Como construir um chatbot: Aprenda a maneira correta de desenvolver assistentes virtuais para WhatsApp

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Neste conteúdo, responderemos uma dúvida atual de empreendedores visionários que buscam trabalhar com Inteligência Artificial e Robótica em seus negócios: “Como construir um chatbot para WhatsApp da maneira correta”. Acompanhe!

 

A InBot identificou uma alta procura no mercado digital pelo mundo sobre informações claras, com o passo a passo, do processo de construção de um bot WhatsApp. Por isso, elaboramos este material completo.

Vantagens de chatbots no sistema de atendimento via WhatsApp

 

Já conversamos em outro momento sobre o que é um bot para WhatsApp e como ele funciona.

Se você já leu e encontrou as respostas para essas perguntas, com certeza, ficou interessado em descobrir como construir um chatbot para WhatsApp da maneira correta, que proporciona vantagens no seu sistema de atendimento. Então, vamos lá.

A cada dia, os assistentes virtuais conquistam mais os corações de quem está presente no mundo virtual. Esses robôs oferecem grandes benefícios às empresas e aos consumidores ao atuarem em espaços como sites, comunicação interna empresarial, plataformas de Ensino e em redes sociais como Facebook e WhatsApp

E você já deve ter imaginado que o WhatsApp é atualmente o canal de comunicação mais utilizado. Ele apresenta linguagem acessível por diferentes formatos, seja através de textos escritos, figuras emoticons, gravações de áudio, trocas de arquivos e até vídeos.

Ou seja, ele consegue atender as necessidades comunicativas de qualquer pessoa e por isso, é uma ferramenta que vem tornando-se cada vez mais popular e estratégica no mundo dos negócios.

Por isso, um aliado fortíssimo que chegou para atender às novas demandas dos seus consumidores é o bot para WhatsApp.

Não só no setor de atendimento, mas em diversos outros como no de vendas e até na comunicação interna, esse assistente virtual tem conquistado o público e perfomado excelentes resultados ao oferecer Atendimento mais rápido, Facilidade na hora de comprar, pagar contas, marcar consultas médicas e até estudar.

 

Seus clientes estão mais exigentes diante de uma transformação digital e esperam agilidade, praticidade e conforto no momento que precisar entrar em contato com a sua empresa?

Então, não esqueça: A facilidade em encontrar sua marca virtualmente através do uso de chatbot WhatsApp impulsiona bons resultados quanto à experiência do consumidor.

E você sabe bem que quanto mais eficiência oferecida na prestação de serviços, maiores são as chances dos seus negócios aumentarem.

Como Construir um Chatbot para WhatsApp da forma correta

Para ter retornos bem sucedidos em seus investimentos quanto aos bots para WhatsApp, siga essas dicas:

 

Faça sua inscrição no WhatsApp Business API 

Encontre o programa WhatsApp Business API e se inscreva. Após encaminhar todas as informações solicitadas sobre a sua empresa, seu aplicativo será revisado pelo programa e se aprovado, você começa a usar a API do WhatsApp.

 

Antes do chatbot para WhatsApp, pense no seu público e nos diálogos que eles podem procurar

A construção e personalização são processos importantes para que seu assistente virtual não fique sem saber como atender as demandas de seus clientes. 

Chatbots com IA e linguagem natural são capazes de conversar com os usuários de acordo com o tom de voz, estilo e posicionamentos da empresa.

Isso é possível quando as características de persona dos assistentes são bem delineadas, para que o robô realize o atendimento de forma humanizada.

 

Teste antes de executar

Comece primeiro com um aplicativo chatbot, assim, você cria uma espécie de “maquete” antes de produzir a versão completa.

Esse recurso pode possibilitar o encontro de alterações ainda necessárias na execução concreta e diminuir tempo e dinheiro durante a fase propriamente dita de produção do bot do WhatsApp.

 

Entre em prática e faça novos testes

Ao criar um robô para WhatsApp, você não executa apenas um processo. Para aplicá-lo da maneira correta, garantindo contribuição e importância no crescimento da sua empresa, a manutenção deve ser constante.

Isso irá garantir evolução tecnológica e aprendizado do chatbot. Garanta um produto de alta qualidade e melhor experiência para o cliente.

Conte com especialistas para garantir a segurança do investimento.

 

A InBot conta com equipes completas de especialistas que atuam para tornar os resultados esperados com os bots WhatsApp totalmente tangíveis.

Gostou do conteúdo e se interessou na criação de um chatbot WhatsApp para o seu negócio? Então, entre em contato conosco e vamos traçar juntos a estratégia na medida para as suas necessidades.

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Chatbots presentes no Gerenciamento remoto

Gerenciamento remoto: Quais são as vantagens dos chatbots para o Home-Office?

Gerenciamento remoto com assistentes virtuais é um sistema cada vez mais utilizado por empresas que investem no home-office. Saiba mais!
como-criar-bot-no-telegram

Bot no Telegram: Como criar um chatbot no App de mensagens

Já pensou em ter um bot no telegram? Confira o conteúdo que preparamos e veja como criar o seu chatbot neste aplicativo.