Brand Awareness e Engajamento do Consumidor: Como melhorar a experiência nos Chatbots

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Você lembra de em algum momento ter escutado o termo “Brand Awareness”? Essa  expressão é bastante conhecida e utilizada nas estratégias de marketing de diversas empresas, independente da segmentação.

Em português, o conceito quer dizer “notoriedade ou consciência da marca”. E para que você compreenda como ele impacta seu negócio e pode auxiliar a melhorar a experiência nos Chatbots, desenvolvemos este post. Siga com a leitura e tire suas dúvidas sobre do assunto!

 

O que significa Brand Awareness?

 

É uma métrica de marketing que tem finalidade de mensurar o quanto uma marca é reconhecida pelos seus clientes ou consumidores.

Logo, sempre que a sua empresa desenvolver uma estratégia de brand awareness, a sua marca ganhará mais notoriedade perante o público. Isso é fundamental para aumentar a confiança dos consumidores nos seus produtos ou serviços. Bem como expandir o engajamento do consumidor.

 

É também uma forma de alinhar os diferentes objetivos de uma estratégia de marketing.

 

Afinal, para tornar uma marca mais forte junto ao seu público, é necessário que ela seja identificada pelo maior número de pessoas possível, mas também que haja admiração pelo que ela representa, em especial a respeito da sua credibilidade.

 

Quer um exemplo de como ele funciona na prática?

 

Você provavelmente já comprou muito poliestireno expandido, mas ao chegar na loja pediu “isopor”. Usou diversas vezes as hastes flexíveis com pontas de algodão, mas pediu “cotonetes”. 

 

Um brand awareness elevado é o que faz muitos consumidores falarem “Bombril” em vez de palha de aço e “Gilette” em vez de lâmina de barbear.

 

É o que faz, também, as pessoas se lembrarem de determinadas marcas quando pensam em uma característica ou símbolo.

 

Por exemplo, a Ferrari é associada à carros esportivos luxuosos vermelhos; já a Apple é facilmente reconhecida por seu logo em formato de maçã mesmo sem ter seu nome exposto na arte.

 

Enfim, tudo isso tem a ver com a consciência de marca.

 

Chatbots: Porque investir em Brand Awareness é importante?

 

Ter um Chatbot conhecido no mercado e fortalecido com o público agrega vantagens interessantíssimas para a empresa.

 

Se você cogita preparar uma estratégia de marketing para aumentar seu brand awareness, veja de quais formas seu negócio pode se beneficiar:

 

  • Aumento direto nas vendas, já que marcas mais lembradas e procuradas vão sempre vender mais;
  • Aproximação da marca com o cliente. Marcas que não saem da cabeça do consumidor desenvolvem melhores relacionamentos com seu público;
  • Maior alcance e eficácia da estratégia de marketing, uma vez que o público já conhece a marca e tem uma boa percepção sobre ela;
  • Firma a marca como referência em seu próprio mercado, o que sempre vai atrair novas pessoas até ela com mais facilidade.

 

A InBot por exemplo, foi bem sucedida ao criar o assistente virtual Doutor Wilson. O objetivo dele é salvar vidas por meio do conhecimento e prevenção. O bot tira todas as dúvidas dos usuários sobre água, doenças negligenciadas, prevenção, cuidados e outros assuntos relevantes sobre meio ambiente e saúde.

 

E sabe qual foi o resultado disso? 

 

A 2ª edição do Bots Brasil Awards, premiação dedicada a reconhecer os melhores cases do mercado brasileiro, elegeu o Assistente Virtual com Inteligência Artificial Doutor Wilson como o melhor chatbot 2018-19 em duas categorias. Na primeira, “Assistentes Pessoais”, ele venceu tanto na opinião dos especialistas quanto do público. Enquanto na categoria “Ação social”, a grande maioria do público escolheu o Doutor Wilson como melhor chatbot. 

 

Mas afinal, como aplicar o Brand Awareness e engajar os consumidores que utilizam os Chatbots?

 

Agora que compreendemos o significado e a importância do Brand Awareness para a sua empresa, que tal descobrirmos como fazer com que o seu Chatbot ganhe notoriedade e consiga engajar os consumidores?

 

Algumas práticas e estratégias podem ser adotadas nesse sentido para ajudar o seu bot a conquistar melhores percepções por parte do cliente.

