Chatbots: 6 benefícios ao agregá-los em sua empresa

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Chatbots, Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural, Aprendizado de Máquina, Humanóides… É, sabemos que são muito termos tecnológicos e lembrar de seus significados pode ser bem complicado, especialmente para os iniciantes. 

 

Mais do que entender o que são esses conceitos tecnicamente, você precisa ter em mente o inevitável: a comunicação na era da transformação digital, dia após dia, está em constante mutação. E todas essas inovações estão diretamente conectadas e são consequências de muitos processos de pesquisa, planejamento, concepção e desenvolvimento de novos métodos de relacionamento online.

 

O objetivo mor de tanto trabalho é trazer à vida das pessoas a percepção de valorização de algo que pode custar muito caro: o tempo. 

 

Diante disso, os chatbots entraram com tudo no mercado, e têm ganhado muitos simpatizantes, tanto pela agilidade com a qual solucionam dores dos usuários, quanto pela produtividade agregada às equipes, em diversos setores de uma empresa, e nos mais diferentes nichos.

 

São parceiros da boa reputação, das decisões estratégicas e da redução de custos. 

Diante disso, a InBot trouxe até você os 6 benefícios proporcionados pela decisão de agregar chatbots ao seu time. Confira!

 

1 | ATENDIMENTO 24X7 MULTICANAL COM CHATBOTS

 

Multicanalidade é sobre a capacidade de atender o consumidor com eficiência, em qualquer ponto de contato que ele possa ter com a sua marca. É aproveitar cada oportunidade de comunicação no digital, para fazer-se presente. 

 

E se a sua empresa adotasse essa diretriz durante os 7 dias da semana, sem precisar parar para um intervalinho ou troca de turnos?

 

Um assistente virtual é a saída perfeita para manter um diálogo eficiente e, ao mesmo tempo, com economia de recursos humanos e financeiros.

 

As soluções de chatbots da InBot, por exemplo, trazem consigo a capacidade de interação fluída, natural e humanizada – graças ao advento do Processamento de Linguagem Natural (PLN) – em múltiplos canais digitais como Site, Facebook Messenger, Twitter, WhatsApp, App Mobile, entre outros. 

 

2 | CHATBOTS E A PERSONALIZAÇÃO DA INTERAÇÃO COM O USUÁRIO

 

A inteligência artificial (IA) está cada vez mais avançada, como você já deve ter percebido ao navegar pela internet. Grandes marcas como Google, Apple e Microsoft, não muito tempo atrás, lançaram assistentes virtuais (Google Assistant, Siri e  Cortana, respectivamente) que estão completamente inseridos em nosso cotidiano. Além de auxiliar com o corriqueiro, eles já são referências para as mais variadas sugestões (lugares, receitas, etc) e, inclusive, para dar conselhos. 

 

Onde está o cérebro de tudo isso? Oras, em bancos de dados programados para serem capazes de avançar em aprendizados.

 

É por essa e outras características que alguns chatbots têm a habilidade de trazer o usuário para muito próximo da marca. A semelhança com a fala humana é surpreendentemente natural e a atenção ao problema é tão focada que, em muitos casos, os usuários nem percebem a interação com um robô – que pode conversar com inteligência artificial.

 

3 | CANAIS DE COMUNICAÇÃO PREFERIDOS PELOS CLIENTES

 

Divulgada pela Chatbots Magazine, uma pesquisa revelou que 69% dos consumidores preferem interagir com chatbots. 

 

“ELES SÃO SOLUCIONADORES ÁGEIS DE PROBLEMAS SIMPLES”.

 

E-mails e telefones há tempos deixaram de ser os canais preferidos de muita gente. Além da alta adesão, os chats representam praticidade e, o mais importante de tudo, interesse no cliente em tempo real. O diferencial é um atrativo bem interessante para qualquer player que queira crescer em engajamento.

 

4 | GRAÇAS AOS CHATBOTS, DIGA ADEUS ÀS ESPERAS POR RESPOSTAS

 

Esperas longas, cansativas, desgastantes, frustrantes… Poderíamos ficar dias proferindo adjetivos para definir o quanto as filas (físicas e online) nos incomodam. Aliás, elas são um enorme sinônimo de péssima experiência do usuário com a sua empresa. Tanto que muitos abandonam a ideia rapidinho.

 

Quando chatbots que possuem a personalidade de uma marca – como os desenvolvidos pela InBot – iniciam uma jornada conversacional, estão lá para representar fielmente sua voz, linguagem, estilo e posicionamentos. Eles são projetados para vestirem a camiseta, cativando públicos e criando ambientes favoráveis ao engajamento e à conversão.

 

Enquanto os atendentes concentram-se na parte mais complexa do funil, esses assistentes virtuais podem e vão realizar todas as tarefas que não demandam o humano. 

 

MAS, ATENÇÃO!

 

Não estamos falando aqui, de forma nenhuma, sobre substituição da mão de obra. Isso tudo é sobre a qualificação das entregas que podem ser automatizadas, para gerar esforços mais qualificados e gerar um crescimento em resultados positivos. Usuários simpatizam e criam afinidade com a marca e, simultaneamente, a empresa eleva seus ganhos.

 

5 | PROCESSOS INTERNOS OTIMIZADOS

 

Todos os stakeholders são importantes para o crescimento de uma empresa. Contando com chatbots internamente, os processos podem ser melhorados em quaisquer áreas. 

 

Dessa forma,  mantendo todos conectados a um único sistema, funcionários e gestores conseguem obter orientações específicas e norteadas a partir das mesmas informações e atualizações.

 

6 | DADOS + DADOS + DADOS = BUSINESS INTELLIGENCE

 

Uma das melhores formas de descobrir quem e como são os seus públicos, e traçar estratégias direcionadas às necessidades deles, é contando com dados. 

 

E os chatbots têm a capacidade de lhe entregar um grande volume de informações assertivas e coerentes sobre os consumidores, gerando relatórios e estatísticas a respeito das suas interações mais importantes.

 

Muito mais do que chatbots!

 

A InBot pensou em tudo para você. Além de chatbots com inteligência artificial e processamento de linguagem natural, a sua empresa também conta com uma plataforma preparada para integrar o humano em qualquer momento da jornada de interação. 

 

Você usa o melhor dos dois mundo, para atender os seus clientes!

 

Nossa equipe multidisciplinar está lhe aguardando para conversar sobre a sua nova forma de conquistá-los e fidelizá-los. Preparado para transformar inteligência em resultados!?

 

EU QUERO UM CHATBOT!

 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

vantagens do chatbotvantagens do chatbot

Vantagens do Chatbot: o que eles oferecem ao combate do Coronavírus?

No corre-corre do dia a dia, seria excelente otimizar o tempo nos momentos de rotina. Que tal um assistente pessoal virtual para automatizar tarefas?
chat inteligentechat inteligente

Chat inteligente: 5 melhores práticas para atendimento automático com Chatbots

No corre-corre do dia a dia, seria excelente otimizar o tempo nos momentos de rotina. Que tal um assistente pessoal virtual para automatizar tarefas?