Automação com chatbots: a solução para hospitais e clínicas na gestão de serviços da saúde

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Essa ferramenta de automação de atendimento a pacientes garante mais organização e eficiência com custos menores.

 

Milhões de brasileiros se queixam todos os dias do Sistema Único de Saúde (SUS), apesar do reconhecimento internacional da qualidade dos serviços técnicos prestados, do alcance social que tem e dos avanços na telemedicina, principalmente depois da chegada da Covid 19 este ano. Demora, porém, continua sendo a palavra que mais aparece em qualquer pesquisa de satisfação.

 

Hospitais e clínicas particulares, que atendem a parcela da população vinculada a Planos de Saúde, em geral têm qualidade de atendimento melhor, mas em situações mais agudas, como esta pandemia por exemplo, as queixas sobre espera e demora aparecem também. 

 

A demanda é grande e permanente, por isso não é raro que esse excesso continuado de trabalho dê origem a quadros de estresse em médicos, enfermeiras, auxiliares clínicos, servidores administrativos e, claro, nos pacientes das longas filas nos postos de saúde ou aglomerados nas enfermarias.

 

Integração de chatbots amplia acessos e libera acúmulos

 

Se até março de 2020 a teleconsulta não era incluída como atividade médica legal no Brasil por nenhum órgão regulatório, a partir dali o CFM flexibilizou em caráter provisório o uso dessa modalidade de atendimento e a portaria 467, logo a seguir, flexibilizou a teleconsulta para que as pessoas pudessem obter diagnósticos a distância sem se expor ao novo coronavírus. 

 

A automação inteligente, então, passou a ser definitivamente um diferencial competitivo entre empresas prestadoras de serviços de saúde. A estimativa é que 90% dos empreendedores no segmento estejam iniciando em 2020 o desenvolvimento ou implantação de sistema próprio para oferecer seus serviços.

 

Atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana – O paciente pode ligar e ser atendido a qualquer momento, sem espera, com uma conversa fluida e humanizada, tanto para simples esclarecimentos ou pequenos aconselhamentos quanto para agendar ou remarcar consultas e exames. O atendimento do chatbot faz um filtro e libera servidores administrativos, enfermeiras, auxiliares clínicos e médicos para situações mais específicas.

 

Fim das filas – Ninguém vai mais levantar de madrugada ou dormir na calçada de um hospital para conseguir atendimento. Com o agendamento feito, a teleconsulta tem hora marcada. E se for necessária a consulta presencial, só precisará comparecer em dia e hora previamente estabelecidos, sem aglomerações nem desgaste emocional provocado por angústias e incertezas.

 

Digital substitui o presencial – Requisições e resultados de exames passam a ser recebidos pelo paciente por sms, e-mail ou mesmo pela automação de atendimento whatsapp. E pelos mesmos canais são encaminhados de volta ao médico, que avalia, examina e receita as instruções/soluções da mesma forma, com mais agilidade e objetividade, ficando o paciente no conforto do seu lar e sem perder tempo e dinheiro com deslocamentos. Importante: o atendimento ao paciente é filtrado pelo chatbot e, em casos mais simples ou sem alterações, também estará liberando os profissionais de saúde em todos os níveis.

 

Emergência mais rápida e eficiente – Com um canal de automação de atendimento inteligente, direto e sempre aberto, o primeiro diagnóstico/conselho chega mais ligeiro, as providências de ambulância e o alerta ao plantão médico ganham agilidade e a preparação na clínica/hospital fica pronta antes, à espera da chegada do paciente. 

 

Relação mais próxima, menos burocracia – Os chatbots armazenam todas as informações da relação e, com isso, vão conhecendo o paciente cada vez melhor. Assim evitam repetições desnecessárias, de cadastro principalmente. A baixa no hospital, por exemplo, pode ser feita a distância, antes mesmo da chegada, e a alta (às vezes com pagamento) concluída diretamente do quarto ou da enfermaria, sem ter que passar pela recepção com documentos originais. 

 

Documentos e prontuários sempre à disposição – Empresas e pacientes ficam dispensados da preocupação com a guarda, manuseio incorreto ou extravio de diagnósticos, exames, laudos e toda documentação histórica dos pacientes. Em vez de gasto com papéis e espaço físico, resta um custo bem menor para armazenar tudo na máquina ou na nuvem, em ambiente seguro e de fácil acesso com apenas alguns cliques.

 

A evolução dos bots de automação no atendimento e a tendência do mercado estão mostrando que a telemedicina no Brasil deve crescer muito nos próximos anos, seja para teleconsultas, exames de rotina ou situações de urgência. Esse sistema de automação para atendimento ao consumidor é cada vez mais decisivo na prevenção, diagnóstico, monitoramento e tratamento de doenças, lesões e outras condições médicas. Tudo com um novo distanciamento social hoje já presente em muitos hospitais, clínicas, consultórios, ambulâncias e até no auxílio a regiões mais afastadas dos grandes centros urbanos.

 

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