Assistentes virtuais
Bom dia,
Posso ajudá-lo?
Venha me conhecer.
"Atendimento automatizado com Inteligência Artificial é uma das principais tendências de TI para os próximos anos."
(Amy Webb - Media Group tech trends - Future Today Institute)
InBot

Trabalhos acadêmicos e publicações



Aqui estão algumas teses e trabalhos acadêmicos sobre o InBot e Robô Ed que demonstram a relevância e interesse no projeto.

São 7 Teses de Doutorado, 5 Teses de Mestrado, 8 Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e dezenas de citações e artigos em revistas especializadas, publicações acadêmicas, projetos educacionais, material didático e projetos utilizando o Robô Ed em salas de aula e como ferramenta de apoio didático, tanto no Brasil como no exterior. Outros projetos acadêmicos similares ainda estão em andamento.

Entre as principais instituições que promovem o uso educacional do Robô Ed ou o citam em trabalhos acadêmicos estão: Ministério da Educação (MEC) / Portal do Professor, SENAI-PR, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (INPA), Secretaria de Educação do Paraná, Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Unesp, PUC, UFRGS, FATEC, UFES, UFF, UNISUL, UEPB, UFG, etc.


Robô Ed e InBot - Lista de Teses e Trabalhos Acadêmicos


Esta é uma lista com trabalhos acadêmicos publicados no Brasil e no exterior sobre o projeto do Robô Ed ou relacionados ao software InBot, desenvolvido pela Insite. Entre as principais instituições que promovem o uso do Robô Ed ou citam em trabalhos acadêmicos estão:



Instituição acadêmica: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Título: “O Robô Ed é MEU AMIGO: Apropriação de tecnologia à luz da Teoria da Atividade"
Autor: José Paulo de Araújo
Tipo de trabalho: Tese de doutorado apresentada ao Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Federal do Rio de Janeiro
Descrição: Este trabalho cita o Robô Ed usado no processo de ensino e aprendizagem e na sociedade, focando em aspectos psicológicos e educacionais. Demonstra a importância e relevância da ferramenta Robô Ed como método de promoção de programas educacionais, cultura antidesperdício, eficiência energética, atendimento aos estudantes em trabalhos escolares sobre petróleo, gás natural e conscientização sobre recursos naturais.



Link: http://www.lingnet.pro.br/media/dissertacoes/katia/Tese_JOSEPAULO.pdf



Instituição: Universidade de São Paulo (USP)
Autor: Professora Graça Nunes
Tipo de trabalho: Material didático usado para as aulas da matéria Computadores e Sociedade I
Descrição: Cita o Robô Ed como único que consegue conversar de forma compatível a um humano.
Trecho: “Hoje temos softwares robôs que conseguem imitar de uma forma um tanto compatível um humano em uma conversa, como é o caso do Robô Ed.“
Link: http://wiki.icmc.usp.br/images/b/ba/SCC0207-Graca_Grupo6Artigo.pdf



Autor: Karina Rampinelli - Professora de informática

Descrição: Uso do Robô Ed em sala de aula como ferramenta de apoio educacional

Trecho: “Essa aula foi simplesmente a SENSAÇÃO do laboratório de Informática! Os alunos do 4º ano fizeram uma pesquisa interativa sobre a preservação do Meio Ambiente, conversando com o Robô ED. Entregamos aos alunos o passo a passo da pesquisa que eles teriam que fazer. Os alunos íam perguntando ao Robô, e ele ia respondendo. Então, os alunos foram fazendo anotações no caderno sobre as respostas obtidas, para concluírem a pesquisa. Em seguida, os alunos puderam fazer suas próprias perguntas ao Robô, dentro do tema meio ambiente e preservação do mesmo.”

Link: http://laboratorio-educativo.blogspot.com.br/2011/06/robo-ed-na-aula-do-4-ano.html


Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRJ) - pós-graduação em informática na educação especialização em tecnologias da informação e comunicação na promoção da aprendizagem
Título da tese: PROGNÓSTICO AVALIATIVO DE PROJETOS DE APRENDIZAGEM

Tipo de trabalho: Trabalho de conclusão apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação na Promoção da Aprendizagem, como requisito parcial e obrigatório para obtenção do título de especialista.

Autor: Lenir Maria Rossarola

Orientador: Prof. Paulo Francisco Slomp

Descrição: Cita que recursos como questionar o Robô Ed criam possibilidades fascinantes. Utiliza o Robô Ed em salas de aula e laboratório, incentivando os alunos, parceiros e pesquisadores a conversar sobre os mais variados temas relativos às temáticas a pesquisar. “Ed Trata-se de um robô programado para responder questões sobre o meio ambiente” (...) “Conversaram com o Robô Ed e trabalharam por vários momentos unidos e concentrados em torno do tema da pesquisa do grupo com o apoio da tecnologia via computador.

Link: https://www.academia.edu/9784400/Prognóstico_avaliativo_de_Projetos_de_Aprendizagem


Instituição:  Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo: ICMC / USP
Título: Informática e Empregabilidade

Tipo de trabalho:  Material didático para curso de graduação
Autor: Professora Graça Nunes
Descrição: Cita o Robô Ed como o futuro da simulação de conversas de seres humanos. "Seria capaz de simular com perfeição um humano?"
"Máquinas poderão raciocinar para desenvolver máquinas melhores?"

Link: http://wiki.icmc.usp.br/images/f/f3/SCC0207-Graca_Grupo6Slides.pdf



Instituição:  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ( PUC-SP):
Título:  "A contribuição da Inteligência Artificial (IA) na Filosofia da Mente"
Tipo de trabalho:  Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Autor:  Luciana Akemi Nakabayashi
Descrição:   Esta tese cita diversas vezes o Robô Ed e a Sete Zoom para elaborar questões como “Pode um robô pensar e interagir como um ser humano?”, usando exemplos de diálogo com o Robô Ed e demonstrando que alguns usuários acreditam na possibilidade de o robô ter autonomia para criar respostas.
Link:  A-contribuicao-da-Inteligencia-Artificial-na-filosofia-da-mente-Luciana-Akemi-Nakabayashi.pdf




Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Título: Promovendo a autonomia de aprendizagem em ambientes virtuais via robôs de conversação.

Autor: Luciano Alves Lima

Tipo de trabalho: Publicação acadêmica de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos

Trecho: “ED Robô, mantido pela Equipe Conpet (http://www.ed.conpet.gov.br/converse.php), é, provavelmente, o único chatbot brasileiro em funcionamento na web. Ed é um robô que tem como missão ajudar a preservar os recursos naturais e usar a energia do planeta Terra de maneira eficiente”.  

