Chatbot no Instagram: 4 vantagens para o engajamento da sua empresa decolar
Menino conversa com Chatbot no Instagram

“Chatbot no Instagram é possível?”. A resposta para esta pergunta seria “Não” até junho deste ano. Agora, além dos assistentes virtuais estarem presentes em mais uma rede social, já apresentam resultados positivos.

Vamos conferir suas principais vantagens para uma conta comercial no Instagram?

Chatbot no Instagram

Homem comemorando atendimento pelo Instagram com chatbots

Hoje, nosso foco é NOVIDADE! Vamos conversar sobre assistentes virtuais inteligentes na rede social chamada Instagram.

Caso queira ler sobre a presença dos chatbots em outras plataformas, confira nossos textos sobre chatbots no WhatsApp Business, no Telegram, no Facebook, no e-mail marketing, nos sites institucionais e muito mais.

Fique à frente da concorrência!

O anúncio sobre a chegada dos chatbots ao Instagram é recente. Desde o dia 13 de julho de 2021, contas com mais de 1000 seguidores podem ter seu próprio assistente virtual inteligente.

Nós já sabemos que, entre os diversos benefícios de um chatbot com inteligência artificial, está a capacidade de oferecer atendimento 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

Sabemos também que, os chatbots da InBot são personalizados de acordo com o perfil da sua empresa e oferecem conversas de verdade, coerentes e humanizadas, entregando respostas diretas e claras.

Hoje, vamos aprofundar no conhecimento sobre as vantagens específicas dos chatbots no Instagram.

4 vantagens de um chatbot no Instagram

Mulher soltando beijo para celular e fazendo sinal de coração com as mãos

Um chatbot no Instagram pode trazer vantagens à frente da sua concorrência em dois caminhos específicos do aplicativo.

Durante o início de um diálogo ou na entrega de respostas rápidas e humanizadas aos comentários deixados por seus seguidores nas postagens da rede social e na interação pelo Direct Messenger (DM).

Entre as principais vantagens do chatbot no Instagram, estão:

 

1 – As respostas automáticas aos comentários das suas publicações do Instagram ou o envio de mensagens automáticas pelo Direct para o seguidor que acessou via post, com O objetivo de iniciar conversas privadas para o alcance de dados do cliente e de possíveis venda ou agendamento de serviços;

2 – A presença em multicanais iniciada a partir do Instagram, com botões de “enviar mensagem” configurados em anúncios pagos que levam o seguidor até o direct do seu perfil empresarial ou para outros canais de comunicação de preferência do cliente, como WhatsApp e Facebook Messenger.

3 – Ofereça um canal de comunicação com o chatbot no Instagram a partir do link da sua Bio no perfil e estimule a interação com ele a partir de posts em seu Feed, nos Stories e nas demais ferramentas do aplicativo.

4 – Ou seja direto e já disponibilize o link do chatbot em seus Stories para que ele fique responsável direto por todo contato de atendimento. Quando o seguidor deslizar a tela para cima, terá acesso ao seu atendimento automático via chatbot.

O atendimento constante, sem interrupção e as respostas rápidas por estes caminhos podem ser responsáveis pela geração de novos seguidores, ampliando as chances de novos clientes e maior engajamento na rede, colocando a sua marca como destaque nas entregas dos posts do Instagram.

Como desenvolver um chatbot no Instagram?

Mão segura celular acessando Chatbot no Instagram

O passo a passo para criar um chatbot no Instagram começa a partir da obtenção de uma conta empresarial na rede social.

Depois, a rede espera que você alcance o número de 1000 seguidores para compreender a necessidade de serviços automatizados de atendimento, venda e marketing.

Por fim, é preciso escolher criar seu próprio chatbot através das diretrizes do Instagram Messaging API e de seus conhecimentos sobre linguagens de programação de assistentes virtuais ou investir em uma empresa especializada no assunto, como a InBot!

Não esqueça que o chatbot qualifica e amplifica a experiência dos usuários e agora no Instagram, pode levar a sua empresa a se destacar frente à concorrência.

Gostou do conteúdo? Quer desenvolver seu chatbot no Instagram com quem tem muitas histórias de sucesso no assunto? Converse com um de nossos especialistas.

Newsletter
Receba informações sobre o mundo dos chatbots, ChatGPT, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail: