilizando até 15 mil frases por hora, uma marca impressionante e impossível de ser superada quando comparada ao atendimento prestado por pessoas.

Além disso, com o “bot” é possível reduzir custos e entrar de uma vez na era da informática e da inteligência artificial. Outra vantagem é a possibilidade de atualizar os robôs sempre que necessário. 

Agora, veja alguns exemplos de aplicação dos assistentes virtuais:

  • Comércio eletrônico: Para fechar vendas, responder dúvidas sobre a empresa, produtos, formas de pagamento, entrega etc.
  • Atendimento eletrônico: Reduz o número de ligações em call centers e agiliza o atendimento. Sabe quando você liga para o banco apenas para descobrir o saldo da sua conta? Tudo isso pode ser feito sem precisar falar com um atendente, só usando um “chatbot”!
  • Ensino a distância: O atendente virtual pode dar assistência aos professores e alunos, tirar dúvidas, explicar o funcionamento da plataforma, dar dicas de estudos e muito mais;
  • Entretenimento: Mais do que um atendente, o “chatbot” pode ser um amigo do usuário, conversar com ele por horas, responder perguntas, atrair mais pessoas para visitar a página, contar novidades, curiosidades, fazer companhia etc.


Bem-vindo (a) ao Futuro!

A InBot é especialista em Inteligência Artificial e desenvolvimento de assistentes virtuais, que tornarão o atendimento da sua empresa muito mais moderno, com menos custos e alinhados às novidades que a tecnologia está oferecendo. O futuro é agora!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Indicadores de Performance Kpis”Indicadores de Performance Kpis”

Indicadores de Performance: 9 KPIS para monitorar o desempenho do seu chatbot

Os assistentes virtuais estão causando uma revolução na maneira como diversas companhias se comunicam. Quer entender por quê? Leia no artigo!
vantagens do chatbotvantagens do chatbot

Vantagens do Chatbot: o que eles oferecem ao combate do Coronavírus?

No corre-corre do dia a dia, seria excelente otimizar o tempo nos momentos de rotina. Que tal um assistente pessoal virtual para automatizar tarefas?