Link: http://www.abrapui.org/anais/ComunicacoesCoordenadasLingua/13.pdf



Instituição: Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL):
Título: "Implementação de um chatterbot com análise do histórico da conversa para realizar a desambiguação léxica de sentido"
Tipo de trabalho: Trabalho de conclusão de curso de graduação em Ciência da Computação da Universidade do Sul de Santa Catarina.
Descrição: Cita o Robô Ed e os assuntos relacionados ao atendimentos de usuários para falar sobre o uso racional de energia, derivados do petróleo, meio ambiente, gás natural, dicas de economia, qualidade do ar, biocombustíveis, programas educacionais e fontes alternativas de energia.
Autor: João Pedro Pontes Martins
Ano: 2013

Link: CHATTERBOT-COM-ANALISE-DO-HISTORICO-DA-CONVERSA-PARA-REALIZAR-DESAMBIGUACAO-LEXICA-DE-SENTIDO.pdf
http://pergamum.unisul.br/pergamum/pdf/107723_Joao.pdf


Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Título: Estudo de implementação de um robô de conversação em curso de língua estrangeira em ambiente virtual

Tipo de trabalho: Tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais

Descrição: Cita o Robô Ed (“Energia e Desenvolvimento”) como exemplo de chatbot brasileiro e tecnologia aplicada dos robôs de conversação (página 44).

Autor: Luciano Alves Lima

Ano: 2014

Link:  http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/dspace/bitstream/handle/1843/MGSS-9R3MHD/1360d.pdf



Instituição: UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Autor: Elisa Maria Pivetta

Título: Criação de Valores em Comunidades de Prática: Um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue.
Tipo de trabalho: Tese de doutorado em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Ano: 2016

Descrição: Utiliza diálogos com o Robô Ed no capítulo “Interação mediada pelo computador”, demonstrando processos de comunicação entre homem-máquina e detalhando as características de conversação entre o atendente virtual.

Link: http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2016/05/Elisa-Maria-Pivetta.pdf


Conversa com o Robô Ed

Instituição: Faculdade Metodista Granbery (Juiz de Fora, MG)

Título: Consultas em Bancos de Dados Utilizando Linguagem Natural

Autores: Renato Rocha Silva e Sérgio Muinhos Barroso Lima

Tipo de trabalho: artigo acadêmico sobre processamento de linguagem natural.

Trecho: “A aplicação “Ed” é um robô virtual da Petrobrás (figura 1) implementado para conversação de forma similar ao Eliza, porém utilizando modernas técnicas de PLN. As respostas às consultas realizadas (figura 1) contém ainda hiperlinks para os assuntos-chave, aumentando as possibilidades de recuperação semântica (CONPET, 2007). Para que um sistema computacional interprete uma sentença em linguagem natural, é necessário manter informações morfológicas (léxicas), sintáticas (regras gramaticais) e semânticas (significados).“

Link: http://re.granbery.edu.br/artigos/MjQ0.pdf




Instituição: UNIFRA - trabalho acadêmico publicado em conjunto pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo, RS) e Centro Universitário Franciscano (Santa Maria, RS).
Título do artigo: "Universidade PSICOCHAT: chatterbot aplicado ao ensino de psiquiatria"
Descrição: Cita o Robô Ed, destacando os principais assuntos falados pelo robô relacionados aos programs do CONPET e da Petrobras.
Autores: Deise Silva de Moura, Alexandre de O. Zamberlam
Link: http://www.sirc.unifra.br/artigos2010/8.pdf



Instituição: Universidade Federal Fluminense (UFF) e Pólo Universitário de Rio das Ostras (PURO)
Tipo de trabalho: Aulas sobre Inteligência Artificial
Descrição: Cita o projeto do Robô Ed, colocando como dever de casa para que os alunos conversem com o Ed.
Autor: Professor Marcos Quinet
Link: http://www.professores.uff.br/mquinet/02_IA.pdf



Instituição: Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo I (Rio de Janeiro)

Autora: Jacqueline Fonseca do Prado Soares

Tipo de trabalho: Seminário Mídias & Educação - Colégio Pedro II - Campus Engenho Novo

Título: “O CHAT COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO FUNDAMENTAL”

Trecho: “O uso do chat como recurso pedagógico traz novas perspectivas para a educação como instrumento de construção de conhecimento, comunicação e pesquisa. Este relato apresenta um trabalho realizado com alunos do Ensino Fundamental, do 3º e 4º anos, utilizando o chat do Robô Ed como principal recurso. O site do chat do Robô Ed é um recurso seguro e que permite ao aluno conversar com o Ed em diversos lugares, disseminando o conhecimento aprendido na escola. Os alunos precisam elaborar as perguntas e escrever corretamente, caso contrário, o Robô Ed não entende a pergunta e não consegue responder adequadamente. De qualquer maneira, ele sempre reconduz o usuário aos temas de seu domínio. Por isso mesmo, pode ser considerado como um recurso pedagógico seguro e inovador. Como desdobramento, os alunos criaram cartazes usando um software de apresentação, com dicas de economia de água dadas pelo Robô Ed. As imagens inseridas nos cartazes foram pesquisadas na Internet e completaram a ideia do texto.

Ano: 2015

Link: http://cp2.g12.br/ojs/index.php/midiaseeducacao/article/download/539/469



Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH / USP)
Título do artigo: "Como e por que dar aulas de semiótica on-line"

Artigo publicado na Revista de Estudos Semióticos, vol.5 nr.1 em junho/2009.
Descrição: Utiliza o Robô Ed como ferramenta de aula, solicitando aos alunos a conversarem com o robô.
Autor: Ana Cristina Fricke Matte
Link: http://www.fflch.usp.br/dl/semiotica/es/eSSe51/2009esse51-acfmatte.pdf



Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Título: Uma proposta para extração de perguntas e respostas de textos
Tipo de trabalho: Artigo acadêmico publicado em “Nuevas Ideas en Informática Educativa”,

XVII Congreso Internacional de Informática Educativa, TISE J. Sánchez, Editor, Santiago, Chile, 2012

Autores: Everton Moschen Bada e Crediné Silva de Menezes
Descrição: Utiliza o Robô Ed e Conpet como exemplo de robô que tem o objetivo de esclarecer dúvidas sobre meio ambiente e energias renováveis, além de incentivar o uso destas. O artigo detalha uso de Assistentes Pessoais para dar apoio ao esclarecimento de dúvidas.

This paper presents a proposal for construction of Personal Assistants (PA) to support the clarification of doubts. Clarifying questions will be based on knowledge produced by a user, which will be extracted using techniques from natural language processing and will feed the knowledge bases of the PA.

