Automatizar tarefas: vantagens de contar com Assistentes Pessoais Virtuais no dia a dia

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Pensar em assistentes pessoais não humanos para automatizar tarefas, pouquíssimos anos atrás, parecia algo extremamente futurista e distante. Onde já se viu uma máquina respondendo perguntas ou mudando o canal de sua TV de forma coerente e, aparentemente, pensada? É claro que isso tudo é coisa de cinema, né!?

Vamos parar um pouquinho e analisar com calma o que anda acontecendo!

Aqui estamos nós, entrando em uma nova década, conversando com telas sem, muitas vezes, nos darmos conta disso. Hoje elas nos ajudam a organizar as nossas vidas de diversas maneiras, e nos tornaram seus dependentes.

Lembra que logo ali atrás, aqui no Brasil, a internet era discada? Naqueles tempos era fácil imaginar que algo assim fosse coisa de gente criativa demais.

Evolução é isto mesmo. Precisa de uma dose generosa de loucura e, ao mesmo tempo, brilhantismo extremo.

Mas, vamos ao que interessa de verdade!

Rotina é padrão. Você acorda todos os dias no mesmo horário, toma banho, escova os dentes, alimenta-se no café da manhã com o noticiário à sua frente, e sai para o trabalho ou vai para o home office.

Aí vem alguém e questiona-se: é possível tornar a vida mais prática? Em réplica, como um gênio da lâmpada que atende desejos, vem o mercado e responde: sim, sim, como não!?

A tecnologia está tão fantástica que encontramos facilmente alguns pequenos dispositivos – para além da Siri do Iphone -, dotados de inteligência artificial e capazes de otimizar algo muito valioso na atualidade: O NOSSO TEMPO! 

Vejamos, a seguir, o que os assistentes pessoais virtuais já podem fazer por nós!

O que é um assistente pessoal virtual?

 

Antes de deparar-se com as funcionalidades de um assistente pessoal virtual, você deve olhar para a sua razão de ser.

 

Como tudo começou?

 

Os primeiros indícios dessa tecnologia no mundo surgiram em 1911, através de um artefato chamado Rádio Rex. Embora esse equipamento ainda não pudesse ser visto como um assistente pessoal, sua capacidade de ativação por voz pode ser considerada o início da caminhada para a tecnologia que conhecemos hoje.

 

Cinquenta anos depois, o Shoebox provou ser capaz de identificar 16 palavras pronunciadas e os números de 0 a 9. Já o reconhecimento digital da fala chegou às casas dos consumidores apenas na década de 90, como um recurso em computadores pessoais. 

 

Mas foi a Apple, em 2011 e com seu Iphone 4S, a marca que voltou os olhos do globo terrestre para os assistentes pessoais.

Eles foram pensados para automatizar tarefas e promover experiências únicas!

 

Das fáceis às mais complexas, assistentes pessoais virtuais dotados de inteligência artificial são perfeitamente capazes de executar de forma ágil, precisa e eficiente as atividades para as quais são treinados. 

 

Eles podem sanar dúvidas, realizar ligações, verificar a previsão do tempo, tocar o despertador na hora exata que você precisar, achar um endereço e apontar o melhor caminho, entre milhares de outras funções, sem que você necessite de outro dispositivo ou ferramenta que não sejam a sua voz e o seu smartphone.

 

Basta apenas pedir!

 

Os assistentes pessoais virtuais não estão apenas nos smartphones!

 

Com a Internet das Coisas popularizando-se em diversos países, foram lançados equipamentos que podem automatizar tarefas domésticas (como acender luzes, abrir e trancar portas, ligar e desligar a Smart TV, controlar a temperatura e acionar qualquer eletrodoméstico que você quiser). 

 

Para fazer esse controle e automação, duas “engenhocas” já estão bastante famosas por aí:

 

O Google Home – com sua alta capacidade de aprendizado – promete ser a revolução da revolução. 

 

O Echo Dot, da Amazon – compatível com uma diversidade incrível de aparelhos – traz a assistente Alexa, queridinha do momento.

 

O universo corporativo rende-se às vantagens de automatizar tarefas através de assistentes pessoais 

 

Com a mudança no comportamento humano com relação à inteligência artificial, as empresas já começaram a enxergar nesta uma excelente maneira de realizar uma “reforma” digital profunda. 

 

Os assistentes pessoais virtuais abriram portas para uma nova forma de relacionar-se com os stakeholders utilizando, por exemplo, os chatbots em diversos canais, estabelecendo a automação de processos de uma forma menos dura e mais amigável. 

 

Veja bem, é possível desenvolver uma solução que contenha a exata personalidade de uma marca, e que converse com os usuários de forma fluída e humanizada. A partir disso cria-se conexão, simpatia e retenção!

 

A InBot tem uma equipe multidisciplinar preparada para construí-la de acordo com as necessidades do seu negócio. Entre em contato conosco e comece agora mesmo a transformar inteligência em resultados.

 

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