Chatbot no WhatsApp para área da Saúde e da Medicina: 6 vantagens que salvam vidas

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Hospitais lotados, filas gigantes, lentidão na hora de realizar fichas cadastrais? Um chatbot no WhatsApp para área da Saúde e da Medicina pode ser a solução mais prática e inteligente para aumentar a eficiência no atendimento e agendamento de consultas e exames.

Assistentes Virtuais inteligentes NÃO substituem a assistência médica especializada e NEM prescrevem tratamento.

Mas no contexto contemporâneo e conectado que vivemos, surgem como aliados importantíssimos da saúde mental e da manutenção de vidas.

Chatbot no WhatsApp na área da Saúde e da Medicina

 

Chatbot no WhatsApp para área da saúde

O WhatsApp é o aplicativo de conversas mais utilizado no mundo e já se tornou um dos principais canais de atendimento entre empresas e clientes.

Seja para obter informações de serviços, agendar trabalhos e consultas, ou mesmo, saber de promoções e horários de funcionamento, as conversas facilitadas e fluídas pelo aplicativo estabelecem mais uma porta para atendimentos automatizados em diversos setores empresariais. 

Na saúde, hospitais, clínicas, fabricantes de produtos médicos e farmacêuticos, entre outros profissionais, desde o dia 15 de fevereiro podem acrescentar o WhatsApp como suporte para serviços como agendamento de visitas e atendimento para representantes, pacientes e médicos.

O que permanece proibido é a utilização do serviço para vender e receitar itens, como remédios e aparelhos hospitalares.

Para os profissionais da área que almejam oportunizar atendimentos de forma eficiente e automática para quem precisar de seus serviços, a união de chatbot com o WhatsApp é a solução ideal.

Como um chatbot no WhatsApp pode ajudar na área da saúde?

Dr Wilson é um assistente virtual da saúde

Nada de imagem robotizada. Um chatbot inteligente é personalizado e conversa exatamente como você ou eu conversamos, por diferentes canais. O WhatsApp é um deles.

Chatbots no WhatsApp podem ser excelentes aliados em campanhas sociais e de saúde pública. Eles oferecem serviços online disponíveis durante o dia todo, em todos os dias da semana.

Os bots também podem atuar na resolução de dúvidas sobre saúde com base em fontes confiáveis. Um modelo de sucesso da InBot é o Dr. Wilson, um robô virtual com Inteligência Artificial a favor da vida.

Médica consulta serviço de chatbots

Na área hospitalar e clínica, especificamente, um chatbot WhatsApp se torna agente de marcação de consultas, de checagem e acompanhamento de pacientes. Ou uma companhia inteligente em momentos de crise, na sugestão de atividades de bem-estar e no envio de mensagens motivacionais. 

Vantagens do atendimento automatizado hospitalar

 

Já demos algumas prévias dos benefícios de se investir no atendimento automatizado. Mas agora vamos direto ao ponto.

Assistentes virtuais aliados ao Sistema Hospitalar ampliam acessos, liberam acúmulos e permitem que os profissionais da saúde trabalhem com mais tempo e organização. 

Veja algumas de suas vantagens alinhadas a atuação pelo aplicativo do WhatsApp na área da Saúde:

  1. Atendimento 24 horas por dia: em todos os dias da semana.
  2. Fim das filas: Com o agendamento online feito, a consulta tem hora marcada sem o paciente precisar sair de casa.
  3. Requisições e resultados de exames em casa: pacientes recebem por sms, e-mail ou até pelo WhatsApp.
  4. Emergência mais rápida e eficiente: Diagnóstico/conselho chega mais ligeiro, as providências de ambulância e o alerta ao plantão médico ganham agilidade.
  5. Relação mais próxima, menos burocracia: armazenamento do cadastro e das outras informações do atendimento e documentos e prontuários sempre à disposição.
  6. Facilitadores de conhecimento sobre saúde: Conversas simplificadas com chatbots solucionam dúvidas sobre questões de saúde de pacientes.

Como já anunciamos no início, eles não substituem a assistência médica especializada e nem prescrevem tratamento. Mas em casos extremos, podem identificar riscos e acionar imediatamente equipes humanas profissionais que entrem em ação.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato com a gente e desenvolva melhores práticas de atendimento através das nossas soluções.

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