Link: http://www.tise.cl/volumen8/TISE2012/06.pdf



Instituição: UBI - Universidade da Beira Interior (Portugal)
Autor: Professor Felippe de Souza
Tipo de trabalho: Material didático sobre Robôs Virtuais

Trecho: “A companhia brasileira PETROBRAS (Petróleo do Brasil S.A.) tem um site na Internet (http://www.conpet.gov.br/ed/) onde existe um robô virtual chamado Ed que conversa com as pessoas em português.

As frases com respostas são escolhidas e montadas automaticamente pelo programa de forma tão realística que fazem com que os usuários do chat fiquem em dúvida se estão conversando com uma pessoa ou com um programa de computador.

O Ed foi desenvolvido pela mesma empresa Insite que criou a Sete Zoom. O Ed responde sobre qualquer assunto mas tem a tendência para encaminhar as conversas para a conscientização das pessoas para questões ambientais e de recursos energéticos.“

Link: http://webx.ubi.pt/~felippe/texts5/robotica_cap9.pdf






Instituição: Centro Universitário Eurípedes de Marília (UNIVEM)
Título: An Intelligent Robotic Engine Using Digital Repository
Tipo de trabalho: Artigo acadêmico apresentado em Barcelona, Espanha no eKNOW 2014: The Sixth International Conference on Information, Process, and Knowledge Management.
Autores: Professor Doutor Elvis Fusco e Rafael Luiz de Macedo
Trecho: “A very well known robotic engine used to educate people in caring for the environment is the
Ed Robot, belonging to the company Conpet, along with the support of PETROBRAS”.
Link:  eknow_2014_1_30_60132.pdf

Instituição: UNIVEM/F.E.E.S.R  / Centro Universitário Eurípides de Marília

Título: Implementação de motores robóticos inteligentes utilizando processamento de linguagem natural

Autor: Rafael Luiz de Macedo

Tipo de trabalho: Monografia de Bacharelado em Ciência da Computação
Trecho:Um motor robótico bastante conhecido e é utilizado para conscientizar as pessoas a cuidarem do meio ambiente é o Robô Ed da empresa CONPET junto com o apoio da PETROBRAS. As empresas têm utilizado esses motores robóticos, para realizarem um auto-atendimento ao cliente para fins de melhorar os atendimentos e economizando tempo, o uso desses motores robóticos é por motivo desses motores fazerem o reconhecimento do assunto que o cliente quer tratar com a empresa, para assim, redirecionar o atendimento ao setor competente. Os motores robóticos são utilizados para atendimentos online e atendimentos por telefonia.

Ano: 2013

Link: http://aberto.univem.edu.br/bitstream/handle/11077/964/Monografia_Rafael_Luiz_de_Macedo.pdf


Instituição: Colégio Regina Mundi - São Paulo

Tipo de trabalho: Revista Jovem Mundi, distribuida aos alunos da escola

Trecho:Você pode além de se divertir, descobrir coisas muito interessantes com o Robô Ed por exemplo, que sabe tudo a respeito de petróleo, gás natural, meio ambiente entre outras coisas. Seu objetivo é conscientizar o público em relação a preservação do meio ambiente. A iniciativa é da Petrobras.”
Ano: 2009
Link: http://www.colegioreginamundi.com.br/PDF/JovemMundiWeb.pdf



Instituição: Universidade Federal Fluminense (UFF)

Título: Laboratório Virtual de Aprendizagem

Autor: Rubens de Souza

Tipo de trabalho: Trabalho Final de Curso de Pós-Graduação da UFF em Planejamento, Implementação e Gestão de EAD (Ensino à Distância)

Trecho: É possível considerar que a infraestrutura tecnológica, estabelecida pelo laboratório virtual contribui para aspectos afetivos, justamente por oferecer, em alguns casos, interfaces gráficas com aspectos lúdicos, animados, agentes artificiais e outros, em suas

interações. Vale mencionar o Robo ED, desenvolvido pela CONPET e Petrobrás. Os recursos tecnológicos disponíveis constituem-se os meios da ação docente, cujo objetivo, numa abordagem sociointeracionista, é o de promover o aprendizado com interesse, criatividade, autonomia e colaboração.

Link: http://jornalrepensar.com.br/artigo_laboratorio.pdf




Instituição: Centro Educacional Vereador Raymundo Veit (Maravilha, SC)

Título: Sugestões para Utilização de TDIC em Sala de Aula

Autores: Eliane Thiago Popp, Jusiana do Prado, Leoni Natalina Galon, Nádia Lisiane Becker da Silva, Neide Gaelzer Graiczyck, Rosilei Vasiak Sandra Maria Ribeiro
Tipo de trabalho: Plano de aula com o tema “Robô Ed”
Descrição: Aulas utilizando o Robô Ed para promover conhecimentos sobre uso eficiente da energia, meio ambiente e recursos naturais. Objetivos: Prender a atenção do aluno através de uma apresentação interativa para expor o conteúdo.

Trecho: Metodologia: O site do Robô Ed traz informações sobre assuntos ligados ao uso eficiente da energia, meio ambiente, recursos naturais, entre outros. Será feito um resumo sobre estes assuntos com conteúdos retirados do site, elaborada uma apresentação interativa e disponibilizada para os alunos para que interajam e levantem questões a respeito. As questões serão posteriormente perguntadas ao Robô ED, disponível no site. Através da interação com o Robô ED, pretende-se fazer com que os alunos aprendam mais sobre estes assuntos de maneira mais interativa, bem como a importância de digitar/escrever corretamente para o bom entendimento. Primeiro momento: No laboratório, cada aluno poderá interagir com a apresentação e ler o conteúdo para elaborar as questões em seu caderno. Segundo momento: Após elaboradas as questões, a professora mostrará como se acessa o site e como se deve interagir com o robô ED, ressaltando a importância de escrever corretamente. Terceiro momento: Os alunos deverão escrever as respostas das perguntas no seu caderno. Os que acabarem, poderão fazer outras perguntas ao Robô.

Resultados: Quanto ao conteúdo, é de suma importância que nossas crianças aprendam desde pequenos a importância da preservação e da reciclagem do lixo, contribuindo para um futuro melhor. Nesta aula percebeu-se a importância de uma aula prazerosa para o estímulo do desejo de aprender. O texto disposto em forma de slides, com animações e imagens incentivou a leitura do assunto proposto. Também, o Robô ED cativou as crianças, percebeu-se nitidamente o interesse em conversar com o ele e que aprenderam a importância da escrita correta para o bom entendimento, pois o Robô ED não “entende” corretamente perguntas com erros em palavras. Mas uma vez foi comprovado que o lúdico prende a atenção das crianças e torna a aula mais prazerosa.

