Benefícios dos chatbots: Confira as vantagens dos assistentes virtuais em diferentes setores sociais

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

A procura por atendimentos online através de assistentes virtuais em diversas indústrias e segmentos tem aumentado mais a cada ano. Saiba quais são os benefícios dos chatbots para o crescimento dos seus negócios. 

Benefícios dos chatbots

Só um chatbot pode atender usuários online a qualquer hora do dia, em qualquer dia da semana. Esse trabalho, através de bots inteligentes, acontece através de conversas amistosas, fluidas e objetivas, seja por texto, seja por voz.

Outra vantagem é a possibilidade de integração do bot aos diversos canais de comunicação da empresa. Esse benefício é capaz de expandir o diálogo dinâmico, preciso e amplo, atendendo com eficiência desde a ansiedade e a pressa dos jovens até o detalhamento necessário à compreensão dos mais velhos em sites, blogs ou redes sociais. 

Chatbots também podem ser internacionalizados e garantir uma conversa de verdade e inclusiva para cada um de seus usuários.

A atenção única dos chatbots encanta, engaja e fideliza o cliente. Além do mais, ficam guardadas na memória do robozinho todas as informações que restaram indefinidas, o motivo das dúvidas e as possibilidades de retomar o contato sem a necessidade de repetir as informações básicas.

Um chatbot processa tudo e se aperfeiçoa a cada conversa, podendo inclusive transformar qualquer simples visitante curioso em um cliente potencial.

Assim, em suas melhores versões, chatbots construídos sobre Inteligência Artificial e Processamento de Linguagem Natural, são capazes de interagir em diversos canais digitais, sem a frieza das URAs, compartilhando base de conhecimento e estimulando um diálogo espontâneo e conquistam cada vez mais os consumidores online, apresentando resultados positivos em diferentes setores e segmentos empresariais.

Chatbots presentes em diferentes setores

 

Se antes, a novidade era encontrar robôs atuando no setor de automação de atendimento, agora eles já ocupam com louvor outros setores e segmentos empresariais.

Conheça agora alguns dos novos setores e segmentos que os assistentes virtuais entraram e se garantiram:

Setor de Atendimento

Chatbot no Atendimento

Ser atencioso, honesto e gentil já não é mais suficiente. O nível de exigência do consumidor vem crescendo na medida em que a tecnologia oferece novos recursos e, principalmente depois que a pandemia de Covid-19 chegou.

Rapidez, clareza, objetividade e transparência compõem o atendimento personalizado que a competitividade do mercado vai impondo a todos os tipos de negócios.

No setor raíz da sua criação não tinha como ser diferente. Os chatbots já têm anos de experiência em atendimento e proporcionam excelentes resultados na avaliação dos consumidores.

Um exemplo de case de sucesso em atendimento da InBot é o assistente virtual de atendimento no Facebook do Bradesco:

“A InBot nos deu a oportunidade de reduzir a quantidade de mensagens respondidas por um analista e agilizou o nosso atendimento no Facebook. Com isso nossos analistas podem se ocupar em resolver problemas mais complexos, e deixar que o bot responda as perguntas mais simples e corriqueiras”. (Rosane Ferreira Silva – Bradesco-CDEC)

O Bradesco utilizou nossas soluções de chatbot para resolver questões de comunicação interna – para acelerar processos – e melhorar o relacionamento com o cliente, através do canal de atendimento no Facebook Messenger.

Setor de Comércio Eletrônico

Chatbots no comércio eletrônico

O comércio eletrônico, conhecido também como E-commerce, acontece por meio da compra e venda pela internet. Nessa modalidade, as empresas vendem por meio de lojas virtuais próprias.

Alguns segmentos desse setor, como os de alimentação e vestuário, foram altamente ampliados para evitar saídas de casa no período de pandemia. Deliverys então se tornaram companheiros do dia a dia de muitos brasileiros. E para isso acontecer com maior eficiência e não deixar ninguém esperando, os chatbots também marcam presença.

Um chatbot nesse setor proporciona redução de custos, tendo o controle do processo do início até o fim e diminuição da margem de erros e, quando eles acontecem, é possível detectá-los e corrigi-los com maior eficiência.

Além de garantir uma resposta mais rápida ao cliente e um aumento no número de atendimentos. O chatbot está sempre online, por diversos canais simultaneamente e a cada contato do usuário, vai armazenando informações e aperfeiçoando o perfil do cliente como dados pessoais, gosto, hábito, preferência.

A necessidade única de algum produto, como a de alimentos, acelera a vontade de retorno mais ágil e alcançar menor tempo durante um atendimento permite atender mais clientes em um espaço de tempo menor. O resultado é o crescimento natural da demanda.

Após o chatbot conhecer a frequência de contato e as preferências, fica mais fácil se fazer presente e trabalhar promoções personalizadas que encantam.

