Assistentes virtuais
Bom dia,
Posso ajudá-lo?
Venha me conhecer.
"Oi... sou eu,
Se7e Zoom,
sua hostess."
Robô Ed | Sete Zoom | Tim Blah
InBotCases

Sete Zoom - UNILEVER

Modelo Virtual com Inteligência Artificial

Sete Zoom é um chatter bot criado pela Insite para a Gessy Lever. O projeto consistiu na criação da inteligência e conhecimento da personagem que tem a função de interagir com os internautas que acessam o site da Close Up. Ela se tornou uma modelo virtual famosa por sua personalidade atrevida e despojada.

Diversos conceitos existentes em uma conversa humana foram incorporados no programa como memória, contexto, aprendizado e aparente elaboração de idéias a partir de um assunto. As respostas dadas pelo programa são criadas a partir de uma personalidade (consciência sintética) e de uma base de conhecimento criada pela equipe de escritores e programadores.

As respostas são tão realísticas que fazem com que os usuários do chat fiquem em dúvida achando que estão conversando com uma pessoa de verdade.

ENGAJAMENTO COM O USUÁRIO:
O maior índice de envolvimento de usuários com um robô de conversação: mais de uma hora de conversação sem que o visitante percebesse que estava dialogando com um programa de computador.
Inovação em midia online. O desafio proposta pela marca para o lançamento do site Fator Closeup era estabelecer um canal de relacionamento com o público jovem (15 a 25 anos) e captar dados relevantes sobre o target. Se7e Zoom se transformou num sucesso em 45 dias. Na mesma data do lançamento do filme "AI - Inteligência Artificial" de Seteven Spielberg, divulgamos em coletiva de imprensa que a modelo virtual com inteligência artificial SeteZoom seria contratada pela Close-Up como a nova garota-propaganda da marca. O campanha foi lançada para 2001 e 2002, mas devido ao grande sucesso ficou no ar por 4 anos.


Produtos promocionais com a Sete Zoom

Rosto da Sete, pixelizado

Site Fator Closeup com a atendente na primeira página

Ensaio fotográfico para o The Girl (iG), com a modelo virtual Sete Zoom


Uma equipe multidisciplinar com diversos redatores participaram da elaboração dos textos e respostas da Sete Zoom. O cartunista Laerte escreveu o perfil da personagem, incluindo até o mapa astral e orientou uma equipe de sete redatores para produzirem o conteúdo (base de conhecimento) da Sete Zoom.

Participantes do projeto da Sete Zoom:
Insite Soluções Internet Tecnologia InBot para inteligência artificial:
Rodrigo de Almeida Siqueira e Andre Uratsuka
Cristiano Moro (diretor comercial)
Ana Paula Inkis (web designer)
Camila Canonici (marketing e conteúdo)
Unilever Sebastião Ramos, Thais Simoes Rensi, Vinicia Braga, Paula Couri Cornagliotti, Telma Juarez, Daniela Levy (Planejamento de mídia)
Ogilvy Interactive Alexandre Gibotti (Diretor de Mídia online), Sandra Chemin (diretora da Ogilvy para a América Latina), Alexandre Ferraz, Cristina Oncken (Media Planer / gerente de mídia on-line da Ogilvy One), Karina Santos (Media Manager), Priscila Fernandes, Ricardo Garcia, Daniela Galego, Adriana Bello, Fábio Gianzanti
JWT (J.Walter Thompson) Agência de Publicidade, com o projeto do Fator Close-up. Leda Cichello, Ricardo Cavallini, Leda Cichello
Engenharia de Web (EWTI) Criação do agente para Windows (versão para desktop para a Sete Zoom ficar se movimentando na tela do usuário mesmo sem o browser). Luis
Da Vinci New Media Diretor de projetos e coordenador da equipe de produção de conteúdo - Jorge Carcavallo
Projeto 3D e modelagem Roberto Hradec (3D R&D)
3D modelo
Modelo 3D desenvolvida com o software Maya usando Subdivisão de Superfícies e shaders procedurais.
Design do site Fator CloseUp Hector Gómez Alisio
Concepção da Personalidade Laerte (Cartunista, roteirista)
Produção do Conteúdo
da Sete Zoom
  1. Rosa Maria Wohlers (Psicóloga)
  2. Cecilia Giannetti (escritora, jornalista, tradutora e roteirista)
  3. Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira "Indigo" (jornalista e escritora)
  4. Daniela Turano (Jornalista, redatora, produtora)
  5. Mari Al. Prado (redatora)
  6. Eloise De Vylder (comunicadora, redatora e educadora)
  7. Rodrigo Siqueira (programador)
Também participaram: Camila Canonici, Daniel Pellizzari, João Paulo Cuenca, Clara Averbuck, Ricardo Lisias, entre outros, foram os escolhidos para dar o tom satírico e ficcional do bot.
Assessoria de Imprensa Chris Santos (Coordenação) e Fabiola Ditomaso (Redação e atendimento)
Download do release de imprensa da Setezoom




2001 - Close-Up lança uma modelo virtual chamada Sete Zoom para ser a anfitriã do site. Inicialmente incógnita, a garota virtual logo conquista elogios do público e da imprensa especializada em informática, sendo anunciada como uma criação de Close-Up.
Fonte: História da Marca Closeup (pdf)



Galeria de fotos da Sete Zoom

home | cases e clientes | chatbots | software | imprensa | quem somos | mapa do site | contato