Bot para WhatsApp: Guia de automação com Processamento de Linguagem Natural

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Saída encontrada por muitas marcas para otimizar as interações com seus públicos, o bot para WhatsApp é uma ferramenta que vem tornando-se cada vez mais popular e estratégica no mundo dos negócios.

 

Diversas pesquisas já constataram que o WhatsApp é um dos canais preferidos dos brasileiros, quando o assunto é comunicação eficiente. Uma delas, realizada em 2020 pela Opinion Box em parceria com o portal Mobile Time, revelou que 93% da população abre o aplicativo todos os dias.

Seja para questões pessoais ou para resolver qualquer pendência com prestadores de serviços e fornecedores de produtos, a ferramenta é poderosa em agilidade e aproximação. 

No entanto, nada disso é tão bem aproveitado sem uma ajuda especial de mais tecnologia. Afinal, é necessário gerenciar o fluxo intenso de mensagens que, inevitavelmente, acaba acontecendo. Assim, evita-se que o usuário fique furioso por ter de esperar demais.

Uma das soluções recentes que o mercado vem oferecendo, para eliminar o gap no atendimento e ainda dar uma forcinha para o crescimento nas vendas, é a contratação de um bot para WhatsApp.

O uso de um robô que conversa no WhatsApp surge, portanto, para qualificar o atendimento profissional de qualquer empresa.

Antes de falarmos sobre o que são bots e quais as funcionalidades de um robô que conversa no WhatsApp, é preciso esclarecer possíveis dúvidas de quem procura inserir seus negócios no maior mensageiro do mundo. 

Que tal saber o que significa ter uma conta comercial no WhatsApp, o que é WhatsApp Business e qual é a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business? Vem ver!

Se já existe WhatsApp, para que serve o WhatsApp Business?

WhatsApp ou WhatsApp Business

O WhatsApp é um aplicativo de conversação que oferece um perfil pessoal para o usuário com detalhes básicos informacionais. Já o WhatsApp Business surgiu com a intenção de atender a perfis de empresas e oferecer detalhes de produtos e serviços.

Ou seja, o WhatsApp Business foi desenvolvido para auxiliar as empresas que querem utilizar o aplicativo como ferramenta de trabalho.

Há sim semelhanças entre os dois. Pertencentes à mesma empresa, são usados para conversas e trocas de arquivos em diferentes formatos. Além disso, os dois podem ter vínculos em contas do iCloud ou do Google Drive para armazenar dados e efetuar o backup.

Antes que você pergunte, “então, por que usar WhatsApp Business e como o WhatsApp Business funciona?”, listamos algumas das principais diferenças entre estes dois aplicativos para a sua empresa conhecer os recursos exclusivos e as funcionalidades do aplicativo com foco nos negócios.

 

Qual a diferença entre WhatsApp e WhatsApp Business?

 

Um perfil comercial, filtros de pesquisa avançados, link curto para compartilhamento, mensagens de saudação automática, Respostas rápidas, chatbots para WhatsApp são alguns dos atuais recursos exclusivos deste aplicativo.

 

O que é um perfil comercial no WhatsApp Business?

 

Empresas que buscam o aplicativo como ferramenta de trabalho alcançam um espaço de perfil comercial. Se você já tem uma conta no WhatsApp, já percebeu o pouco espaço que existe para apresentação pessoal. No WhatsApp Business, é possível incluir detalhes de sua empresa, informações de contato e oferecer catálogos dos seus produtos ou serviços.

 

Filtros de pesquisa avançados WhatsApp Business garantem agilidade

 

O uso de aplicativos de conversa online deve ser sinônimo de atendimento rápido e prático. A opção de filtros mais avançados para pesquisas facilita o encontro de mensagens em grupo, transmitidas, não lidas e até com determinadas etiquetas de identificação.

 

Para que serve o recurso de Link curto do WhatsApp Business?

 

O recurso de link curto faz a sua empresa ganhar tempo e alcançar maior interatividade, em vez de ter que salvar o número do cliente nos contatos para conversar. Pelo WhatsApp Business, a sua empresa cria um link curto e compartilha. O cliente clica e já consegue conversar com o atendimento da sua empresa.

 

Quais os benefícios da mensagem automática WhatsApp Business?

 

Aconteceu algum problema e sua empresa precisou ficar um período indisponível para atendimento no aplicativo? 

O recurso de mensagem automática de saudação do WhatsApp Business garante que seu cliente não fique sem saber o que está acontecendo com a sua marca. Assim, você transmite sensação de transparência e agilidade para o usuário, mesmo em momentos de indisponibilidade.

 

Bots WhatsApp: Um recurso à frente da concorrência

 

Ninguém gosta de procurar um atendimento e não encontrar, certo? Com chatbots WhatsApp, sua empresa nunca fica indisponível.