Planos de aula com o Robô Ed:

http://en.calameo.com/read/003634004b9b912aa2742

http://p.calameoassets.com/151126212903-f6c58e64441ad3c1728196b3d56852ad/p11.swf

http://p.calameoassets.com/151126212903-f6c58e64441ad3c1728196b3d56852ad/p12.swf

http://p.calameoassets.com/151126212903-f6c58e64441ad3c1728196b3d56852ad/p13.swf


Fotos dos alunos em uma das aulas do Robô Ed:


Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Título: O processo semiótico de comunicação.
Tipo de trabalho: Artigo publicado em Cadernos de Semiótica Aplicada, Vol. 6.n.2, dezembro de 2008

Autor: Ana Cristina Fricke Matte

Descrição: Utiliza o Robô Ed para apoiar a discussão teórica sobre a análise da conversação.
Trecho: “O Robô Ed no site do Conpet/Petrobras foi criado para estimular conversas sobre preservação de recursos naturais, especialmente com crianças e adolescentes, mas já apresenta em seu banco de dados informações sobre outros assuntos, advindos da interação com milhares de usuários.”

Link:  http://seer.fclar.unesp.br/casa/article/download/1206/984

Instituição:  Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC) /UEL

Título: Processamento de Linguagem Natural, Robôs de Conversação e Linguística
Tipo de trabalho:
Publicação acadêmica na Revista Científica E-f@tec

Autor: Edio Roberto Manfio
Trecho:
 “O Robô Ed (CONPET, 2014), disponibilizado na página do Conpet - Programa Nacional da Racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural, foi idealizado para fornecer informações sobre assuntos ligados ao meio ambiente mas não deixa de ter um viés de entretenimento e treinamento - para quem está disposto a estudar, avaliar e promover o conteúdo disponibilizado.”

Ano:  2014

Link:   http://www.fatecgarca.edu.br/revista/volume4/artigos/10.pdf

Instituição:  Faculdade de Tecnologia de Garça (FATEC) /UEL

Título: A Evolução dos Chatterbots: Processamento de Linguagem Natural, Inteligência Artificial e Difusão Cultural

Autores:  Prof. Edio Roberto Manfio (FATEC) e Fábio Moreno (SENAI-PR / UEL)
Tipo de trabalho:  Artigo publicado em revista acadêmica (Revista e-F@atec, vol 5, n.1).

Trecho:  “Na utilização de chatterbots para informações, o robô ED se destaca entre aqueles que estão em atividade no Brasil. Pertencente ao Conpet e ligado à Petrobras e ao Ministério de Minas e Energia, o Robô ED foi desenvolvido para conversar sobre assuntos ligados ao meio ambiente.“

Link: A-EVOLUCAO-DOS-CHATTERBOTS-PLN-IA-FATEC.pdf
http://www.fatecgarca.edu.br/revista/volume5/artigos/1.pdf

Ano: 2015



Instituição: Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Autor: Luis Henrique Carvalho Rosa

Título: Avatares inteligentes como apoio ao processo de ensino e aprendizagem / conceitos de testes de software
Descrição: Trabalho de Graduação para obtenção do grau de Bacharel em Ciência da Computação, com 177 páginas sobre o uso de agentes inteligentes (software) voltados à educação. Destaca o Robô Ed como exemplo de sucesso.

Trecho: “O Robô Ed é um chatterbot desenvolvido pela Conpet, em parceria com a Petrobras, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre questões ambientais e apresentar os projetos desenvolvidos pela Conpet”

Ano: 2014

Link: http://www-app.inf.ufsm.br/bdtg/arquivo.php?id=200


Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Título: Processamento de Linguagem Natural (PLN)

Tipo de trabalho: Material didático do Departamento de Computação da Universidade Federal do Espírito Santo

Autor: Professor Jacson Rodrigues

Descrição: Utiliza o Robô Ed como o exemplo de robô de conversação com recursos de Processamento de Linguagem Natural.

Link: http://jeiks.net/wp-content/uploads/2013/10/IntArt_PLN.pdf



Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília
Autor: Patrícia da Silva Moreno e Souza
Orientadora: Dr.ª Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa Santos.

Título: “Proposta de um modelo baseado na linguagem natural e controlada como instrumentos de apoio ao agente computacional do processo de referência”

Tipo de trabalho: Tese de doutorado em Ciência da Informação

Trecho: “Além da Sete Zoom temos também o Ed (figura 4), robô da Petrobras com Inteligência Artificial, capaz de conversar com os usuários como se fosse um atendente real e falar sobre assuntos ligados ao uso racional de energia, derivados de petróleo, meio ambiente, gás natural, dicas de economia, qualidade do ar, biocombustíveis, programas educacionais e fontes alternativas de energia.“

Ano: 2012

Link: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/souza_psm_do_mar.pdf



Instituição: Secretaria de Educação do Paraná (Superintendência da Educação / Diretoria de políticas e programas educacionais - Governo do Estado)

Título: Objetos Virtuais de Aprendizagem: recurso digital para dinamizar as aulas de geografia

Descrição: Publicação do governo relatando a experiência do uso de objetos virtuais de aprendizagem como recurso no processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio.

Autora: Nadir Tono
Descrição: Utiliza o Robô Ed no site do CONPET para compor os trabalhos de simulação e interatividade. Promove diversas ações como avaliação do grau de entendimento do aluno sobre o conteúdo trabalhado, usando o simulador de conversação Robô Ed para ampliar o teor da pesquisa e falar sobre os conceitos relacionados aos temas pesquisados.

Link: 2009_unioeste_geografia_artigo_nadir_tono.pdf
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/ 2009_unioeste_geografia_artigo_nadir_tono.pdf


Instituição: Universidade Estadual e Maringá e Secretaria de Educação do Paraná (Superintendência da Educação / Diretoria de Cadernos PDE - Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE (Produções Didático-Pedagógicas)
Ano: 2013
ISBN: 978-85-8015-075-9
Trecho: “Atividade 4: Preservação do meio ambiente. Objetivo: Desenvolver o espírito de pesquisa e busca de informações de uma forma atraente para os alunos. Agora irão conhecer o
Ed, um robô muito simpático do programa CONPET, ele irá conversar com vocês sobre preservação de energia e recursos naturais. Tenham uma excelente conversa e explorem o máximo que puderem a respeito do conteúdo. Após terem conversado com Ed, produzam um texto com as informações obtidas neste bate papo e socialize com os demais alunos.”

Link: 2013_uem_qui_pdp_maria_aparecida_do_prado.pdf
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/ 2013_uem_qui_pdp_maria_aparecida_do_prado.pdf





Instituição: Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

Título: Mobile Bot: Chatterbot educacional para dispositivos móveis

Tipo de trabalho: Artigo acadêmico publicado nos Anais do SENID - Seminário Nacional de Inclusão Digital - Curso de Especialização em Tecnologias na Educação
Autor: Rony Marcolino de Andrade

Descrição: Exemplifica o Robô Ed como aplicação destinada à conscientização do público acerca da preservação de energia e de recursos naturais, destacando a maior qualidade do Robô Ed em relação a outras alternativas de Processamento de Linguagem Natural.

