Chatbot é garantia de agilidade e eficácia nas negociações comerciais e financeiras

O processamento de linguagem natural atua com uma comunicação fluida e humanizada para ter resultados rápidos e a um custo menor

 

O uso da internet já é uma realidade para quase a totalidade dos brasileiros (94,6%, segundo a última pesquisa do IBGE) e a maioria da população (77,3%) o faz através de dispositivos móveis. O crescimento da Inteligência Artificial é exponencial e as empresas precisam estar atentas às informações sobre essa dinâmica porque a velocidade de aplicação da tecnologia tem sido um diferencial competitivo importante. Nesse contexto é que os chatbots vêm comprovando a maneira mais ágil de alcançar o cliente e a melhor forma de abordagem em momentos de negociação.   

 

Se a relação homem-máquina era muito fria há alguns anos e isso era uma barreira significativa no ambiente sensível das negociações, hoje a Inteligência Aplicada permite otimizar a comunicação para que as máquinas tenham uma interação com as pessoas da melhor maneira possível, muitas vezes até sendo confundidas com o atendimento humano. Na lista de vantagens, além do menor custo operacional, estão o equilíbrio emocional e a objetividade no diálogo, o que garante maior conforto e menos constrangimento para o cliente.

 

Como os chatbots são softwares de coleta de informações automatizadas, que permitem que as empresas conheçam melhor as razões por trás de um pagamento atrasado, por exemplo, também podem escolher a melhor forma de abordar esse cliente em busca da conciliação. A interação com chatbots deixa o cliente mais tranquilo para oferecer informações sobre problemas financeiros, o que agiliza o contato e automatiza o cruzamento de informações para encontrar a melhor solução. E quando as negociações são mais rápidas, é possível atender mais pessoas em um dia, diminuindo o custo por interação e aumentando a produtividade e a eficiência em qualquer cobrança. Isso reduz o tempo de atendimento em 5 vezes e o custo operacional cai para 34% do total.

 

E por fim, mas não menos importante, a retenção do cliente. Conquistar um cliente novo é, em média, 5 vezes mais caro do que manter um cliente antigo. A satisfação com o atendimento do chatbot ajuda muito na fidelização. Atualmente mais de 12% das dívidas são resolvidas em negociações virtuais, percentual esse que só tende a aumentar. Dados de 2018 da Serasa Experian indicam que 48,8% dos inadimplentes já afirmavam ter negociado dívidas por meio de canais digitais. E uma pesquisa do Instituto GEOC, no mesmo ano, mostrou que mais de 80% dos devedores que utilizaram os canais digitais aprovaram o método.

 

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