Saiba como realizar agendamentos com chatbots no WhatsApp

Autor Inbot

Escrito por InBot
Redator(a) InBot

Alguma vez você já realizou o agendamento de algum compromisso utilizando chatbots no WhatsApp? Continue a leitura e veja o conteúdo que preparamos para auxiliar nessa tarefa!

É impossível negar que atualmente o WhatsApp se tornou a maior ferramenta conversacional do Brasil, sendo utilizado diariamente por 93% da população segundo levantamento realizado pela Opinion Box. Esse aplicativo de mensagens instantâneas foi fundado em 2009 e se popularizou em diversos países.

Assim, ao decorrer dos anos, após ser adquirido pelo Facebook em fevereiro de 2014, o app apresentou muitas novidades e implementou diversas funcionalidades. Entre elas, o WhatsApp Business API, desenvolvido com o propósito de atender perfis de empresas e oferecer detalhes de produtos e serviços. 

Logo, com o aperfeiçoamento e mudanças feitas no aplicativo, hoje ele tem sido utilizado não somente para estabelecer conversas, mas também para agendar compromissos por meio de chatbots no WhatsApp.

O que são chatbots no WhatsApp e como eles funcionam?

Basicamente são assistentes virtuais elaborados com Inteligência Artificial (IA), criados para atender os usuários exclusivamente na plataforma de mensagens. Chatbots no WhatsApp existem para facilitar os processos, fazendo a linha de frente na filtragem daquilo que pode ser resolvido instantaneamente, sem a intervenção de uma pessoa real, como por exemplo, agendar compromissos.

Além do conteúdo e da base de conhecimento previamente inseridos nos chatbots no WhatsApp de inteligência artificial, a evolução é contínua através do histórico de uso que fica armazenado em grandes bancos de dados.

Como fazer agendamentos em chatbots no WhatsApp?

 

Para realizar agendamentos de compromissos da sua empresa com os usuários que entram em contato através do Whatsapp, de modo automático, é possível oferecer um calendário de reservas durante as conversas com os chatbots. 

Os chatbots no Whatsapp apresentam scripts (instruções para execução das tarefas solicitadas), que são cumpridos a partir das opções numeradas selecionadas pelo usuário.

Dentro desse script, a sua empresa pode oferecer opções de reserva de compromissos e agendar a realização de serviços. Ou seja, o chatbot pode apresentar um calendário de reservas com as opções numeradas disponíveis da agenda da sua empresa para a execução da atividade que o usuário buscar.

Para o agendamento ser feito automaticamente, seu assistente virtual precisa passar por um passo a passo. Confira!

       1; Antes de tudo, você precisa ter uma conta no WhatsApp Business e o seu chatbot deve conter uma agenda própria ou estar vinculado a agendas online como a do Google Agenda. 

  1. Depois, acesse o aplicativo WhatsApp até a seção “Reservas / Compromissos”. Logo, encontrará um calendário de eventos no qual você selecionará os horários disponíveis para agendamento diário, semanal ou mensal.

Basta clicar nas horas que você quer deixar disponíveis que elas aparecerão no script da conversa quando acionadas pelo usuário.

  1. Agora, clique no botão “Salvar calendário”. Com a sua agenda disponível, o próximo passo é integrá-la nas conversas do bot no WhatsApp.
  1. Na InBot, isso acontece através da inclusão da opção de reserva no script que pode ocorrer desde o início do diálogo com o usuário ou durante a conversa, quando for solicitada.

Para ofertar no começo do contato, vá em “Configurações”; depois, em “Configurações gerais” e por fim, inclua o “agendar compromisso” na lista de componentes iniciais. Assim, entre todas as possíveis ações do assistente virtual, lá estará a numeração oferecida para o agendamento.

Mas se preferir esperar pela solicitação do cliente, navegue pela seção de “Banco de Dados” do aplicativo, e atribua a reserva como opção de resposta a uma mensagem do usuário.

  1. Após a reserva realizada pelo usuário, uma mensagem será encaminhada para o seu e-mail cadastrado junto a conta do WhatsApp Business, contendo todos os dados do agendamento, como horário, nome e e-mail ou telefone de quem fez a reserva.
  1. Pronto! Tudo rápido, prático e organizado de modo automático.

Ficou interessado em ter um chatbot no WhatsApp? Com Processamento de Linguagem Natural, a Inteligência Artificial InBot é ágil e precisa, capaz de atuar com comunicação fluida e humanizada. Fale conosco e comece a oferecer o melhor atendimento online através de chatbots. 

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