Atendimento personalizado: Importância de aplicá-lo nos Chatbots
Atendimento personalizado

Quer saber a importância do atendimento personalizado nos chatbots? É o que abordaremos neste artigo. Confira!

 

Provavelmente em algum momento você precisou contatar uma empresa e ficou insatisfeito com o atendimento que recebeu, mesmo que este tenha sido efetuado por um atendente humano. E é muito comum que atualmente isso aconteça, visto que, diversas instituições 

ainda fornecem um atendimento monótono, despersonalizado e que deixou de funcionar há tempos. 

 

Assim, o intuito deste texto é abordar a relevância do atendimento personalizado. Ele deve ser prioridade para as marcas que almejam mais clientes e a fidelização. Sem um atendimento personalizado, as empresas geralmente são rejeitadas pelo consumidor. Isso ocorre porque o consumidor não é o mesmo que, gerações atrás, aceitava tudo que era determinado pelas marcas. Agora, ele quer soluções que se adequem às suas necessidades e, principalmente, respostas e resoluções rápidas.

 

O que é um atendimento personalizado?

Basicamente consiste em proporcionar uma experiência única para o cliente, aumentando sua satisfação e potencializando sua fidelização com a marca. É ele quem faz propostas, sugestões e indica soluções para os problemas.

 

Portanto, para que um atendimento seja realmente personalizado, é preciso que seja rápido e eficiente. A conversa nesse tipo de atendimento é mais informal. É preciso frisar que scripts não funcionam para melhorar as vendas e níveis de satisfação do cliente e sim para dar um fluxo de conversa. Chamar as pessoas pelo nome, conversar e demonstrar empatia é a melhor forma de atender.

 

E quem realiza um atendimento personalizado tem a oportunidade de prever as dúvidas do consumidor e oferecer soluções antecipadas, o que costuma surpreender e melhorar a experiência de compra do cliente.

 

Qual a importância dos chatbots no atendimento personalizado?

 

Cada vez mais os chatbots roubam a cena quando o assunto é atendimento personalizado ao cliente pela internet. Isso ocorre pois, esses softwares são capazes de simular uma conversa humana e, ao mesmo tempo, oferecer a agilidade que a rotina exige.

 

Quem trabalha com atendimento ao cliente sabe o quanto agilidade, empatia e precisão contam pontos para passar a primeira impressão do negócio e fisgar esse cliente na hora de oferecer outros produtos. Como no mundo online, as vendas não são limitadas por fronteiras geográficas. Afinal, muitas vezes, a demanda por atendimento supera as expectativas e a tecnologia está aí para otimizar o tempo e auxiliar nas estratégias.

 

Como os chatbots contribuem para oferecer uma experiência satisfatória ao cliente através do atendimento personalizado?

 

O atendimento personalizado via chatbot traz uma série de ganhos para o negócio. Bem estruturado, ele servirá como um meio para fidelizar consumidores e eliminar custos e a carga de trabalho do time de atendimento. Veja abaixo alguns dos benefícios dessa ferramenta!

 

Atendimento humanizado

 

O chatbot consegue fornecer atendimentos com tom humanizado e alinhado com o perfil do cliente. Basta que o consumidor insira seus dados básicos para o software escolher uma forma de atendimento que seja alinhada com as demandas da persona. Assim, a experiência de uso é otimizada ao máximo.

 

Agilidade nas respostas

 

O chatbot é uma ferramenta capaz de entregar respostas rápidas para múltiplos usuários. Como todo o processo de identificação de demandas, busca por dados e resposta a mensagens via software, proporcionando ao usuário acesso aos seus dados rapidamente.

 

Atendimento ativo e em tempo integral

 

No chatbot, a disponibilidade será correspondente à capacidade do negócio de manter o sistema ativo. Ou seja, há disponibilidade em tempo integral caso o negócio tenha uma infraestrutura de qualidade. Isso representará um alto ganho de qualidade no processo de atendimento. A empresa poderá solucionar múltiplas demandas mesmo fora do horário comercial. Além disso, o chatbot pode ser integrado a várias plataformas. 

 

Aproximação da empresa com o público

 

Com mais canais de atendimento ativos 24 horas por dia, a empresa ficará mais próxima do seu público. Isso torna o empreendimento altamente competitivo, especialmente quando o comparamos com outros concorrentes: se o negócio tem os recursos necessários para atender ao consumidor a qualquer momento, ele fideliza mais pessoas e mantém um atendimento de alta qualidade.

 

Mais canais de venda

 

O chatbot também pode ser utilizado como uma ferramenta de vendas. Uma pizzaria, por exemplo, consegue desenvolver uma ferramenta de atendimento que seja capaz de pegar todos os dados do consumidor e inserir um novo pedido no sistema de gestão de vendas do negócio. Dessa forma, a companhia terá não só uma solução para automatizar o processo de atendimento, mas também para criar oportunidades de negócios. Assim, as receitas são  ampliadas sem que a empresa tenha que fazer muitos investimentos.

 

Aumento do conhecimento sobre o consumidor

 

Saber como o cliente se comporta e o seu perfil é algo crítico para o sucesso de qualquer negócio, especialmente se considerarmos que estamos na época da análise de dados com o apoio do Big Data e do BI. O chatbot, nesse cenário, é fundamental para que empresas possam conhecer melhor os seus consumidores. Essa ferramenta dará para analistas mais dados sobre as principais demandas e canais de atendimento utilizados por clientes. Dessa forma, a empresa conseguirá estruturar um atendimento mais humanizado e com uma experiência de uso mais satisfatória.

 

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