TOP 10: usos de chatbots mais procurados e que podem inspirar os seus negócios

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Os melhores chatbots são aqueles que atendem as demandas para as quais foram concebidos, diferentes em cada empresa.

 

Ferramentas de chatbots são programas de computador desenvolvidos para simular uma conversa humana de forma fluida, inteligente e assertiva. Através da Inteligência Artificial sincronizada ao perfil e valores da marca do cliente que o concebe, o chatbot ganha características próprias, mas, independentemente da formatação dessa personalidade, ele possui alto poder de reconhecimento e interpretação da linguagem escrita e da voz e é capaz de manter contextos lógicos e apropriados em cada conversa. 

 

A interação com a plataforma é simples e acessível a qualquer pessoa, sendo dispensáveis comandos especiais. Os melhores chatbots podem conversar simultaneamente por telefone ou com sites, aplicativos e redes sociais, durante 24 horas por dia, sete dias por semana, continuamente aprendendo e se aperfeiçoando a partir do armazenamento dos contatos. Cada empresa é que define como deseja usar o seu chatbot, conforme necessidades e conveniências.

 

Selecionamos, então, dez utilidades para os melhores chatbots, que podem ser usadas separadamente ou integradas em um conjunto ainda mais eficiente.

 

1. Atendimento ao Cliente

Essa finalidade é a mais usada, porque amplia o tempo à disposição dos clientes, acaba com as filas de espera e proporciona agilidade e economia de tempo para ambas as partes. Além disso, permite o uso de filtro em chatbots híbridos, resolvendo as dúvidas mais simples, fazendo esclarecimentos e deixando apenas os problemas mais complexos para o atendimento humano. E, no final, permite ainda medir a satisfação do cliente com boa margem de confiabilidade.

 

2. Marketing e Vendas

Esta é a segunda finalidade mais popular. Pesquisa da Mobile Time mostra que cerca de 94% dos desenvolvedores fazem bots de atendimento a clientes e 75% de vendas. O chatbot comanda um diálogo envolvente que encaminha o cliente para o produto por meio de imagens, vídeos ou características próprias, como uma oferta exclusiva. Além disso, vai captando informações do cliente. E pode sincronizá-lo com o estoque e com plataformas de pagamento, facilitando todo o processo de vendas. Gera também resultados fáceis de serem medidos.

 

3. Logística

Fazer ou cancelar pedidos, checar status, emitir boletos, conferir localização da mercadoria ou confirmar a data de entrega são serviços de logística simples que podem ser executados pelo chatbot com mais velocidade e eficiência do que pelos atendentes humanos. Algumas dessas atividades podem até ser feitas quase que instantaneamente pelos atendentes virtuais. Com isso, empresas e clientes se beneficiam, principalmente nos negócios realizados virtualmente.

 

4. Geração de Leads

A integração do chatbot com sua central telefônica, site, aplicativo ou rede social possibilita a captura de informações importantes como nome, endereços, e-mail, atividade profissional e o que mais você quiser. É uma forma eficaz de reter o cliente e gerar leads, que alimentam a memória do bot para qualificar futuros atendimentos e ainda ajudam o trabalho da equipe comercial.

 

5. Área da Saúde

A telemedicina já é uma realidade crescente há alguns anos, mas a chegada da pandemia este ano impulsionou bastante a automatização de hospitais, clínicas e consultórios, principalmente a partir de março, quando a teleconsulta foi incluída como atividade médica legal no Brasil. 

Requisições e resultados de exames podem ser recebidos pelo paciente por sms, e-mail, whatsapp ou facebook. E pelos mesmos canais são encaminhados de volta ao médico, que avalia, examina e receita da mesma forma, com agilidade e objetividade, ficando o paciente no conforto do seu lar e sem perder tempo e dinheiro com deslocamentos. O atendimento ao paciente é filtrado pelo chatbot e, em casos mais simples, resolve sem precisar do médico.

Com um canal de automação de atendimento inteligente, direto e sempre aberto, a emergência chega mais rápido, as providências de ambulância e o alerta ao plantão médico ganham agilidade e a preparação na clínica fica pronta antes, à espera da chegada do paciente. 

E tudo sem a preocupação com a guarda, manuseio incorreto ou extravio de diagnósticos, exames, laudos e toda documentação histórica dos pacientes, poupando papel e espaço físico, reduzindo custos ao armazenar tudo na máquina ou na nuvem e em ambiente seguro e acessível só com alguns cliques.

 

6. Ensino e aprendizagem

O isolamento social e o ensino a distância impostos pela pandemia global fizeram escolas de todos os níveis, do básico ao superior, entenderem melhor o potencial de evolução que traz a automação inteligente para o setor da educação. O chatbot pode se encarregar da transmissão de conteúdo criado pelo professor sem a necessidade da presença dos alunos, é capaz de gerenciar as repetições necessárias e ser um tutor de cada aluno no seu nível e no seu ritmo.

 

7. Entretenimento e lazer

Atender o cliente, informar preço e horário de um espetáculo qualquer, reservar o lugar solicitado, vender o ingresso e encaminhar a entrega a domicílio é uma sequência de tarefas que o chatbot pode fazer com simplicidade e máxima eficiência, sem tomar muito tempo do espectador. Da mesma forma, as companhias aéreas e os hotéis, assim como as agências, têm na automatização de seus serviços na área de turismo o caminho ideal para encantar seus clientes.

 

8. Consultorias profissionais

Profissionais autônomos em home office tendem a diminuir cada vez mais os encontros presenciais com seus clientes e a automatização inteligente ajuda a simplificar muitos casos. Já existem advogados trabalhistas ou especializados em Direito do Consumidor atendendo clientes através de chatbots para esclarecimentos e encaminhamentos legais menos discutíveis. 

Consultores financeiros de investimento virtuais também podem atender com mais didática e objetividade do que os humanos. Da mesma forma, uma secretária virtual tem plenas condições de agendar compromissos, anotar recados ou organizar e-mails e documentos. 

Também existem chatbots personal stylist, que alimentados com as medidas e gostos do cliente, procuram roupas, sapatos e acessórios já mostrando onde você pode encontrá-los mais perto da sua casa ou na loja de melhor preço.

 

9. Pesquisas

Foi o tempo do pesquisador de prancheta na mão, no meio da rua fazendo perguntas para pedestres apressados. Ou ligações de call centers em horário inconveniente para as pessoas. Um chatbot está habilitado a construir um diálogo melhor, no horário mais conveniente, fazendo uma seleção de perfil mais eficiente e com a vantagem de armazenar toda a conversa para outro uso futuro.

 

10. Qualificação da Base de Dados

Integrar um chatbot ao CRM é simples e uma das melhores opções na relação custo-benefício. A empresa pode escolher o canal mais conveniente ou fazer a integração geral. O resultado é imediato, continuado e crescente, porque o robô retém os dados de cada conversação, com isso melhora sua capacidade de diálogo com o cliente e fica em condições de alimentar diversas outras áreas da empresa a partir do crescimento da Base de Dados.

 

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