Chatbots na comunicação interna: vantagens e como utilizar

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Pelas características de multifuncionalidade, e constante evolução no conhecimento através de machine learning, utilizar chatbots na comunicação interna é uma grande vantagem para o seu negócio. Com capacidade infinita de aprendizado, os robôs podem assumir várias funções e serem produtivos em todas elas. 

 

Comumente empregados no atendimento ao cliente, não significa que os chatbots devam ser pensados apenas para essa etapa dos processos de uma empresa. E você precisa estar atento e, claro, beneficiar suas equipes.

 

Uma excelente experiência é peça fundamental para impulsionar seu crescimento, demonstrando que você se importa. Com foco na excelência e buscando oferecer canais de autoatendimento disponíveis 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, as empresas encontraram nos chatbots a solução para a garantir suporte instantâneo a todos os seus públicos.

 

É exatamente por esse motivo que alguns players vêm reinventando a maneira de encarar as atividades do dia a dia, adotado o uso dos chatbots na comunicação interna de setores estratégicos.

 

Sem dúvidas, a tecnologia tem facilitado o trabalho. Recursos humanos e endomarketing, alguns dos mais beneficiados, lideram a apuração, compilação e envio de informações importantes aos colaboradores da empresa. São times considerados fundamentais, cuja fluidez e organização se tornam aliados da retenção de talentos altamente qualificados. E os chatbots podem ajudar muito!

 

Chatbot para recursos humanos

 

O setor de recursos humanos pode aproveitar o uso do chatbot, para agilizar na seleção de candidatos aos cargos disponíveis na empresa. 

 

Por exemplo, uma possibilidade interessante, é o emprego de chatbots nos processos de onboarding. Eles facilitam a integração de um novo colaborador junto à equipe, permitindo que suas principais dúvidas acerca de procedimentos, conceitos e atividades internas sejam sanadas rapidamente. 

 

Com automação de suas tarefas e diminuição da demanda, os funcionários podem focar em atividades mais estratégicas para a empresa. Todos ganham!

 

Aliás, muitas organizações realizam um onboard bastante extenso e, além de tudo, obrigatório. É neste momento que podem surgir dúvidas e inseguranças. Oferecer uma plataforma interativa é um diferencial para facilitar a vida dos recém-chegados.

 

Os chatbots garantem acesso imediato e resposta às questões mais frequentes, como as incertezas relacionadas aos convênios médicos.

 

Programá-los, especialmente em empresas com poucos funcionários, pode ser uma excelente alternativa para desafogar e otimizar o desempenho dos envolvidos no time de recursos humanos.

 

Uso de chatbots para estreitar a comunicação interna da equipe

 

O relacionamento entre departamentos que trabalham juntos, pode ser otimizado com o uso de chatbots. A integração com softwares de troca de mensagens, como o Slack e o workplace do Facebook, dentre outras, é só o começo.

 

Envio de informações aos colaboradores e respostas automáticas para perguntas frequentes relacionadas aos projetos em andamento, são algumas outras possibilidades de aplicações de chatbots na comunicação interna

 

Empresas que trabalham com freelancers têm maior demanda por esse tipo de entrega, pois a movimentação de colaboradores é relativamente alta.

 

A inteligência artificial está personalizando cada vez mais a experiência de convivência, o que aumenta exponencialmente a autonomia do uso dos chatbots para apoiar a comunicação interna das corporações

 

Embora exija um aporte financeiro inicial, trata-se de um investimento que deve gerar frutos a curto e longo prazo. Nós, da InBot, estamos aqui para tirá-los do papel.

Entre em contato conosco através de nosso site. Encontraremos as soluções personalizadas perfeitas ao seu negócio!

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