Chatbot para E-commerce: 5 benefícios que ele proporciona a sua loja virtual

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Você já pensou em ter um Chatbot para E-commerce? A rotina de quem trabalha com comunicação e atendimento ao cliente pode ser estressante. Ainda mais se esse agente de relacionamento é o dono da própria loja virtual.

A correria e a quantidade de tarefas a se fazer, pode acabar gerando um mal atendimento aos clientes que estão interessados no produto ou serviço da empresa. Além disso, ao fazer tantas demandas relacionadas ao cliente, pode acabar deixando de investir em estratégias para outros departamentos.

E por essa situação ser tão comum na vida dos empreendedores de lojas virtuais, foi criado o Chatbot. Por sua vez, essa ferramenta cresce e é utilizada cada vez mais entre as empresas de todo o mundo.

Isso, pois o chatbot para e-commerce facilita todo o processo de comunicação entre a empresa e os clientes. Com ele é possível ter mais agilidade no atendimento.

Quer saber como é viável ter um sistema de comunicação eficiente e otimizado? Então não deixe de acompanhar esse conteúdo!

 

Chatbot para E-commerce: Qual a finalidade?

Chatbot nada mais é do que um software capaz de simular um atendente, interagindo com as pessoas. A ferramenta, que possibilita um atendimento modernizado, pode ser utilizada tanto em aplicativos de mensagens (Facebook Messenger, por exemplo) como também em lojas virtuais, local em que se tornou fundamental para criar um ótimo relacionamento com o consumidor.

Responsável por melhorar a comunicação, o chatbot para e-commerce pode ser utilizado para diversos objetivos, além do simples atendimento ao cliente como:

 

  • Gerar leads, mantendo uma relação com o visitante que permanece por mais tempo no e-commerce;
  • Contribuir para o marketing e fazer a pessoa interagir com a marca;
  • Realizar pesquisas de satisfação de forma mais rápida e amistosa;
  • Entreter o consumidor, oferecendo dicas e divulgando novos conteúdos;
  • Possibilitar agendamentos, reservas ou pedidos.

Bem como, aprimorar a comunicação da loja virtual e proporcionar ao cliente um atendimento mais completo e atencioso. O chatbot para e-commerce também traz outros benefícios importantes. Confira alguns abaixo:

 

Diminui tempo de espera e custos

Um atendimento rápido é fundamental ao consumidor devido à correria do dia a dia, e com o chatbot para e-commerce isso é realmente possível. Afinal, ele é capaz de enviar diversas mensagens e atender várias pessoas ao mesmo tempo. Assim, não há demora e o tempo de espera do consumidor é reduzido. Além disso, por não precisar manter uma equipe de atendimento, têm-se uma redução nos custos da empresa.

 

O Funcionamento é em tempo integral

O funcionamento do chatbot para e-commerce é 24 horas e 7 vezes por semana. Desta forma, os consumidores podem ser atendidos em qualquer horário e em qualquer dia, sem correr o risco do mesmo desistir da compra por falta de retorno da loja virtual.

 

Proporciona uma experiência satisfatória

Em qualquer ambiente de venda, a experiência de compra do consumidor deve ser excelente. Com o chatbot para e-commerce, essa ótima experiência é completamente possível, pois as dúvidas do consumidor são respondidas imediatamente, de forma educada e atenciosa. A experiência é a peça chave para garantir a recorrência de compra no e-commerce.

 

Permite um atendimento personalizado

O chatbot para e-commerce é capaz de gravar informações, o que permite um atendimento personalizado, de acordo com a necessidade do consumidor, oferecendo soluções ideais. Isso gera satisfação e consequentemente mais compras ao e-commerce.

 

Aumenta as vendas

Com o chatbot para e-commerce ainda é possível aumentar as vendas da loja virtual. Ao oferecer um atendimento mais rápido, personalizado e atencioso, o consumidor se sente mais confiante e finaliza com mais certeza e satisfação o pedido que deseja.  

É essencial salientar que apesar de todas essas vantagens, é necessário ter alguns cuidados para que o desempenho do chatbot para e-commerce seja excelente. Confira:

 

  • Personalizar o atendimento, chamando o consumidor pelo nome ou informando o histórico de compra do mesmo, por exemplo. Assim é possível criar um relacionamento mais próximo e amigável;
  • Utilizar uma comunicação de acordo com a identidade da marca do empreendimento online, ou seja, se a linguagem será mais séria ou poderá ser mais descontraída;
  • Oferecer um chatbot que realmente seja capaz de solucionar as dúvidas do consumidor, com dicas, conteúdos importantes, entre outros;
  • Divulgar o chatbot tanto nas redes sociais, como em ações no site. É importante mostrar às pessoas que a ferramenta está ali para realmente ajudar.

 

Ficou claro os benefícios que o chatbot para e-commerce proporciona a sua loja virtual?

A InBot tem uma equipe multidisciplinar preparada para construir o chatbot para e-commerce de acordo com as necessidades da sua loja. Entre em contato conosco e comece agora mesmo uma revolução no atendimento do seu negócio!

 

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

chatbot para e-commerce

Chatbot para E-commerce: 5 benefícios que ele proporciona a sua loja virtual

Quer saber os 5 benefícios que o Chatbot para E-commerce oferece ao seu negócio? Então não deixe de acompanhar esse conteúdo!
pln

PLN: Compreenda essa sigla e a influência que ela exerce em seu Chatbot

Quer entender o que significa a sigla PLN e qual a influência que ela exerce em seu Chatbot? Confira neste artigo!