Trecho: “No que diz respeito à conversação, o Robô ED possui uma desenvoltura maior e

consegue se aproximar mais de um dialogo humano.”
Ano: 2012

Link: http://senid.upf.br/anais/96163.pdf

Link: http://www.academia.edu/6776738/Mobile_bot_um_chatterbot_educacional_para_dispositivos_m%C3%B3veis



Título do artigo: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ROBÓTICA: PROGRAMANDO CHATTERBOTS
Tipo de trabalho: Artigo publicado nos Anais da II Mostra Nacional de Robótica MNR 2012 - artigo feito por alunos para a Mostra Nacional de Robótica (“A maior Mostra Científica de trabalhos de Robótica do país, com o objetivo de expor e divulgar trabalhos na área de Robótica.”)
Orientador: Patrícia Fisch Guimarães

Ano: 2012
Trecho:
 “As experiências com bots vão desde o uso dos mesmos em jogos online como tutores nas aventuras ou a aplicação desenvolvida para o Conpet - Programa nacional para a racionalização do uso dos derivados de petróleo e gás natural. O Robô Ed foi desenvolvido para conversar sobre meio ambiente e preservação dos recursos naturais e energéticos [CONPET, 2012].

Link: http://www.mnr.org.br/download/Anais_2012.pdf



Autor: Mateus Carvalho

Tipo de trabalho: Blog de Educação Ambiental

Trecho: “Que tal visitar o Site e fazer algumas perguntas para o Robô Ed? Fazer novas pesquisas sobre o tema e após, redigir um pequeno texto/relato de algo novo que se aprendeu.”
Link: http://educacaoambientalaula.blogspot.com.br/2015/10/blog-post.html


Instituição: Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Autor: Professor Adriano Avelar

Tipo de trabalho: Material didático sobre Inteligência Artificial
Descrição: Promove o Robô Ed para apoio didático. Solicita que os alunos conversem com o Robô Ed e realizem relatórios sobre as conversas.

Link: http://adrianoavelar.com/wp-content/uploads/2015/03/IA_LIC_Aula02_Introducao.pdf



Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e INPA (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - inpa.gov.br)

Tipo de trabalho: Artigo acadêmico do Curso de Licenciatura Plena em Informática

Título: Processamento de Linguagem Natural e suas Aplicações Computacionais

Autores: João Mendes de Oliveira Neto, Sávio Duarte Tonin, Soraia Silva Prietch

Trecho: Ed é um Robô/Virtual desenvolvido pela empresa Insite para a Petrobras com base no software InBot, porém foram realizadas diversas melhorias como, por exemplo, a utilização de modernas técnicas de Processamento de Linguagem Natural. O intuito do projeto é o desenvolvimento de um personagem virtual/robô (voltado para o público infantojuvenil), que pudesse se comunicar com as pessoas para esclarecer dúvidas sobre alguns temas afins, entreter, ensinar e interagir com as pessoas. Alguns dos temas abordados pelo robô virtual são: utilização racional dos derivados do petróleo e do gás natural, preservação de energia, meio ambiente, projetos e dicas de economia“

Ano: 2010

Link: https://www.inpa.gov.br/erin2010/Artigo/Artigo9.pdf





Instituição: Universidade Estadual Paulista (UNESP) Título: Recursos tecnológicos e o agir docente nos textos de instrução ao sósia.
Tipo de trabalho: Tese de doutorado em Linguística e Língua Portuguesa
Descrição: Este trabalho cita a tese de doutorado sobre o Robô Ed e fala sobre interação, educação, processo de ensino e aprendizagem.

Trecho: “Uma tecnologia de Inteligência Artificial – um chatbot denominado Robô Ed – adotada e modificada por uma grande empresa brasileira para atender parte de seu público externo. Para a coleta de dados foram utilizados a plataforma de comunicação Twitter, entrevista coletiva, dados documentais e a reconstrução dos sistemas de atividade em rede ao redor do chatbot. O que chamou a atenção nesse trabalho foi a apropriação do artefato tecnológico pelo usuário.“
Autora: Ana Maria Barbosa Varanda Riciolli
Orientadora: Profª Drª Anise de Abreu Gonçalves D'Orange Ferreira
Ano: 2015
Link: http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/126513/000840784.pdf
http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/linguistica_lingua_portuguesa/3448.pdf



Instituição: Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Título: Projeto Robótica Educativa: Educando para o Futuro

Autor: Professor Doutor Edgar Indalecio Smaniotto
Tipo de trabalho: Publicação educacional da SBPC

Descrição: Material didático que utiliza o Robô Ed em oficinas de noções básicas de Inteligência Artificial.
Trecho: “Os alunos conversam com o robô Ed, programa de inteligência artificial criado pelo site da CONPET - Programa Nacional da Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural.”
Link:
http://www.sbpcnet.org.br/livro/67ra/resumos/resumos/1963_262a23634ace4192ed0929d40ef2dad3c.pdf



Instituição: (UNIVASF)

Autor: Alisson Amorim Siqueira

Título: Processamento de Linguagem Natural na recuperação de informações numéricas em textos não estruturados

Tipo de trabalho: Trabalho de conclusão de curso para obtenção do título de Bacharel em Engenharia de Computação.

Trecho: “Sistemas de Diálogo Interativo consiste de sistemas que conversam com um usuário (Chatterbot), respondendo perguntas sobre determinado assunto. O sistema é julgado inteligente se conseguir enganar o interrogador. O Teste de Turing [TURING, 1950] é um exemplo clássico deste sistema. No Brasil, a empresa INSITE desenvolveu o Ed, um robô que conversa com internautas respondendo perguntas de forma muito interessante.”
Link: http://www.univasf.edu.br/~ccomp/monografias/monografia_5.pdf



Instituição: Universidade Federal de Goiás (UFG)

Título: O Uso do Processamento de Linguagem Natural na Construção de Chatterbots

Tipo de trabalho: Monografia do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da

Universidade Federal de Goiás.

Autor: Eustáquio Cézar Pereira Filho

Trecho: “O ED é um projeto mantido pela Petrobras que traz informações sobre o meio ambiente, conversando sobre uso eficiente de energia e combustíveis. E possível esclarecer dúvidas sobre esses assuntos, simulando um diálogo, e consequentemente, agregar conhecimento de uma maneira mais rápida.”

