Chatbots: Como aumentar o faturamento do seu negócio com essa ferramenta

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Os chatbots podem ser ferramentas aprimoradas de atendimento e alavancadores de vendas. Além disso, eles podem trabalhar na expansão do seu negócio.

Se a sua empresa demanda pedidos de informações ou atendimentos constantes, os chatbots podem atuar como um meio de ampliar as transações. Isso porque ele automatiza  o atendimento. E quanto maior o número de pessoas atendidas, mais chances de surgir novos negócios, pois você terá uma “mola propulsora” de vendas a sua disposição.

No post de hoje, descubra como o chatbot contribui para aumentar o faturamento do seu negócio. Acompanhe!

 

Afinal, o que é um chatbot?

Um chatbot é um software capaz de simular e manter uma conversa de maneira semelhante aos seres humanos. O recurso tem sido utilizado por empresas para atender clientes, responder dúvidas, dar informações e, em alguns casos, até para vender por meio de sites ou redes sociais.

São ferramentas que usam inteligência artificial e acabam otimizando processos e tornando o atendimento das empresas mais eficiente.

 

Como o chatbot funciona?

Apesar do termo “inteligência artificial”, um chatbot funciona como qualquer programa. É como a Siri, da Apple, por exemplo. As perguntas e respostas são organizadas no bot por meio de um fluxograma. Ou seja, é possível escolher alguns processos, como dúvidas frequentes, por exemplo, estruturar o formato do diálogo e cadastrar na ferramenta.

O melhor a fazer é criar menus que possam ir guiando aquele usuário através de respostas simples. Além disso, a linguagem programada precisa ser próxima daquela usada pela sua persona.

Além disso, há os bots com Processamento de Linguagem Natural (PLN), que potencializam a comunicação com os públicos de uma marca, tornando-a mais interessante e agradável. 

A grande diferença entre assistentes baseados em scripts, e os construídos com PLN, está na interação. Nos primeiros, encontramos informações pré-determinadas, que engessam o fluxo conversacional, não raramente levando o usuário a frustrar-se por não ter sua necessidade atendida. Já no segundo, há um processo de “treinamento” dos bots, visando a interpretação de intenção, o que resulta em uma entrega de respostas coerentes que levam a caminhos mais assertivos.

 

Quais são os benefícios de um chatbot?

Por que usar um Chatbot é vantajoso? Pelos diversos benefícios que proporciona para as empresas e consumidores, como:

 

  • Atendimento 24 horas e personalizado;
  • Redução no custo de operação;
  • Auxílio na jornada de compra;
  • Rapidez e precisão nas respostas;
  • Resolução de dúvidas e problemas de forma instantânea.

 

Como o uso de chatbots no atendimento ao cliente aumenta as vendas?

O chatbot tem uma atuação que pode ser explorada de maneira muito ampla na área comercial. Desde transmitir informações de produtos, processar vendas simples diretamente, deixando a cargo dos humanos as interações mais complexas, agilizar o atendimento até proporcionar maior liberdade de escolha para o cliente.

Essa tecnologia voltada para o atendimento ao cliente é vista como uma das inúmeras abas disponíveis no setor de soluções usando a Inteligência Artificial. Com seu funcionamento a tecnologia pode solucionar cerca de 95% das demandas em operações via telefone ou chat, seja no próprio site das empresas ou redes sociais.

Isso reduz significativamente o tempo de atendimento, além do custo operacional cair com a utilização do mecanismo. Conquistar um cliente novo é, em média, cinco vezes mais caro do que manter um consumidor antigo, e o chatbot irá te ajudar na fidelização.

Toda essa modernidade utilizada no atendimento elimina filas oferecendo um contato mais rápido eliminando a dor do cliente de forma muito mais prática. Por ser uma tecnologia em constante inovação, a Inteligência Artificial ainda trará inúmeras outras formas de elevar a lucratividade das empresas. Afinal, buscar sempre o bem estar do cliente é um diferencial que faz o seu negócio lucrar mais.

