Aplicativos com uso do QR Code: Ative o seu Chatbot com esse recurso

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Devido ao cenário atual, provocado pela pandemia da Covid-19, os aplicativos com uso do QR Code para ativar os chatbots se tornaram uma vantagem competitiva. Esse recurso vem conquistando cada vez mais espaço, sendo um aliado para pessoas, marcas e negócios que desejam evitar toques desnecessários e aglomerações.

 

Isso aconteceu porque o isolamento e agora o distanciamento social fizeram com que as pessoas precisassem se adaptar a um “novo normal”.  Essa expressão representa uma mudança drástica da sociedade e uma transformação substancial no modo de fazer as coisas.

 

Assim, os aplicativos com uso do QR Code possuem um papel e potencial fundamental para criar uma nova forma de comunicação e relacionamento com os clientes neste “novo normal ”. Acompanhe!

 

Para quem não tem familiaridade com esse termo, QR Code (Quick Response Code), traduzido para o português quer dizer “Código de Resposta Rápida”. Trata-se basicamente de uma evolução do código de barras, criado no ano de 1970 e responsável por revolucionar a identificação dos produtos.

 

Enquanto o código de barras utiliza apenas a dimensão horizontal, o QR Code usa a horizontal e vertical, e pode ser lido através das câmeras da maioria dos celulares.

 

Hoje em dia, quase todos os dispositivos móveis contam com essa funcionalidade “padrão”. Porém, aqueles que não tem precisam instalar aplicativos que atuem como leitor de código para desempenhar essa função.

Como os aplicativos com uso do QR Code funcionam

 

Por conta da pandemia é comum que as pessoas estejam cautelosas e busquem evitar ter contato com as superfícies visando preservar a sua saúde e evitar o contágio e disseminação do coronavírus.

 

Nesse contexto, a tecnologia surge como uma solução ideal para colaborar neste processo. Assim, os aplicativos com uso do QR Code apresentam várias funcionalidades, como por exemplo, substituírem os cardápios de restaurantes e bares, validar algum bilhete de ingresso, acessar informações de monumentos turísticos, compartilhar artigos, livros, podcasts, realizar transferências bancárias e muitas outras.

 

Utilizar essa ferramenta é prático e simples. Basta abrir a câmera em um aparelho celular ou um programa feito para ler o código bidimensional. Assim que você tira uma foto da imagem pelo aplicativo ele converte imediatamente o conteúdo codificado.

 

E os Chatbots com QR Code?

Os chatbots com QR Code são implementados com a finalidade de facilitar o relacionamento das empresas com os clientes, tornando diversos processos do cotidiano mais simples e ágeis. Um modelo que pode ser usado como referência é o banco Nubank, que permite que praticamente todas as suas transações sejam feitas via QR Code, bem como o McDonald’s, que possui totens nos restaurantes com QR Code para atender seus clientes e impedir que eles fiquem em longas filas. Por meio deste painel de voz os consumidores podem inserir seus dados e solicitar seus pedidos.

 

Conforme uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), 41% dos brasileiros esperam que a tecnologia proporcione mais autonomia no consumo e 26% mais prazer ao realizar as compras.

 

Ainda de acordo com o estudo, outras tecnologias como a realidade aumentada, que por meio de QR code fornece informações detalhadas sobre produtos ou serviços; os pagamentos feitos por aproximação de celular, smartwatch ou pulseiras; provadores virtuais em sites, lojas físicas ou aplicativos e a realidade virtual que simula o uso de um serviço (são menos conhecidas e utilizadas, com, respectivamente, 27%, 22%, 19% e 12% de uso.

 

Os resultados da pesquisa também indicam que os consumidores concordam que a tecnologia proporciona economia de tempo (67%), facilita o acesso à informação (65%), simplifica as compras (61%), a conexão com outras pessoas (58%) e o deslocamento pela cidade (58%).

 

E você, já costuma utilizar aplicativos com uso do QR Code? Compartilhe conosco quais e como tem sido essa experiência.

Compartilhe

Newsletter

Receba informações sobre o mundo dos chatbots, inteligência artificial e tecnologia em seu e-mail:

Lean UX

Lean UX: Conheça 6 princípios metodológicos que criam chatbot com excelência para o mercado

Confira os benefícios da metodologia Lean UX aplicada na construção de chatbots para o alcance de otimização do atendimento online.
Crescimento do uso de chatbots

Crescimento do Uso de Chatbots no Brasil em 2021: Confira 3 mudanças impactantes no mundo do negócios

O crescimento do uso de chatbots se tornou um movimento acelerado de transformação digital no mundo todo. Saiba como esse crescimento vem acontecendo no Brasil.