Link: https://dcc.catalao.ufg.br/up/498/o/Eustaquio2009.pdf

Ano: 2009



Instituição: Portal NET Educação

Título: Robótica Educativa: aprendendo para o futuro.
Tipo de trabalho: Projeto de aula sobre robótica, utilizando o Robô Ed

Descrição: Utiliza o Robô Ed como tarefa para os alunos, e propõe trabalhos em grupos e criação de protótipo de robôs.

Autor: Prof. Msc. Edgar Indalecio Smaniotto
Link: net-educacao-robotica-educativa-robo-ed.ppt


Instituição: Ministério da Educação (MEC)

Tipo de trabalho: Plano de atividades para sala de aula, divulgado pelo MEC no Portal do Professor.

Autores: Professoras Andréa Morais Diniz, Raimunda Ribeiro Porfírio Will, Claudia Vicari Zanatta

Trecho: “Tarefa: pedir aos alunos que conversem com o Robô Ed sobre o tema do lixo. O Ed é um robô criado para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Para conversar com o Robô Ed basta acessar o link: http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php e digite o assunto da conversa.”

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28036



Instituição: Ministério da Educação (MEC)
Autor: Professor Marco Antonio Amaral

Descrição: Instrução para o aluno aprender aspectos energéticos na disciplina de química, enfatizando características do petróleo como densidade, tipo de base, octanagem e derivados. Propõe a utilização do Robô Ed para esclarecer dúvidas e aprofundar o assunto de sala de aula.

Trecho: Os estudantes deverão fazer interações com o Robô ED no seguinte endereço (link),

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=873



Instituição: Ministério da Educação (MEC)

Autor: Professora Mary Grace Martins

Tipo de trabalho: Aula promovida pelo MEC no Portal do Professor

Descrição: Estratégias e recursos da aula sobre Meio Ambiente, Ciências Naturais, Ciclos da Natureza.
Trecho: “Utilizando os computadores os alunos podem propor questões ao Robô Ed, disponível na área de interações do Portal do Professor e complementar as respostas a partir da interação com o robô. Após esta etapa, utilizando ainda os computadores, o professor deve disponibilizar as animações sobre o ciclo da água, para que os alunos comparem com os conhecimentos prévios levantados.”

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1034



Instituição: Ministério da Educação (MEC) - Portal do Professor

Autor: Ministério da Educação (MEC)

Descrição: Página de ferramentas online promovidas pelo MEC para utilização em sala de aula, interação e colaboração entre professores.

Promove o “Robô Ed” como a primeira ferramenta na categoria “Ferramentas pela Internet”.

Link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/interacao.html




Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Projeto Redigir, UFMG

Autores: Carla Viana Coscarelli, Daiane Evelyn Ponciano e Raissa Nunes Leal

Tipo de trabalho: Material voltado a professores e alunos para utilizar o Robô Ed para atividades didáticas.

Link: https://docs.google.com/viewer?a=v&pid=sites&srcid=ZGVmYXVsdGRvbWFpbnxyZWRpZ2lydWZtZ3xneDo1N2E0MDU0ZGM2YzdiOWM5


Instituição: RioEduca: A maior rede de educação municipal da América Latina

Autor: Regina Bizarro (Representante do Rioeduca) e Professora Tânia Regina de Almeida, criadora do “Projeto Reciclagem, para conscientizar os alunos e levá-los a viver em um mundo melhor.“

Tipo de trabalho: Apresentação de resultados de ações feitas em salas de aula, incluindo utilização do Robô Ed.

Trecho: “A presença do pequeno Robô Ed, patrocinado pela Petrobrás e a Conpet, conversando com todos sobre ecologia e preservação da natureza, veio ainda mais aproximar alunos e professores deste método educacional fabuloso e de grande valia.

Link: http://www.rioeduca.net/blogViews.php?bid=14&id=1944


Instituição: Universidade Anhembi Morumbi
Título: UAMBot - Uma proposta para chatterbot especialista
Autores: Gustavo de Souza Oliveira, Rodrigo de Sousa Lopes, Gustavo Celso Trida, Lucas Baur Santana
Tipo de trabalho: Trabalho de Conclusão de Curso para graduação em Sistemas de Informação.

Trecho: “O Ed é um robô criado para a Petrobras, pela empresa Insite Soluções para Internet. É resultado de mais de 10 anos de pesquisa. Este bot é capaz de conversar com um usuário como se fosse um atendente real e falar sobre assuntos ligados ao uso racional de energia, derivados de petróleo, meio ambiente, gás natural, dicas de economia, qualidade do ar, biocombustíveis, programas educacionais e fontes alternativas de energia.”

Link: http://engenharia.anhembi.br/tcc-09/si-01.pdf


Instituição: Universidade Anhembi Morumbi
Título: Aplicação de um chatterbot como auxiliar de navegação em websites

Autores: Alessandra Alves Teixeira, Arthur Fuchs Reis, Denis Futida, Eduardo Bonette Ferrari, Maria Claudia Silva Cardoso de Almeida

Tipo de trabalho: Trabalho de conclusão de curso para obtenção de título de bacharel em Sistema de Informação

Trecho: Robô Ed da Petrobras, um chatterbot com informações pertinentes ao uso de energia e preservação do meio ambiente, desenvolvido pela empresa Insite que desenvolveu o programa InBot (www.inbot.com.br), um dos mais sofisticados para construir atendentes virtuais.”

Link: http://engenharia.anhembi.br/tcc-10/si-05.pdf

Ano: 2010

Título: Jogos que auxiliam no tratamento de enfermidades: Serious Games
Autores: Pedro Augusto Leão Lima (Graduado em Ciência da Computação pela FACAPE e Pós Graduando em Gestão de TI pela FACAPE); Dinani Amorim (Professora Titular FACAPE, Adjunto UNEB)
Descrição: Artigo acadêmico sobre a importância de aplicativos de informática e jogos que podem ajudar no tratamento de doenças.

Trecho: “Robô Ed é uma iniciativa da Petrobras, apesar de não ter sido criado para esta finalidade ele é um bom amigo para conversar
Link: http://revistaopara.facape.br/article/view/119


Instituição: Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Título: O Laptop Educacional na Escola: Com a palavra os alunos

Autor: Stela Mary Machado Götz

Descrição: Cita a conversa com o Robô Ed como sendo uma das atividades que os alunos mais gostam de fazer (pg.160) e cita o Robô Ed como atividade sugerida pelos alunos para serem realizadas com o laptop educacional em sala de aula (pg. 209)

Link: http://www.faed.udesc.br/arquivos/id_submenu/151/stela_mary_machado_gotz.pdf


Instituição: Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Tipo de trabalho: Publicação informativa do Departamento de Informática

Descrição: Artigo citando que o “Famoso Robô Ed de criação brasileira” passou pelo teste de Turing (teste que simula uma conversa humana onde não é possível distinguir se é um humano ou uma máquina conversando).