As mensagens de saudação automática podem ser uma solução momentânea. Mas a repetição das buscas pelos seus produtos e serviços por parte dos clientes e o desconforto de não encontrá-los repetidamente pode gerar descredibilidade a sua marca. Por isso, um recurso indispensável para a qualidade no atendimento é o de bots Whatsapp. Além de servir também como robô de vendas.

Mas para explicarmos este último recurso, que é o atual diferencial das empresas no mundo virtual dos negócios, vamos detalhar o que são esses assistentes virtuais chamados de bots.

O que é um bot e para quais finalidades pode ser construído?

O que é um bot?

Chatbot é um robô de conversação com capacidade de reconhecer e interpretar diálogos, com memória e lógica para escolher respostas apropriadas para cada questão. Surgiu a partir de uma necessidade de mais agilidade no atendimento à audiência das marcas, de forma que demandas frequentes pudessem ser resolvidas automaticamente.

E as funcionalidades não param de avançar!

Com o suporte de um trabalho exaustivo acerca de inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina (machine learning) constante, as interações ficam mais espontâneas. E quando o trabalho é realmente bem feito, dificilmente o usuário percebe o transbordo do contato para um atendente humano.

Estes personagens virtuais têm uma versatilidade magnífica e podem atuar nos mais variados setores de uma corporação, auxiliando nas comunicações externa e interna, 24 horas por dia, sem pausas durante a semana. 

O que difere um assistente do outro, são as aplicações para as quais são desenvolvidos, e suas expertises dependem única e exclusivamente do conteúdo que lhes é ensinado.

Algumas soluções oferecem bots para multicanais sincronizados ao perfil e voz da marca, sem causar ruídos ou problemas de posicionamento.

O que é um bot para WhatsApp e como ele funciona?

 

Esse é um assistente virtual com IA, criado para atender os usuários exclusivamente na plataforma de mensagens. Chatbots para WhatsApp existem para facilitar os processos, fazendo a linha de frente na filtragem daquilo que pode ser resolvido instantaneamente, sem a intervenção de uma pessoa real.

Além do conteúdo e da base de conhecimento previamente inseridos nos bots WhatsApp dotados de inteligência artificial, a evolução é contínua através do histórico de uso que fica armazenado em grandes bancos de dados.

O que é um bot para WhatsApp com Processamento de Linguagem Natural?

 por que ter um bot para WhatsApp

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma ferramenta poderosa, capaz de entender as nuances da linguagem escrita e da voz, transformando a jornada conversacional em uma experiência coerente, precisa e direta.

Quando incorporado em um chatbot, o PLN é responsável pela tão falada humanização dos personagens, criando ambientes carismáticos que estimulam a interatividade. O diálogo é tão espontâneo, que o robô entende a intenção do usuário e pode, inclusive, tomar sábias decisões no meio do caminho.

Por que contratar um Bot para WhatsApp com PLN? 5 benefícios

Uma marca precisa enxergar a importância de manter a presença qualificada em todos os canais on e offline disponíveis. Um bot WhatsApp com inteligência artificial e PLN pode ser um forte aliado para:

 

  1. Gerar confiança e credibilidade para a marca;
  2. Aumentar a satisfação dos clientes, do início ao fim da interação;
  3. Atender mais de um usuário simultaneamente, diminuindo os custos e aumentando a probabilidade de fechar negócio;
  4. Otimizar os esforços do time, já que ele ficará focado em resultados e não mais em atender tarefas simples e repetitivas;
  5. Mesmo com um robô, o atendimento é personalizado e direcionado com fluidez para as etapas corretas, inclusive, quando necessário, para a intervenção humana.

Como ter um Bot para WhatsApp?

 

Adquiri-lo é algo relativamente simples. Existem diversas empresas preparadas com soluções na medida para as necessidades do negócio. A InBot, por exemplo, atua desenvolvendo bots com inteligência artificial e Processamento de Linguagem Natural para os mais variados nichos.

Diferente dos robôs de conversação construídos com base em Unidade de Resposta Audível (URA), que trazem poucas opções de interação, além de entenderem apenas números ou palavras-chave, os bots para WhatsApp com inteligência artificial compreendem o que o cliente fala. O canal aberto aumenta o engajamento e, consequentemente, o histórico do relacionamento se torna uma rica fonte de informações que direciona a evolução do bot.

Os chatbots para WhatsApp encontram funcionalidades desde a resolução de dúvidas e problemas no atendimento à venda de produtos e fidelização dos clientes.

Como criar um robô de vendas?

A criação bem sucedida de um robô virtual depende de cinco atitudes iniciais: Descobrir um objetivo, desenhar uma persona, explorar a Inteligência Artificial, escolher as plataformas de mensagem e selecionar a empresa com a melhor solução. Contar com especialistas em como criar um robô virtual pode garantir a segurança dos seus investimentos.

 

Gostou do conteúdo e se interessou na criação de um bot WhatsApp para seu negócio? Então, entre em contato conosco e vamos traçar juntos a estratégia na medida para as suas necessidades.

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