 

Confira quais:

 

Conheça a fundo sua persona

 

Saiba o tempo todo com quem está lidando e para quem está trabalhando e tentando vender. Defina corretamente suas Personas e trabalhe sempre com elas em mente. Pesquise o mercado, os hábitos de consumo dos clientes e faça tudo para personalizar ao máximo seu Chatbot para eles.

 

Estimule o relacionamento e a fidelidade

 

Seja para esclarecer uma dúvida sobre o horário de atendimento ou sobre um problema com um produto, os chatbots estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana

 

É aí que os clientes percebem o diferencial da marca, que apresenta respostas imediatas no momentos em que eles estão mais interessados ou necessitados. Com uma conversa, os chatbots resolvem problemas comuns em uma troca de algumas mensagens, se aproximando dos clientes e ajudando com agilidade.

 

Clientes satisfeitos e seguros com o atendimento oferecido tendem a comprar com maior recorrência. É importante lembrar que quanto mais eles confiarem no funcionamento da ferramenta e se engajarem nas conversas, mais entusiastas da marca eles serão, ajudando a definir a compra de outros clientes e recomendando seu chatbot para outros visitantes. Isso evita que eles procurem concorrentes ou outros canais de contatos.

 

Com um atendimento ágil, diretamente nos chatbots e aplicativos de mensagens, os chatbots transmitem uma sensação de modernidade e confiança aos clientes, já que sempre poderão contar com a ferramenta, independentemente do horário, dia ou localidade. Dessa forma, sua marca ganha mais credibilidade e, consequentemente, deixa seus clientes satisfeitos com seu atendimento.

 

Cuide da satisfação do cliente

 

O modo como os Chatbots lidam com as reclamações dos usuários é decisivo para a continuidade dos seus negócios. Assim, por meio da análise de padrões, os chatbots conseguem gerar insights para gestores, viabilizando a identificação das causas de problemas no atendimento.

Solucionar as reclamações rapidamente é uma forma de consolidar a imagem da sua empresa no mercado. Um cliente satisfeito gera receitas e facilita o crescimento do seu negócio.

 

Desenvolva uma abordagem eficaz

 

Saber vender não é só convencer clientes e conseguir bons números. Os bons vendedores tem um planejamento de vendas eficaz. Eles sabem a hora certa, o melhor discurso e conseguem atingir em cheio as maiores necessidades dos clientes. Esse trabalho bem feito certamente terá um reconhecimento positivo da marca como uma de suas consequências.

 

A chance de vender para pessoas que visitaram seu site pode ser maior se você utilizar abordagens pró-ativas! Se alguém está navegando na página da sua empresa, provavelmente, tem interesse no assunto ou no produto/serviço que disponibiliza.

 

Nesse caso, os bots podem divulgar promoções, oferecendo descontos, frete grátis e outras ofertas para os visitantes do site.

 

Faça pesquisas de mercado e imagem da marca

 

Na pesquisa de mercado, a função dos Chatbots é coletar as respostas de um questionário preestabelecido, apurar e analisar os dados obtidos. Em todos os casos, a empresa pode escolher quem fará parte da pesquisa (pensando em idade, localização, gênero, etc.) e estes indivíduos então serão convidados a participar.

 

Ao fornecer a possibilidade de responder um questionário a partir de uma ferramenta que o indivíduo já está acostumado a utilizar, as chances de as respostas dadas serem mais naturais aumentam. Como agradecimento, é sempre interessante oferecer alguma recompensa para o participante depois do processo.

 

O uso de chatbots na pesquisa de mercado está apenas começando, mas algumas empresas já comprovaram que os resultados dessa ação podem ser muito benéficos. As respostas recebidas são únicas e revelam um lado bastante íntimo do consumidor.

 

Com atividades simples e inovadoras como essa, sua marca passará a conhecer melhor seus clientes e poderá desenvolver estratégias cada vez mais eficazes!

Quer saber como desenvolver um assistente virtual eficaz para o seu negócio? Entre em contato com a InBot agora mesmo!

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Chatbots

Chatbots facilitam tarefas e reforçam os negócios em tempos de pandemia global

Neste post falaremos sobre como os chatbots facilitam tarefas e reforçam os negócios em tempos de pandemia global. Confira!
Voice Chatbots

Voice Chatbots: Conheça a experiência do Speech to Text

Conheça o Speech to Text, interface que faz o reconhecimento de voz e transforma o áudio em texto, simultaneamente e qualifica o atendimento.