Link: http://www.din.uem.br/pet/files/2%C2%AA%20Edicao%202014.pdf



Instituição: Univali (Universidade do Vale do Itajaí)

Título: Chatterbot para esclarecimento de dúvidas dos clientes

Autor: Marcos Antonio Girardi Kock

Tipo de trabalho: Trabalho de conclusão de curso de Ciência da Computação

Trecho: Robô ED: O projeto foi desenvolvido pela empresa Insite para a Petrobrás e envolveu uma equipe de especialistas nas áreas de inteligência artificial, computação gráfica, lingüística, psicologia, petróleo, gás e energia. A idéia de utilizar um robô para a construção do personagem surgiu com o objetivo de alcançar o público jovem, entretendo os usuários do website do CONPET (Programa nacional da racionalização do uso dos derivados do petróleo e do gás natural) respondendo questões referentes à preservação da natureza, economia de energia e na utilização racional dos produtos derivados de petróleo e gás natural (INBOT, 2008). Conversando com o robô notou-se a utilização de palavras-chave na forma de hyperlink no meio das respostas, que se clicadas, formam uma espécie de pergunta sobre o determinado assunto, facilitando a interação e o desenvolvimento do diálogo. Outro ponto que merece destaque está relacionado ao resgate do conteúdo para o qual foi desenvolvido. À medida que o assunto vai fugindo do foco, o robô envia uma mensagem tentando alertar sobre o mau uso da energia, por exemplo.

Ano: 2009

Link: http://siaibib01.univali.br/pdf/Marcos%20Antonio%20Girardi%20Kock.pdf


Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Título: A Variação Morfossintática na Terminologia

Tipo de trabalho: Dissertação de Mestrado em Lexicografia e Terminologia
Autor: Cléo de Souza Diegues

Trecho: “O uso da Inteligência Artificial (IA) tem colocado à disposição dos linguistas novas possibilidades criativas, tais como o Robô Ed, do projeto CONPET.”

Link: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/81381/000901889.pdf



Instituição: UNICAMP - (Universidade Estadual de Campinas) - Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação - FEEC

Título: Tópicos em Engenharia de Computação VI - Inteligência Artificial Aplicada a Jogos Digitais

Autores: Professora Dra. Paula Dornhofer Paro Costa; Paulo Sergio Prampero; Zady Castañeda Salazar

Tipo de trabalho: Artigo acadêmico que cida aplicações do Processamento de Linguagem Natural na educação através da criação de um tutor inteligente, exemplificando o Robô Ed.
Trecho:
 “O grupo de Lingüística da Insite desenvolveu um sistema de IA que permite simular

uma pessoa conversando com o usuário. A Petrobras utiliza esse software para construir um

robô capaz de conversar com os usuários como se fosse um atendente humano e falar

sobre assuntos ligados ao uso racional de energia, derivados de petróleo, meio ambiente,

gás natural, dicas de economia, qualidade do ar, biocombustíveis, programas educacionais e

fontes alternativas de energia.

Link: http://www.dca.fee.unicamp.br/~martino/disciplinas/ia369/trabalhos/t4g1

Ano: 2009


Instituição: Fundação Vanzolini - Poli - USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo)

Título: DESENVOLVIMENTO DE ALGORITMO PARA APERFEIÇOAMENTO DO

PROCESSO DE TRADUÇÃO AUTOMÁTICA

Autor: JÚLIO ALBERTO PINTO DE AGUIAR
Tipo de trabalho: Monografia de conclusão do CEAI - Curso de Especialização em Administração Industrial da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo

Trecho: Podemos destacar a criação de “atendentes virtuais”, que recepcionam internautas em páginas virtuais e tornam o acesso às informações muito mais atraente. Um dos robôs capazes de criar “atendentes virtuais” (ou chatbots) foi criado pela empresa brasileira Inbot (www.inbot.com.br) e já é responsável pela comunicação em páginas de grande empresas como a Petrobras, Tim e Unilever. Inclui trechos de conversas com o Robô Ed com diálogos sobre economia de energia, fontes alternativas de energia, biomassa, Protocolo de Kioto, etc.

Ano: 2008

Link: http://www.vanzolini.org.br/download/TCC%20Trad%20automatica%20mod%20f.pdf


Instituição: Universidade Federal de Pernambuco (UFP)

Título: “Um Companheiro Virtual baseado em Computação Afetiva”

Autor: Antonio Fernando Lavareda Jacob Junior

Tipo de trabalho: Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação

Descrição: Demonstra o Robô Ed como exemplo de nova tecnologia de EAD (Ensino a Distância) e Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs).

Trecho: “O Robô Ed faz parte do Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e Gás Natural (CONPET), com o apoio da empresa Petrobras. Conversa sobre o meio ambiente e as modificações que este sofre. Faz uso de direcionamento do usuário por links para leitura ou comentários.

Ano: 2008
Link: http://repositorio.ufpe.br/bitstream/handle/123456789/1509/afljj.pdf


Título: Técnicas de Inteligência Artificial
Autor: André Montevecchi (Graduado em Sistemas de informação, mestrado em informática, tendo Inteligência Artificial como área de pesquisa)

Descrição: Cita o Robô Ed da Petrobras como exemplo de sistema com processamento de linguagem natural com recursos de raciocínio automatizado, aprendizado de máquina e representação do conhecimento.

Tipo de trabalho: Apresentação sobre Inteligência Artificial

Link: http://montevecchi.com.br/wp-content/uploads/2014/03/T%C3%A9cnicas-de-IA.pdf


Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - Faculdade de Letras

Título: WEB 2.0 E LINGUAGENS DIGITAIS: UMA METODOLOGIA PARA O ENSINO DE ARTE

Tipo de trabalho: Tese de doutorado em Linguística Aplicada

Autora: Luciana Guimarães Rodrigues de Lima

Trecho: “Estes jovens, tanto aqui no Brasil quanto em muitos outros países, também reconhecem o potencial que as tecnologias oferecem para o estabelecimento de contatos pessoais em escala local e global, para a obtenção de informações atualizadas de modo instantâneo e para o exercício da criatividade e até da cidadania.” (citando trabalho referente ao Robô Ed)

Ano: 2015

Link: http://www.lingnet.pro.br/media/dissertacoes/cristina/LUCIANA.pdf

Instituição: Secretaria da Educação do Paraná (seed.pr.gov.br)

Tipo de trabalho: Artigo acadêmico

Título: OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM: RECURSO DIGITAL PARA DINAMIZAR AS AULAS DE GEOGRAFIA

Autora: Nadir Tono (Professora da Rede Estadual do Paraná, Licenciada em Geografia, pela

UNIPAR, e pós-graduada em Educação Especial, pela Universidade Norte do Paraná)
Orientador: Oscar Fernandez (Professor da UNIOESTE, Doutor em Geociências – Campus Marechal Cândido Rondon.)

