Chatbot Facebook: Entenda como a automação do Messenger auxilia o seu negócio a vender mais

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Para quem deseja um atendimento otimizado, rápido e gratuito em uma das principais redes sociais, a automação do Chatbot Facebook é uma excelente iniciativa. Afinal, a integração do Messenger com os Chatbots representa mais um passo na otimização da gestão de suas redes sociais, e pode ser muitíssimo vantajoso para a sua empresa.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para ajudar você a compreender melhor de que forma a automação do Messenger através do Chatbot Facebook auxilia o seu negócio a vender mais. Confira!

 

Chatbot Facebook: o que é?

O Chatbot Facebook é um software automatizado de mensagens que usa inteligência artificial para conversar com as pessoas dentro da plataforma, fornecer informações, recomendar produtos e ajudar os clientes em sua jornada de compra. Ou seja, ele é programado para entender as perguntas, fornecer respostas e executar tarefas para todos os usuários do Facebook.

Isso representa uma economia de tempo acessível e amigável para os clientes, visto que no lugar de abrir um aplicativo, carregar uma página da web ou até mesmo fazer uma ligação telefônica, eles podem simplesmente digitar sua mensagem e ter uma resposta, de maneira muito parecida como se estivesse conversando com alguém real.

 

Chatbot Facebook: de que forma ele funciona?

O Chatbot Facebook que utiliza a inteligência artificial oferece a oportunidade dos usuários fazerem questionamentos mais complexos. Isso porque ele contém algoritmos apropriados, classificadores de texto e Processamento de Linguagem Natural (PLN), que são capazes de entender o que o usuário está tentando dizer e decifrar a verdadeira intenção dele.

Ou seja, eles aprendem o modo como as pessoas reais se expressam, ao invés de responder apenas a um conjunto de comandos pré-definidos. Isso é benéfico e um fator determinante se você quiser oferecer uma experiência mais humanizada no atendimento aos seus clientes.

 

Chatbot Facebook: 7 benefícios que ele oferece a sua empresa

Os bots deram um novo contexto para o atendimento ao cliente, impulsionando melhores serviços, nos quais o público é atendido e assistido 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Então, não deixe de conferir as principais vantagens de criar um Chatbot Facebook para seu negócio. Acompanhe!

 

1] Atendimento de qualidade

Diferentemente de nós, seres humanos, que frequentemente apresentamos mudanças de humor, o Chatbot Facebook vai sempre tratar o cliente da melhor forma possível, mesmo que a linguagem do cliente seja rude. Isso faz com que eles consigam melhorar o serviço de atendimento ao consumidor.

 

2] Suporte

O processo de suporte está incluso nesse atendimento e também pode ser melhorado com a ajuda do Chatbot Facebook. Os bots podem ser programados para dar respostas automáticas a perguntas repetitivas imediatamente, assim como encaminhar a solicitação para uma pessoa real quando uma ação mais complexa é necessária.

Isso permite que a equipe de atendimento na empresa economize tempo e contribua em casos mais complexos, em vez de investir tempo com tarefas simples. Além disso, com a ajuda do Chatbot Facebook, sua empresa consegue lidar com mais tarefas ao mesmo tempo, evitando que seus clientes fiquem esperando demais por uma resposta.

 

3] Engajamento

Uma empresa com maior engajamento tem mais chances de aumentar suas vendas. E gerar essas interações é um dos principais objetivos do Chatbot Facebook.

Os bots podem usar conteúdo visual, como vídeos e imagens, para manter os clientes interessados e engajados. Por exemplo, o bot de um restaurante pode usar seu histórico de pedidos para fazer sugestões para o próximo pedido, saber seus detalhes de endereço e muito mais.

É válido salientar que a maioria dos clientes adoram essa interação tranquila e desejam que todas as suas transações sejam neste mesmo formato.

 

4] Geração de leads

Conforme explicamos no item acima, o Chatbot Facebook armazena as informações do consumidor em um histórico, como localização, faixa etária, sexo, entre outros dados.

Essa habilidade faz com que ele consiga enviar mensagens mais personalizadas que auxiliam os consumidores com conteúdos relevantes ao longo da jornada de compra de cada um. Ou seja, o Chatbot Facebook garante que o fluxo e a frequência esteja na direção certa para obter taxas de conversão mais altas, dando as respostas necessárias e importantes, persuadindo o usuário e, por vezes, gerando um lead para você.