 

Pesquisas

Conforme um estudo realizado pela Gartner, a implementação de chatbots nas estratégias de vendas aumenta a taxa de conversão em até 30%. Já a pesquisa desenvolvida pela Panorama Mobiletime, em 2018, aponta que é no Facebook e nos sites da Web que os bots possuem maior atuação, com 41 e 38%, respectivamente. Além disso, o crescimento do uso dos chatbots no mercado brasileiro também deve ser destacado. De 2017 para 2018, houve um crescimento de 110%. Isso resulta num total de 800 milhões de tráfego mensal de mensagens trocadas por meio dos chatbots. 

Esse tipo de inteligência artificial tem aparecido cada vez mais em sites, redes sociais e aplicativos de empresas de pequeno, médio e grande porte, com objetivos que vão desde automatizar o atendimento até aumentar as vendas do negócio. 

 

7 dicas de como usar o chatbot nas vendas

Agora que você já sabe mais sobre os chatbots, veja como é possível usar essa ferramenta para alavancar as vendas.

 

ATENDIMENTO HUMANIZADO

O chatbot consegue fornecer atendimentos com tom humanizado e alinhado com o perfil do cliente. Basta que o consumidor insira seus dados básicos para o software escolher uma forma de atendimento que seja alinhada com as demandas da persona. Assim, a experiência de uso é otimizada ao máximo.

 

MELHORA A EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

Um chatbot pode ser uma poderosa ferramenta para garantir a excelência no atendimento. Afinal, fornece soluções rápidas para um cliente que espera cada vez mais interatividade com as organizações, além de instantaneidade. 

As interações por mensagem de voz já são uma forte tendência em vários setores e proporcionam uma excelente experiência ao usuário. Além disso, a Inteligência Artificial (IA) possibilita um atendimento mais personalizado, já que os chatbots aprendem com experiências anteriores para atender melhor o cliente.

 

CAPTAÇÃO DE LEADS

Através de uma comunicação inteligente, os chatbots se aproximam dos consumidores e oferecem exatamente o que eles querem. Mas se você acha que isso acontece com qualquer consumidor, está enganado. O direcionamento dos chatbots é para os consumidores em potencial. Com isso, o processo de venda torna-se ainda mais efetivo. 

As dúvidas dos usuários são tiradas de maneira rápida e simples. Quando ele aceita conversar com o chatbot, as informações sobre seu histórico são passadas para a ferramenta. Assim, o chatbot envia mensagens, ofertas e outros conteúdos de interesse. 

 

AUMENTO DOS CANAIS DE VENDA

O chatbot também pode ser utilizado como uma ferramenta de vendas. Um restaurante, por exemplo, consegue desenvolver uma ferramenta de atendimento que seja capaz de pegar todos os dados do consumidor e inserir um novo pedido no sistema de gestão de vendas do negócio.

Dessa forma, a companhia terá não só uma solução para automatizar o processo de atendimento, mas também para criar oportunidades de negócios. Assim, as receitas são ampliadas sem que a empresa tenha que fazer muitos investimentos.

 

CICLO DE VENDAS MAIS CURTO

Com os chatbots, você tem a opção de destinar as campanhas para um público mais segmentado. Consequentemente, aumentam as chances de conversão de vendas.

Enquanto os chatbots estão cuidando desse acompanhamento, a empresa pode dedicar mais tempo às suas vendas, a partir de oportunidades que já foram qualificadas pela ferramenta. 

 

PESQUISAS DE SATISFAÇÃO

Certamente, um mecanismo muito importante para o seu negócio, pois é através dessas pesquisas que sabemos a opinião dos clientes sobre o serviço, quais pontos podem ser melhorados, entre outros. A partir disso, são feitos os ajustes necessários para oferecer um serviço cada vez melhor. 

 

ENGAJAMENTO COM O CLIENTE

O engajamento faz toda a diferença no momento do cliente concluir a compra. Afinal, ele é impactado por meio desse contato, resultando em um atendimento bem mais rápido, eficiente e personalizado. 

O chatbot, portanto, é uma ferramenta muito eficiente no aumento das vendas. Enquanto ela cuida da tarefa de conquistar os clientes e atraí-los, a empresa direciona todas as suas estratégias para vender para este público!

 

 

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