Bot no Telegram: Como criar um chatbot no App de mensagens
como-criar-bot-no-telegram

Já pensou em ter um bot no telegram? Confira o conteúdo que preparamos e veja como criar o seu chatbot neste aplicativo, bem como as diversas possibilidades que ele proporciona.

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas que se destaca por disponibilizar variados recursos e funções exclusivas aos seus usuários. Além de enviar mensagens de texto, vídeos, imagens e áudios, como os concorrentes fazem, também é conectado à nuvem e permite o envio de qualquer tipo de arquivo de até 1,5Gb cada.

Outra função que tem atraído muitos consumidores é a possibilidade de criar um bot no Telegram, ou seja, utilizar robôs para auxiliar na automatização de algumas tarefas, com o intuito de tornar o processo de vendas ainda mais prático, ágil e fluido.

Criado em 2013, o Telegram tem conquistado cada vez mais popularidade e adeptos atualmente. Isso aconteceu por conta das diversas instabilidades e falhas apresentadas pelos seus rivais. Assim, o aplicativo russo se tornou uma das alternativas para usuários de smartphones, tablets, computadores e na aplicação web, direto no site.

Por que ter um Bot no Telegram do seu negócio?

Conforme falamos anteriormente, ter um bot no Telegram é sinônimo de muitas oportunidades, pois por meio dele o seu negócio consegue estabelecer um relacionamento mais sólido com os clientes, igualmente como no WhatsApp Business. 

Ainda que o Telegram não tenha tantos usuários como os concorrentes, recentemente ultrapassou a marca de 500 milhões de usuários ativos. De acordo com o fundador do aplicativo, Pavel Durov, isso ocorreu pelo fato do aplicativo se preocupar com a privacidade dos usuários. Assim, com meio bilhão de clientes ativos e crescendo de forma veloz, o Telegram se tornou o maior refúgio para quem busca uma plataforma de comunicação comprometida com a segurança e privacidade.

Tudo isso foi possível graças a uma atualização feita no ano de 2019, com a finalidade de aprimorar a privacidade do usuário, permitindo que seja definido quem pode ou não ter acesso ao seu número. Portanto, se você estiver num grupo, é possível bloquear essa informação para algumas pessoas, assim como sua foto ou quando você visualizou uma mensagem. Recursos esses que não existem nos concorrentes.

Logo, investir num bot no Telegram se torna de extrema relevância, visto que através dele é viável automatizar diversos processos dentro do aplicativo. Veja algumas vantagens que listamos:

  • Atendimento eficiente, disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana;
  • Agilidade: seus clientes não vão ter que esperar muito tempo para conversar com um atendente;
  • As informações são salvas na nuvem;
  • O Telegram não limita tamanho dos arquivos enviados;
  • O dados da sua empresa podem ser personalizados;
  • Grupos com número maior de usuários e mensagens fixadas;
  • Alteração de mensagens que já foram enviadas;
  • Criação de canais, onde só o administrador pode enviar mensagens.

Lembre-se, para suprir as necessidades dos seus consumidores é preciso estar presente nas redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas onde eles estão. Diante disso, o uso de um bot no Telegram somado à estratégia da sua empresa de uso de tecnologias de autoatendimento se torna essencial.

Como funciona o Bot no Telegram

A principal diferença do Telegram para o WhatsApp Business é que ele não exige um número de telefone para configurar uma conta, deixando o seu uso ainda mais simples.

O uso de grupos, canais e bots, para conversar com qualquer usuário da rede estão entre as principais funcionalidades da plataforma. Deste modo, o bot no Telegram poderá responder às dúvidas dos usuários, estabelecendo um fluxo de conversa por meio dos comandos disponibilizados por quem criou o bot, além de enviar informações e solucionar problemas de maneira eficiente e instantânea. 

Além de um aliado na estratégia de atendimento multicanal ao cliente, o bot no Telegram pode ser unido ao uso de plataformas como Whatsapp, Messenger e Direct do Instagram. Trata-se de um canal de uso gratuito muito efetivo que também pode ser integrado ao site da sua empresa para esclarecer dúvidas, oferecer suporte nas compras e uso dos seus serviços, e gerenciar reclamações.

Saiba como criar o Bot no Telegram

Com a InBot é simples criar um bot no Telegram. Nosso time possui as melhores soluções para o seu negócio, desenvolvendo bots com inteligência artificial e Processamento de Linguagem Natural para os mais variados nichos.

Diferente dos robôs de conversação construídos com base em Unidade de Resposta Audível (URA), que trazem poucas opções de interação, além de entenderem apenas números ou palavras-chave, o bot no Telegram com inteligência artificial compreende o que o cliente fala. O canal aberto aumenta o engajamento e, consequentemente, o histórico do relacionamento se torna uma rica fonte de informações que direciona a evolução do bot.

O bot no Telegram encontra funcionalidades desde a resolução de dúvidas e problemas no atendimento à venda de produtos e fidelização dos clientes.

Ficou interessado em criar um bot no Telegram para a sua empresa? Então, entre em contato conosco e vamos investir em jornadas conversacionais coerentes e humanizadas, entregando respostas diretas e claras.

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: