Como chatbots no Instagram estão crescendo no Brasil?

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Já presentes em sites, blogs e diferentes aplicativos e redes sociais, agora os assistentes pessoais virtuais também chegaram ao Instagram. Descubra agora como chatbots no Instagram estão crescendo no Brasil.

O que são chatbots?

Como chatbots no Instagram estão crescendo no Brasil?

Chatbots são assistentes virtuais que utilizam recursos de processamento de linguagem natural para interagir com os usuários via mensagens (Interface Conversacional).

Alguns chatbots, como os da InBot, utilizam inteligência artificial para descobrir a intenção na frase do usuário, lidar com ambiguidades, encontrar a melhor resposta e fortalecer seu sistema de aprendizagem progressiva a cada interação.

Chatbots em diferentes canais

Chatbots no Instagram

Apenas um chatbot da InBot já é suficiente para uma ação de interação em diversos canais digitais, sem a frieza das URAs, compartilhando base de conhecimento e estimulando um diálogo espontâneo.

Eles já atuam em canais como WhatsApp Business, Telegram, Facebook e e-mail marketing, além dos sites institucionais. E recentemente, chegaram ao Instagram

Esta vantagem de multicanalidade permite uma réplica de fala com a naturalidade da linguagem humana, sistema internacionalizado e uma memória evolutiva seguindo cada novo contato dos usuários.

Uma das vantagens de um chatbot Instagram é a iniciação de conversas reais pelo aplicativo que pode levar aos outros canais em que sua empresa marque presença.

A presença em multicanais iniciada a partir do Instagram acontece a partir de botões de “enviar mensagem” configurados em anúncios que levam o seguidor até o direct do seu perfil empresarial ou para outros canais de comunicação de preferência do cliente, como WhatsApp e Facebook Messenger.

Chatbots no Instagram

Celular em mão direita

 

Os assistentes virtuais inteligentes que já oferecem soluções de excelência no atendimento automatizado em diferentes canais, chegaram em julho ao Instagram e já estão gerando crescimento significativo em nosso país.

Inicialmente, os chatbots estão liberados na rede social para iniciar diálogos ou entregar respostas rápidas aos comentários deixados por seguidores da conta empresarial, nas postagens e na interação pelo Direct Messenger (DM).

Mas há um “detalhe importante”. Para ter um chatbot no Instagram, cada conta empresarial precisa ter mais de 1000 seguidores.

Como chatbots no Instagram estão crescendo no Brasil?

Homem olha mensagem no celular

No início do ano, já informamos que uma das tendências para 2021 era o aumento de chatbots em canais empresariais.

Diante da pandemia de Covid-19, de crises na economia brasileira e das mudanças de comportamento dos consumidores, recorrer às novas tecnologias e se adaptar aos novos cenários digitais se tornou, não só a saída para as empresas que buscam sobreviver, mas a solução para alcançarem crescimento interno, espaço entre os concorrentes e lucros ao final de cada mês.

Pesquisas da MarketsandMarkets, com perspectivas para 2024, apontaram que o mercado de bots inteligentes deverá crescer 30% a cada ano. Mas eles ainda nem sabiam que os bots também ganhariam espaço no Instagram. Por isso, o esperado agora é que esta porcentagem seja ainda maior.

Com o crescimento do número de perfis de empresas brasileiras nessa rede social para atender a procura de usuários interessados em ter novidades e contato com suas marcas preferidas por esse canal, foi preciso qualificação em seus setores de atendimento.

Portanto, os chatbots chegaram no Instagram a partir das interações entre marcas e pessoas que já representam números gigantescos e só tendem a aumentar dentro do aplicativo.

Para isso acontecer, foi necessário que o Facebook adicionasse suporte para a API (interface de programação de aplicações) do Messenger na rede social vizinha.

Só assim, cada empresa com perfil no Instagram conseguiu permissão para gerir suas mensagens privadas recebidas através de aplicações externas e configurar chatbots para lidar com as altas demandas de notificações.

Enquanto um bot Instagram realiza contatos iniciais ou responde questionamentos simples e não deixa nenhum cliente esperando, a equipe humana de atendimento pode se dedicar a casos mais complexos de consulta.

Ou seja, os bots, além de favorecerem a empresa com a diminuição no custo de atendimento, aperfeiçoam e qualificam a experiência do cliente e oportunizam “folga” para as equipes humanas. O resultado é o alcance de maior agilidade e organização na gestão da comunicação.

E aí? Gostou do nosso conteúdo? Que tal desenvolver o seu próprio chatbot para o perfil empresarial do seu Instagram? Converse com quem entende do assunto, conte com a gente!

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