Como inserir inteligência artificial na empresa

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Se você acha que a inteligência artificial é coisa de filme de ficção científica e só será utilizada em um futuro distante, saiba que ela está apenas a um clique de distância e pode ser usada hoje mesmo, em prol dos seus negócios e atendimento aos seus clientes.

O “chatbot” é a última novidade na Inteligência Artificial, e você provavelmente já interagiu com um robô sem nem ao menos ter tomado consciência disto. Atualmente, essa tecnologia é tão eficiente, que temos a ilusão de estar falando com uma pessoa e não com uma máquina.


Afinal, o que é essa tal de Inteligência Artificial (IA)?

Vamos supor que você seja um gerente de uma loja de sofás. Um cliente entra nela e te faz uma pergunta simples ou complexa, respectivamente: “Em quantas vezes posso dividir esse sofá?” ou “Qual foi o processo de fabricação dessa poltrona?”. 

Para respondê-la, o primeiro passo é reconhecer e interpretar a pergunta, portanto, você deve entender que, ao perguntar “em quantas vezes posso dividir esse sofá”, o cliente não quer saber em quantas partes é possível picá-lo, mas sim em quantas prestações é possível pagá-lo. 

O segundo passo é reunir uma série de informações para poder responder à pergunta e, para isto, você precisará mobilizar mais ou menos conhecimentos para dar a informação correta. Quanto mais complexa a pergunta, mais conhecimentos serão mobilizados.

Tudo isso é feito em frações de segundo pelo nosso cérebro, que acessa conhecimentos armazenados na memória, cria relações entre eles, conecta os neurônios e permite que possamos conversar horas sobre variados temas e responder perguntas rapidamente.  

Mas e a IA?  Pois bem, seu funcionamento imita o da inteligência humana (que é natural). Então, ao invés do termo “conhecimento”, troque por “base de dados e acesso à internet” e “relações neuronais” por “memória e lógica”, e coloque um robô para trabalhar na sua empresa!


“Chatbots” – A Inteligência Artificial em um clique

Os assistentes virtuais são capazes de atender mais de 100 pessoas por segundo e conversar utilizando até 15 mil frases por hora, uma marca impressionante e impossível de ser superada quando comparada ao atendimento prestado por pessoas.

Além disso, com o “bot” é possível reduzir custos e entrar de uma vez na era da informática e da inteligência artificial. Outra vantagem é a possibilidade de atualizar os robôs sempre que necessário. 

Agora, veja alguns exemplos de aplicação dos assistentes virtuais:

  • Comércio eletrônico: Para fechar vendas, responder dúvidas sobre a empresa, produtos, formas de pagamento, entrega etc.
  • Atendimento eletrônico: Reduz o número de ligações em call centers e agiliza o atendimento. Sabe quando você liga para o banco apenas para descobrir o saldo da sua conta? Tudo isso pode ser feito sem precisar falar com um atendente, só usando um “chatbot”!
  • Ensino a distância: O atendente virtual pode dar assistência aos professores e alunos, tirar dúvidas, explicar o funcionamento da plataforma, dar dicas de estudos e muito mais;
  • Entretenimento: Mais do que um atendente, o “chatbot” pode ser um amigo do usuário, conversar com ele por horas, responder perguntas, atrair mais pessoas para visitar a página, contar novidades, curiosidades, fazer companhia etc.


Bem-vindo (a) ao Futuro!

A InBot é especialista em Inteligência Artificial e desenvolvimento de assistentes virtuais, que tornarão o atendimento da sua empresa muito mais moderno, com menos custos e alinhados às novidades que a tecnologia está oferecendo. O futuro é agora!

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