Com chatbots nesse setor, é possível diminuir o número de pessoas envolvidas em cada processo. Assim, os níveis de intermediação de logística ficam simplificados e há menos custos.

Por fim, os assistentes podem executar pesquisas de satisfação. À medida que a experiência do usuário vai melhorando, a fidelização se reforça.

Um exemplo da InBot foi a assistente virtual da Natura:

“A Nat da Natura ajudou milhares de pessoas a escolher o melhor presente, baseado nas preferências e perfil dos clientes. Tirava dúvidas e conversava sobre a marca. A Assistente Virtual se encontrava no Facebook Messenger e possuía integração com comércio eletrônico e catálogo de produtos”.

Processo Eleitoral

Chatbot no setor eleitoral

A presença de bots nesse segmento de órgãos públicos ainda é inovador. O serviço aos eleitores pode ser de fornecer consultas sobre local de votação, verificação da situação eleitoral, emissão de certidão de quitação e resolução de dúvidas. Tudo de maneira automatizada.

Também temos um exemplo de chatbot de Serviços ao Eleitor da InBot: 

Assistente Virtual no Twitter com integração com sistema do Tribunal Superior Eleitoral, utilizando linguagem natural e atendendo a diversos canais sem precisar ‘reescrever’ o core da Inteligência, compartilhando as mesmas features e base de conhecimento. Bastava o usuário fazer a pergunta desejada e colocar seus dados. O bot trazia as informações solicitadas de forma inteligente e personalizada”.

Setor de Imóveis

Chatbots no setor imobiliário

No setor de Imóveis, um chatbot ajuda a encontrar os leads qualificados para você, permitindo que você dedique seu tempo e esforço engajando os clientes mais inflexíveis sobre como fazer uma compra.

O indicado é que os bots no mercado imobiliário estejam envolvidos nas etapas de reconhecimento, interesse, conversão e qualificação, alcançando todos os benefícios da agilidade nos processos, ganhando tempo, diminuindo custos e garantindo a conquista do cliente para deixar o corretor imobiliário concentrado na fase final com o fechamento do negócio.

Setor de Viagem e Hotelaria

Chatbot no setor de viagens

Antes de saber de quartos ou serviços, como alimentação, atividades físicas e entretenimento em geral, o cliente da Rede Hoteleira agora quer saber primeiro das normas e procedimentos de biossegurança.

Daqui pra frente, passar com clareza detalhes dessa proteção de saúde e da “experiência de baixo contato” é o grande desafio, que vai gerar e consolidar a confiança em quem ainda está inseguro, mas precisa do suporte para suas atividades profissionais ou de lazer. 

Os chatbots são capazes de resolver consultas em tempo real. Os clientes podem comprar passagens aéreas ou reservar quartos de hotel usando chatbots. Mais do que isso, eles atuam como assistentes de viagens pessoais.

Um bot de viagens pode enviar lembretes sobre seu voo, horário de check-in, bem como sugerir pontos turísticos e atrações nas proximidades. O cliente liga para fazer uma reserva de quarto e saber o preço, o chatbot dá as informações e finaliza a reserva na hora.

No contexto da conversa ainda pode oferecer a escolha do que o cliente deseja encontrar no frigobar, lembrar que há wi-fi disponível e opção de acessar a TV fechada, e que há a possibilidade até de agendar o horário em que a camareira fará a arrumação. Tudo isso de forma simples, rápida e eficiente, pelo WhatsApp via smartphone.

Da mesma forma, o chatbot com instruções internas poderá disponibilizar a qualquer momento, pelo telefone celular na mão do cliente, o jeito de acionar um QRCode para ativar o botão do elevador sem tocá-lo, usar a chave eletrônica do quarto ou fazer o pagamento a distância no momento do check out.

Setor de Saúde e Meio ambiente

Chatbot no setor Hospitalar

A solução para hospitais e clínicas na gestão de serviços da saúde garante mais organização e eficiência com custos menores.

Pelo segmento hospitalar do setor de Saúde com chatbots, o paciente pode ligar e ser atendido a qualquer momento, sem espera, com uma conversa fluida e humanizada, tanto para simples esclarecimentos ou pequenos aconselhamentos quanto para agendar ou marcar consultas e exames.

O atendimento do chatbot faz um filtro e libera servidores administrativos, enfermeiras, auxiliares clínicos e médicos para situações mais específicas.

Ou seja, algumas das vantagens evidentes são o fim das filas, a emergência mais rápida e eficiente, os documentos e prontuários sempre à disposição e as requisições e resultados de exames passam a ser recebidos pelo paciente por sms, e-mail ou mesmo pela automação de atendimento whatsapp.

E pelos mesmos canais são encaminhados de volta ao médico, que avalia, examina e receita as instruções da mesma forma, com mais agilidade e objetividade, ficando o paciente no conforto do seu lar e sem perder tempo e dinheiro com deslocamentos. 

