Eliza: o primeiro robô de conversação

Hoje os chatbots de conversação estão cada vez mais na “moda”, transformando a comunicação entre empresas e pessoas. Mas o que você talvez não saiba, é que o primeiro robô de conversação, foi fundado em 1965, por um matemático chamado Joseph Weizenbaum, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Eliza, a primeira assistente virtual foi criada com o intuito de ser uma psicóloga virtual, e identificava mais de 250 tipos de frases, além de usar perguntas em suas respostas, o que acabava enganando o interlocutor. 

“A Eliza usava uma série de truques para parecer que era inteligente e o usuário se esquecia de que estava conversando com um computador”, conforme diz Rodrigo Siqueira, engenheiro e administrador, fundador da Inbot, em uma matéria junto ao jornal Valor Econômico, do Grupo Globo.

Os mecanismos utilizados por essa tecnologia em 1965, ainda são usados nos chatbots atualmente, claro que hoje, mais modernos, melhor codificados e com camadas adicionais e mais precisas para atender de forma precisa os usuários. “Fomos refinando estes mecanismos para entender a intenção do usuário e formulando vários tipos de respostas para identificar aquela com a maior chance de ser a resposta correta”, explica Rodrigo.

O ChatGPT é um exemplo de inteligência artificial generativa, e que veio revolucionando a ideia de chatbots e IA no mercado. Grandes empresas estão em busca de soluções que integram com essa ferramenta que auxilia no desenvolvimento de conteúdos. Segundo Rodrigo, um ponto de atenção: “é não se ter certeza sobre qual será a resposta”, tendo em vista que a mesma busca de diversas fontes da internet.

“A alucinação da IA é um dos maiores problemas”, complementa Rodrigo. Mas isso é algo que está sob controle da InBot, pois a IA está integrada em nossa plataforma, a modo de auxiliar e melhorar a produção e desenvolvimento dos conteúdos do chatbot. “Conseguimos fazer um treinamento adicional, inserindo uma programação para que ele diga que ‘não sabe’ caso não tenha a resposta”, diz Rodrigo sobre o ChatGPT.

Como a InBot pode ajudar o seu negócio através de inteligência artificial?

Nossos bots, são desenvolvidos com IA e PLN (Processamento de Linguagem Natural) sob medida, de acordo com a necessidade do seu negócio. Criamos experiências conversacionais que mudam o modo como as empresas se comunicam com o mercado. 

Através de experiências fluidas e humanizadas, com alta capacidade de interpretação de mensagens de texto e voz, evolução e curadoria contínua, geramos os melhores resultados de retenção e conversão do mercado de chatbots. Confira nossos cases, que comprovam tais resultados.

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