Chatbot e logística: veja como os assistentes virtuais podem ajudar a controlar a mercadoria

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Seja para a comunicação com o consumidor, ou seja para orientar as pessoas na hora de fazer uma negociação, os assistentes virtuais, também conhecidos como chatbots, podem ser vantajosos nas áreas comerciais, de logística e de atendimento. Podem modificar a forma do cliente se relacionar com uma determinada marca e é necessário que as organizações estejam prontas para as transformações. Por isso, é essencial ter conhecimento sobre como essa tecnologia atua dentro da empresa.

 As funções do chatbot e de outros assistentes virtuais na empresa

O chatbot de atendimento é realizado por robôs, desenvolvidos para atender as pessoas pela internet com mais rapidez e eficiência.

Outro tipo de assistente virtual é destinado a auxiliar vendedores na tomada de decisões, partindo dos dados do sistema CRM e de outras plataformas da empresa.

Este último não se trata da relação com o cliente, mas ele direciona as ações dos vendedores, baseado nas práticas que deram certo e que estão armazenadas no banco de informações.

Como os assistentes virtuais impactam no negócio e nas vendas?

Muitas atividades dos vendedores podem ser automatizadas. Segundo uma pesquisa realizada pela Mckinsey & Company, 40% do tempo destinado às práticas de vendas poderiam ser automatizados. Dessa forma, os assistentes virtuais têm uma função importante no que diz respeito à redução do tempo empregado com transações e à diminuição dos custos, ampliando a produtividade.

Com a quantidade de informações disponibilizadas num curto espaço de tempo, é complicado para uma pessoa verificar os dados e tomar decisões quanto às vendas, às mercadorias e ao atendimento ao consumidor. É nesse momento que os assistentes virtuais entram, pois através deles, a capacidade de verificação das informações é maior, facilitando a tomada de decisões, assim como o controle de mercadorias e vendas.

Benefícios da utilização de assistentes virtuais

Organizar o processo de vendas, armazenar mercadorias e atender às necessidades do cliente não são simples tarefas. De modo que o uso dos assistentes virtuais auxilia de forma ágil durante os procedimentos. Com isso, listamos as vantagens de se ter esses assistentes no cotidiano de uma empresa:

  • Agilidade para encontrar o que o consumidor quer: o chatbot se comunica com os clientes, fazendo perguntas que levarão o consumidor até os serviços ou mercadorias desejadas;
  • Velocidade e qualidade no retorno: as pessoas podem se esforçar para dar uma resposta rápida, mas os assistentes virtuais fazem isso automaticamente e em um curto período;
  • Aumento de vendas: os assistentes inteligentes são capazes de cruzar informações e mostrar itens complementares ao consumidor, estimulando a compra;
  • Diminuição dos custos e ampla disponibilidade: os assistentes virtuais atuam por 24h, durante todos os dias da semana, sem maiores custos, tendo apenas a inteligência artificial para se comunicar com o consumidor;
  • Automatização da ajuda ao cliente: as perguntas e respostas são mais diretas;

Com esse avanço, o mercado tende a ficar mais competitivo. Por isso, quanto mais cedo a empresa conhecer as novas funções, mais rápido se adaptará às mudanças.

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