 

5] Feedback

O Chatbot Facebook é uma excelente ferramenta para coletar o feedback dos clientes. Através de uma pesquisa de mercado com perguntas simples, você consegue analisar as respostas e promover melhorias em seus produtos ou serviços e até mesmo otimizar seu site, ajustando as páginas de baixa conversão.

 

6] Agendamentos e reservas

Como muitas pessoas passam a maior parte do tempo navegando no Facebook, o Chatbot Facebook pode ser usado para automatizar tarefas comuns. Entre elas, organizar reuniões, agendar visitas ou até mesmo reservar um produto ou um pacote de viagens, por exemplo.

 

7] Aumento das vendas

Sabemos que ao fazerem compras na internet é comum que os clientes precisem de ajuda. Isso ocorre com frequência porque muitos deles não sabem identificar quais produtos atendem às suas necessidades por falta de informações.

Alguns podem ter perguntas sobre o cadastro, pagamento ou entrega, ou até mesmo ter dificuldade em encontrar algo devido a problemas de navegação quando estão em seu site.

Em todas essas situações, o Chatbot Facebook pode fornecer assistência em tempo real, tal qual ocorreria em uma loja física. Com uma comunicação interativa, onde ele também faz perguntas para entender o problema, o bot pode apresentar aos clientes páginas de produtos, cupons de desconto, imagens, entre outros.

Tudo isso com base nas respostas do consumidor, a fim de ajudá-los a efetuar a compra.

 

Chatbot Facebook de sucesso

O Bradesco conta com um Chatbot Facebook desenvolvido pela InBot para aperfeiçoar o relacionamento com o cliente, através do canal de atendimento no Facebook Messenger.

Como ele funciona: O primeiro atendimento no Facebook Messenger é feito pelo bot, retendo grande parte dos atendimentos (antes realizados pela equipe de atendimento), além de resolver grande parte dos atendimentos de forma automatizada, o assistente virtual apóia a equipe de atendimento na solução rápida das questões mais importantes. Resultado, clientes bem atendidos e um alto nível de avaliações positivas nas interações com o bot.

A Nat da Natura é outro exemplo de um Chatbot Facebook bem sucedido. Ele ajuda a escolher o melhor presente, baseado nas preferências e perfil dos clientes. Tira dúvidas e conversa sobre a marca. A Assistente Virtual disponível no Facebook Messenger possui integração com comércio eletrônico e catálogo de produtos.

 

A empresa foi uma das primeiras do setor de cosméticos a criar um ‘bot’ com aplicação de inteligência artificial, que opera em aplicativos de mensagens para automatizar respostas.

 

Como ela funciona:

  • Responde dúvidas dos usuários (utiliza Processamento de Linguagem Natural);
  • Utiliza os recursos do Facebook Messenger para mostrar opções com menus e carrossel de opções, botões, imagens e vídeo;
  • Possui sistema de recomendação de produtos baseado no perfil e na preferência dos usuários;
  • Adiciona produtos no carrinho de compras (gerenciamento da sacola) e direciona o usuário para escolher meios de pagamento online.

 

Explore o Chatbot Facebook 

As redes sociais maximizaram as oportunidades de vendas online e trouxeram para os usuários uma forma de contato mais direto com as marcas. Como você pode concluir, as vendas pelo Messenger  através do Chatbot Facebook são excelentes oportunidades que uma empresa tem não só de propagar seus serviços e produtos, mas também para criar um vínculo com seus clientes (aqueles já conquistados ou os futuros). Portanto, use e abuse dessa ferramenta!

 

Agora que você sabe mais sobre Chatbot Facebook, e como a automação do Messenger auxilia o seu negócio a vender mais, que tal conhecer os serviços que oferecemos? Acesse o nosso site e inicie a sua experiência conosco!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Chatbot é garantia de agilidade e eficácia nas negociações comerciais e financeiras

Saiba como os chatbots de linguagem natural atuam com uma comunicação fluida e humanizada para ter resultados rápidos e a um custo menor
Bot para WhatsApp

Bot para WhatsApp: Guia de automação com Processamento de Linguagem Natural

Neste post falaremos sobre como funciona a automação com Processamento de Linguagem Natural através do bot para WhatsApp. Acompanhe!