Descrição: Trabalho mostrando resultados da utilização do Robô Ed como recurso de aprendizagem e metodologia para que o aluno tenha autonomia para construir seu próprio conhecimento.

Trecho: “Trata-se de um programa de pesquisa interativa que responde

simultaneamente às perguntas feitas pelos alunos e permite-lhes também visualizar

outros conceitos relacionados ao tema pesquisado, ampliando, assim, o teor da

pesquisa. Durante essa atividade os alunos formularam questões relacionadas ao

tema. Percebeu-se, pelo nível das questões formuladas, que houve uma apropriação

significativa do conteúdo trabalhado.“

Link: educacional/seed-pr-gov-br-OBJETOS-VIRTUAIS-DE-APRENDIZAGEM-NADIRTONO.pdf
http://www.asdteotonio.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/4/200/902/arquivos/File/ ARTIGOFINALSOBREOBJETOSVIRTUAISDEAPRENDIZAGEMdeNADIRTONO.pdf >


Título: Introdução à Inteligência Artificial

Autor: Professora Lucilia Ribeiro

Descrição: Utiliza diálogos com o Robô Ed para demonstrar como funciona a conversa com personagens com inteligência artificial que respondem em linguagem natural. Cita o Robô Ed como exemplo de um dos robôs mais interessantes e eficazes para conversar e responder dúvidas dos usuários.

Trecho de conversa com o Robô Ed:


Link: http://www.lucilia.com.br/Arquivos/IA_01_Introducao.pdf


Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Título: Desenvolvimento de Chatterbots Educacionais

Autor: Elizama das Chagas Lemos

Tipo de trabalho: Dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Computação do Departamento de Informática e Matemática Aplicada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Descrição: Possui um “Roteiro de Avaliação do personagem Robô Ed”, com questionários e metodologia para avaliação. Ex: ”Missão do usuário: Você precisa adquirir novos conhecimentos sobre o uso racional de energia e deseja aprender como preservar o planeta. Seu objetivo é extrair o máximo de informações do Ed Robô. Observe como o personagem se comporta e reage às suas perguntas. Após o término da conversa, responda o questionário de avaliação.”

Ano: 2011

Link: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/18036/1/ElizamaCL_DISSERT.pdf


Título: A SOCIALIZAÇÃO DO CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS E O DESPERTAR DA

CURIOSIDADE EM ESTUDANTES: um diálogo sobre o conteúdo estruturante “energia”, trecho do livro “O Professor PDE e os Desafios da Escola Pública Paranaense”
ISBN: 978-85-8015-054-4

Tipo de trabalho: Livro com trabalho acadêmico editado pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Autor: Sirlei Maria Bacheladenski (Licenciada em Ciências pela FECLI. Especialista em Instrumentalização para o Ensino de Ciências – Química. Professora do Colégio Estadual João XXIII - Paraná) e Hilário Lewandowski (Professor Doutor do Departamento de Engenharia Ambiental, UNICENTRO)

Trecho: Os alunos gostaram de conversar com o Robô Ed, porque a maioria deles nunca tinha conversado online, surgiram comentários como: “Muito jóia, pois ele era um robô mais parecia real.”; “O robô responde tudo o que pergunto. Posso fazer pesquisas de outras matérias.”

Ano: 2009
Link: 2009_unicentro_ciencias_artigo_sirlei_maria_bacheladenski.pdf
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/ 2009_unicentro_ciencias_artigo_sirlei_maria_bacheladenski.pdf


Instituição: Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)
Título: Chatterbots

Tipo de trabalho: Trabalho final da disciplina de Introdução à Computação
Autores: Roberto B. M. Lopes, Felipe Carlos de Souza Daudt, Jair Lima, Pedro Klein.

Trecho: Ed: Um Chatterbot simples lançado pela Petrobrás em parceria com a InBot para o site da CONPET, cuja função é interagir com os usuários do site como se fosse um atendente real e falar sobre assuntos que envolvam a racionalização do uso de derivados do petróleo e gás natural. A base da inteligência artificial é estabelecer um modo que imite as características humanas. Uma forma de simular nossa capacidade de desenvolver situações, solucionar

problemas, pensar, ser criativo, ou seja, possuir própria inteligência”

Ano: 2007

Link: http://static.recantodasletras.com.br/arquivos/758060.pdf



Teste de Turing

Instituição: Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Título: Uso de redes sociais como mecanismo de acesso à composição de serviços Web na UTFPR-CM

Tipo de trabalho: Trabalho de conclusão de curso superior

Autor: Marcelo Lopes da Silva

Trecho: “O Robô ED é um projeto criado pela Insite para o Ministério de Minas e Energia, é uma representação muito similar ao sistema proposto para consumir as informações geradas pela composição de serviços, justamente por oferecer a interatividade e similaridade com percepções humanas, características desejadas para a aplicação final.
Trata-se de um projeto interessante. Não apenas por sua idéia original de promover ações que visão promover a sustentabilidade e preservação ambiental, mas, também pelo fato de alcançar um nivel de precisão quanto a interpretação de frases bem elevado.

Tipo de trabalho: Trabalho de conclusão de curso
Ano: 2013

Link: redes-sociais-como-mecanismo-de-acesso-a-composicao-de-servicos-utfpr.pdf
http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/1614/1/CM_COINT_2013_1_03.pdf

Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro - (PACC - Programa Avançado de Cultura Contemporânea / UFRJ)
Título: NOVAS ESTRATÉGIAS NARRATIVAS NOS MEIOS DIGITAIS
Tipo de trabalho: Artigo publicado em "Deslocamentos críticos. São Paulo - Babel/Itaú Cultural"
Autor: Cristiane Costa
Trecho: Chatbot - O exemplo brasileiro mais interessante foi o projeto brasileiro Sete Zoom (http://www.inbot.com.br/cases/setezoom/). Sete Zoom, ou Se7e Zoom, é um chatbot, personagem virtual alimentada por um time de jovens escritores, que produziram várias respostas para tópicos possíveis de conversa, de maneira que elas nunca se repetissem. Cecília Giannetti, Daniel Pellizzari, João Paulo Cuenca, Clara Averbuck, Ricardo Lisias, entre outros, foram os escolhidos para dar o tom satírico e ficcional do bot.
Ano: 2011 Link: http://www.pacc.ufrj.br/wp-content/uploads/Artigo_Itau_Final_CristianeCosta.pdf

Insite - Soluções Internet

www.insite.com.br - www.inbot.com.br



home | cases e clientes | chatbots | software | imprensa | quem somos | mapa do site | contato