Os chatbots também podem atuar nesse setor como facilitadores de conhecimento sobre saúde e meio ambiente, solução muito importante principalmente em tempos de pandemia. Um exemplo de assistente virtual de sucesso da InBot é o Doutor Wilson:

“Meu nome é Dr. Wilson e sou um bot de saúde. Meu propósito é salvar vidas através do conhecimento. Converse comigo no chat abaixo e saiba mais sobre água, energia, doenças negligenciadas e outros assuntos relevantes ao meio ambiente e à sua saúde”.

Outro exemplo do setor de Meio Ambiente é a criação da InBot para a Petrobras: o Robô Ed.

O robô Ed foi criado para a conscientização sobre o uso da energia e preservação do meio-ambiente e se tornou um verdadeiro sucesso com o público.

“No ar durante 13 anos, o bot falou – como se fosse uma atendente real – com os usuários de mais de um milhão de frases em um dia. Criado em 2004, com a tecnologia InBot pelo CONPET (Petrobras), o Ed é um robô com Inteligência Artificial capaz de conversar simultaneamente com milhares de pessoas, sobre vários assuntos”. 

Setor de Entretenimento

Chatbots no setor de entretenimento

Aguçar a curiosidade daqueles que buscam por entretenimento é fundamental para que a cada dia eles se sintam mais próximos e satisfeitos com a praticidade para encontrar algo que procuram.

Longe das ameaças de fraude ou outros crimes, a indústria do entretenimento e lazer, das animações e efeitos especiais, sempre tem espaço para criar, ousar, experimentar e divertir. 

Os games com a interação da realidade virtual, simulando competições em diversas áreas ou aventuras fascinantes, encantam as gerações que vão chegando sem saber como era o mundo antes da era digital.  

Com chatbots, as experiências podem ser cada vez mais individualizadas a partir de um software que cria, segundo alguns parâmetros, atividades personalizadas de acordo com a solicitação e sentimento das pessoas.

Setor de Educação

Chatbots na educação

Implementar chatbots no Ensino pode potencializar a aprendizagem, deixando os processos educacionais mais ágeis e diminuir os custos do financeiro, permitindo investimento em novas estratégias e suporte administrativo, ampliando a capacidade de trabalho dos profissionais, além da novidade sobre a possibilidade de realização de cursos dinâmicos através do WhatsApp com o uso de chatbots.

 

A metodologia ainda aparece em desenvolvimento, mas já é possível afirmar que esses cursos oferecem maior acessibilidade e interatividade com o mundo da educação, mostrando resultados cada vez mais expressivos na avaliação da aprendizagem.

Setor Bancário

Chatbots no setor bancário

Mais um setor que trabalha com bots na facilitação e agilidade da comunicação entre  empresa e clientes é o bancário.

Seguindo a rota contrária de muita burocracia e filas de espera, os chatbots em bancos respondem às dúvidas e interações do usuário, informam sobre transações, como pagamentos e faturas, dão continuidade em atendimentos a partir de interações anteriores e aconselham financeiramente o usuário, entre outras ações.

Um exemplo de criação da InBot nesse setor é do assistente virtual da TecBan.

“Criado para auxiliar os usuários em diversos serviços da TecBan, entre eles informações sobre os caixas 24 horas mais próximos e instruções sobre como agir em casos de problemas durante o saque, o Téo está disponível tanto no site quanto no app da instituição”. (TecBan)

Além desses exemplos, a cada dia, novos setores da sociedade percebem a urgência em se fazerem presente nos avanços da nova fase de transformação digital. Acompanhe nosso conteúdo e fique por dentro das novidades.

Gostou do conteúdo e já quer saber mais? Fale conosco e planeje agora o chatbot ideal para você. Olharemos para dentro de sua empresa e traçaremos uma estratégia que faça sentido para o seu negócio.

Compartilhe

[wpdevart_facebook_comment curent_url="https://www.inbot.com.br/blog/beneficios-dos-chatbots?page&name=beneficios-dos-chatbots&category_name=blog" order_type="social" title_text="" title_text_color="#000000" title_text_font_size="22" title_text_font_famely="monospace" title_text_position="left" width="100%" bg_color="#d4d4d4" animation_effect="random" count_of_comments="3" ]Tags: , , , , ,

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Como divulgar seu chatbot no Instagram

Como divulgar seu chatbot no Instagram: Conheça 3 caminhos inteligentes de divulgação

Saiba agora como divulgar seu chatbot no Instagram, aumentar a visibilidade da sua marcar e ficar à frente da concorrência.
Trend e e-commerce com chatbots no Instagram

Trend no e-commerce: conheça os recursos de chatbot no Instagram

Saiba como os recursos de chatbot no Instagram podem trazer inúmeros benefícios para alavancar suas vendas na rede.