Atendimento personalizado: Importância de aplicá-lo nos Chatbots

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Quer saber a importância do atendimento personalizado nos chatbots? É o que abordaremos neste artigo. Confira!

 

Provavelmente em algum momento você precisou contatar uma empresa e ficou insatisfeito com o atendimento que recebeu, mesmo que este tenha sido efetuado por um atendente humano. E é muito comum que atualmente isso aconteça, visto que, diversas instituições 

ainda fornecem um atendimento monótono, despersonalizado e que deixou de funcionar há tempos. 

 

Assim, o intuito deste texto é abordar a relevância do atendimento personalizado. Ele deve ser prioridade para as marcas que almejam mais clientes e a fidelização. Sem um atendimento personalizado, as empresas geralmente são rejeitadas pelo consumidor. Isso ocorre porque o consumidor não é o mesmo que, gerações atrás, aceitava tudo que era determinado pelas marcas. Agora, ele quer soluções que se adequem às suas necessidades e, principalmente, respostas e resoluções rápidas.

 

O que é um atendimento personalizado?

Basicamente consiste em proporcionar uma experiência única para o cliente, aumentando sua satisfação e potencializando sua fidelização com a marca. É ele quem faz propostas, sugestões e indica soluções para os problemas.

 

Portanto, para que um atendimento seja realmente personalizado, é preciso que seja rápido e eficiente. A conversa nesse tipo de atendimento é mais informal. É preciso frisar que scripts não funcionam para melhorar as vendas e níveis de satisfação do cliente e sim para dar um fluxo de conversa. Chamar as pessoas pelo nome, conversar e demonstrar empatia é a melhor forma de atender.

 

E quem realiza um atendimento personalizado tem a oportunidade de prever as dúvidas do consumidor e oferecer soluções antecipadas, o que costuma surpreender e melhorar a experiência de compra do cliente.

 

Qual a importância dos chatbots no atendimento personalizado?

 

Cada vez mais os chatbots roubam a cena quando o assunto é atendimento personalizado ao cliente pela internet. Isso ocorre pois, esses softwares são capazes de simular uma conversa humana e, ao mesmo tempo, oferecer a agilidade que a rotina exige.

 

Quem trabalha com atendimento ao cliente sabe o quanto agilidade, empatia e precisão contam pontos para passar a primeira impressão do negócio e fisgar esse cliente na hora de oferecer outros produtos. Como no mundo online, as vendas não são limitadas por fronteiras geográficas. Afinal, muitas vezes, a demanda por atendimento supera as expectativas e a tecnologia está aí para otimizar o tempo e auxiliar nas estratégias.

 

Como os chatbots contribuem para oferecer uma experiência satisfatória ao cliente através do atendimento personalizado?

 

O atendimento personalizado via chatbot traz uma série de ganhos para o negócio. Bem estruturado, ele servirá como um meio para fidelizar consumidores e eliminar custos e a carga de trabalho do time de atendimento. Veja abaixo alguns dos benefícios dessa ferramenta!

 

Atendimento humanizado

 

O chatbot consegue fornecer atendimentos com tom humanizado e alinhado com o perfil do cliente. Basta que o consumidor insira seus dados básicos para o software escolher uma forma de atendimento que seja alinhada com as demandas da persona. Assim, a experiência de uso é otimizada ao máximo.

 

Agilidade nas respostas

 

O chatbot é uma ferramenta capaz de entregar respostas rápidas para múltiplos usuários. Como todo o processo de identificação de demandas, busca por dados e resposta a mensagens via software, proporcionando ao usuário acesso aos seus dados rapidamente.

 

Atendimento ativo e em tempo integral

 

No chatbot, a disponibilidade será correspondente à capacidade do negócio de manter o sistema ativo. Ou seja, há disponibilidade em tempo integral caso o negócio tenha uma infraestrutura de qualidade. Isso representará um alto ganho de qualidade no processo de atendimento. A empresa poderá solucionar múltiplas demandas mesmo fora do horário comercial. Além disso, o chatbot pode ser integrado a várias plataformas. 

 

Aproximação da empresa com o público

 

Com mais canais de atendimento ativos 24 horas por dia, a empresa ficará mais próxima do seu público. Isso torna o empreendimento altamente competitivo, especialmente quando o comparamos com outros concorrentes: se o negócio tem os recursos necessários para atender ao consumidor a qualquer momento, ele fideliza mais pessoas e mantém um atendimento de alta qualidade.

 

Mais canais de venda

 

O chatbot também pode ser utilizado como uma ferramenta de vendas. Uma pizzaria, por exemplo, consegue desenvolver uma ferramenta de atendimento que seja capaz de pegar todos os dados do consumidor e inserir um novo pedido no sistema de gestão de vendas do negócio. Dessa forma, a companhia terá não só uma solução para automatizar o processo de atendimento, mas também para criar oportunidades de negócios. Assim, as receitas são  ampliadas sem que a empresa tenha que fazer muitos investimentos.

 

Aumento do conhecimento sobre o consumidor

 

Saber como o cliente se comporta e o seu perfil é algo crítico para o sucesso de qualquer negócio, especialmente se considerarmos que estamos na época da análise de dados com o apoio do Big Data e do BI. O chatbot, nesse cenário, é fundamental para que empresas possam conhecer melhor os seus consumidores. Essa ferramenta dará para analistas mais dados sobre as principais demandas e canais de atendimento utilizados por clientes. Dessa forma, a empresa conseguirá estruturar um atendimento mais humanizado e com uma experiência de uso mais satisfatória.

 

Gostou deste conteúdo? Então que tal desenvolver um chatbot inteligente para proporcionar um atendimento personalizado aos seus clientes? Entre em contato conosco através do nosso site e conheça nossas soluções.

 

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